A eDreams ODIGEO (“eDO”), a maior companhia de viagens online da Europa, líder global em venda de viagens aéreas excluindo a China, e uma das maiores empresas europeias de e-commerce, anunciou hoje os seus resultados para o trimestre findo a 31 de dezembro de 2021.
A eDO está a reinventar as viagens através do seu modelo de subscrição Prime, líder de mercado, altamente bem-sucedido e em rápido crescimento. À semelhança de outras grandes empresas que funcionam com modelos de subscrição, a eDO está a alavancar a sua vantagem enquanto pioneira para tirar partido da enorme oportunidade que criou. O crescimento e o desenvolvimento da empresa apoiam-se num balanço patrimonial sólido e numa plataforma proprietária de última geração, e ainda numa infraestrutura de sistemas com capacidade para aumentar significativamente os resultados para além dos objetivos autoestabelecidos para o ano fiscal de 2025.
DESTAQUES DOS RESULTADOS
- Forte crescimento das Reservas, ultrapassando os níveis pré-COVID
- No 3º.T do AF22, Reservas 26% acima dos níveis pré-COVID (aos nove meses do AF22, Reservas já 7% acima dos níveis pré-COVID)
- Apesar do abrandamento da procura devido à variante Omicron, a atividade comercial continuou em linha ou acima dos níveis pré-COVID (outubro +44% vs. 2019, novembro +33% vs. 2019, dezembro -2% vs. 2019)
- A Omicron está a enfraquecer, as restrições a diminuir e os consumidores querem viajar. As Reservas da eDO em fevereiro estão 30% acima dos níveis pré-COVID-19, com uma sólida média diária de reservas, 4% acima de outubro, que foi o nosso mês com o volume mais elevado de Reservas diárias.
- A eDO e o Prime continuam a superar-se
- O desempenho das Reservas da eDO é materialmente superior ao mercado: mais de 50 pontos percentuais em comparação com as companhias aéreas.
- No 3º.T do AF22, os membros Prime cresceram 186% em termos homólogos, para 2.2 milhões de assinantes.
- A Receita Média por Utilizador (ARPU, na sua sigla em inglês) aumentou 54% face ao AF21 e fixou-se em 88.5€ por membro (5% acima do já excelente 2º.T do AF22, com 84.1€).
- No AF22 conquistámos mais 1.4 milhões de novos membros do que no mesmo período do ano passado.
- Em fevereiro, o Prime atingiu os 2.4 milhões de membros.
- Destaques financeiros – revelam sinais sólidos da recuperação da eDO
- A Margem de Receitas no 3º.T do AF22 cresceu 218% em termos homólogos. As restrições provocadas pela COVID-19 resultaram ainda numa Margem de Receitas Cash[1] 18% abaixo dos níveis pré-COVID-19 (incluindo a contribuição do Prime) devido ao tamanho médio do carrinho estar limitado pelas restrições às viagens.
- O Lucro Marginal Cash[2] situou-se em 31.0 milhões de euros no 3º.T do AF22, 3.5x o montante do 3º.T do AF21 (80.2 milhões de euros aos nove meses do AF22).
- O EBITDA Cash[3] situou-se em 14.0 milhões de euros positivos no 3º.T do AF22 (33.3 milhões de euros aos nove meses do AF22).
- Otimização da nossa estrutura de capital executada com êxito
- Foram captados 75 milhões de euros de capital primário para dar resposta à procura inversa dos investidores, reduzir a alavancagem e aumentar a liquidez.
- Reduziu-se o volume das Notas Séniores de 425 para 375 milhões de euros.
- Toda a nossa dívida foi refinanciada com sucesso, tendo-se ampliado o vencimento em 5.5 anos, melhorado as condições contratuais e reduzido as despesas anuais de juros em 2.5 milhões de euros.
- A estabilidade financeira permitir-nos-á executar o nosso plano de negócios e cumprir os objetivos do AF25.
Dana Dunne, Chief Executive Officer da eDreams ODIGEO, comentou: “A eDreams ODIGEO continua a superar o desempenho do mercado e dos seus pares, impulsionada pela inovação e pela liderança do mercado. A nossa posição enquanto líder global em voos, suportada por uma plataforma de distribuição líder de mercado, permitiu-nos desenvolver o nosso produto global por subscrição, o Prime, que está a reinventar as viagens. O Prime está crescer exponencialmente e conta agora com 2.4 milhões de membros que beneficiam dele de cada vez que viajam. À medida que o mercado continua a recuperar, e continuamos a superar a indústria, temos enormes oportunidades de crescimento e estamos no bom caminho para alcançar os >7.25 milhões de membros Prime no ano fiscal de 2025.”
Análise do Negócio
No 3º. T do AF22, a nossa atividade comercial atual demonstra a recuperação da COVID-19 com o melhor desempenho do mercado, que foi impulsionado pelo desejo dos consumidores por viajar e pelo nosso programa Prime. A Omicron está a esmorecer, as restrições estão a diminuir e os consumidores querem viajar. As reservas da eDO em fevereiro estão a crescer 30% acima dos níveis pré-COVID-19, com uma forte média diária de reservas, 4% acima de outubro, que foi o nosso mês com o volume mais elevado de Reservas diárias. O mercado das viagens está a regressar. A eDreams ODIGEO, com a sua exclusiva proposta aos clientes e 2.4 milhões de subscritores Prime até 21 de fevereiro, encontra-se posicionada para tirar partido na era pós-COVID e atrair mais clientes e captar mais quota de mercado.
Ao longo da pandemia, a eDreams ODIGEO superou consistentemente o seu setor, o que destaca a força e a adaptabilidade do seu modelo de negócios. A sua proposta de valor superior faz com que a eDreams ODIGEO apresente um desempenho superior ao do mercado. No 3º.T do AF22, o desempenho da empresa em comparação com o período pré-COVID superou as companhias aéreas tradicionais em 67 pontos percentuais, e as companhias Low Cost em 52 pontos percentuais.
Apesar do impacto da COVID-19, os fundamentos do 3º.T do AF22 demonstram os sinais de recuperação da eDO. A Margem de Receitas no 3º.T do AF22 aumentou 218% em relação ao mesmo período do ano passado, devido ao aumento de 264% das Reservas e à redução de 13% da Margem de Receita/Reserva impulsionada pela alteração no mix, com um aumento da quota das transportadoras Low Cost. No entanto, as restrições impostas pela COVID-19 resultaram ainda numa Margem de Receitas Cash[4] 18% abaixo dos níveis pré-COVID-19 (incluindo a contribuição do Prime) devido ao tamanho médio do carrinho estar limitado pelas restrições às viagens.
No AF21 e AF22 o nosso foco tem estado naquilo que podemos controlar, que é melhorar a nossa plataforma e tirar partido dos nossos pontos fortes, incluindo o Prime. Tal é demonstrado pelo nosso Lucro Marginal Cash[5] (Margem de Receita Cash[6] menos Custos Variáveis), que é de 31.0 milhões de euros para o 3º.T do AF22 (80.2 milhões de euros aos nove meses do AF22) e pelo EBITDA Cash[7] positivo de 14 milhões de euros (33.3 milhões de euros aos nove meses do AF22).
As nossas iniciativas de diversificação de receitas continuam em expansão. O Rácio de Diversificação de Receitas continua a crescer e aumentou para 71% no 3º.T do AF22, tendo partido de 55% no 3º.T do AF22 e subindo 16 pontos percentuais em apenas um ano, e em comparação com os 27% do 4º.T do AF15, que foi quando começámos a implementar e a comunicar a nossa estratégia de diversificação.
O eDO Prime, o primeiro, e altamente bem-sucedido, modelo com base na subscrição de viagens, está a apresentar um sólido desempenho num mercado enfraquecido. O número de subscritores aumentou para 2.2 milhões de membros, 1.4 milhões acima do 3º.T do AF21, com a participação do Lucro Marginal do Prime do 3.ºT LTM do AF22 a atingir os 53%. Adicionalmente, as reservas móveis continuaram a crescer e representaram 54% do total das nossas reservas de voos no 3º.T do AF22, aumentando 3 pontos percentuais em relação ao ano passado.
[1] Ver glossário no final
[2] Ver glossário no final
[3] Ver glossário no final
[4] Ver glossário no final
[5] Ver glossário no final
[6] Ver glossário no final
[7] Ver glossário no final
Evolução dos Membros Prime e ARPU (Receita Média por Utilizador):
A plataforma existente está pronta para uma maior expansão através de investimentos selecionados (que vão desacelerar o crescimento do EBITDA a curto prazo). A empresa tem um historial de longa data em ser capaz de lançar novos produtos e conceitos com êxito, o que realça a sua capacidade para assegurar um forte retorno sobre o investimento. A eDreams ODIGEO tem vindo a aumentar significativamente o número de subscritores devido à sua oferta Prime, visando a obtenção de vantagens significativas graças ao aumento da quota de mercado a nível geográfico e à expansão da oferta de produtos, tanto para subscritores como para não subscritores. Neste sentido, a empresa executou com êxito a otimização da sua estrutura de capital, obtendo 75 milhões de euros de capital primário viabilizados pela procura interna dos investidores, reduziu o volume das Notas Séniores existentes de 425 milhões para 375 milhões de euros e refinanciou com sucesso toda a sua dívida, prolongando o vencimento em 5.5 anos, até 2027, tendo melhorado as condições contratuais, e reduziu as despesas de juros anuais em 2.5 milhões de euros por ano, o que lhe confere estabilidade financeira para executar o seu plano de negócios e cumprir os objetivos para o AF25.
O Lucro Líquido Ajustado[1] apresentou um prejuízo de 14.7 milhões de euros no 3º.T do AF22 (contra um prejuízo de 23.1 milhões de euros no 3º.T do AF21), e acreditamos que é o Lucro Líquido Ajustado[2] quem melhor reflete o desempenho operacional real e em curso da empresa.
No 3º.T do AF22, a continuação das restrições às viagens devido à variante Omicron resultou numa redução de 43.1 milhões de euros do cash líquido das atividades operacionais e encerrámos o trimestre com um fluxo de caixa operacional negativo de 23.6 milhões, principalmente devido a uma saída de capital circulante de apenas 22.9 milhões de euros, apesar da Omicron. Esta saída de 22.9 milhões de euros foi gerada principalmente pela diminuição a curto prazo na procura de viagens de lazer devido às restrições às viagens impostas pela Omicron desde novembro de 2021 em comparação com setembro de 2021, parcialmente compensada pelo aumento das Receitas Diferidas do Prime.
A liquidez manteve-se estável ao longo da pandemia e em dezembro, o período de baixa sazonalidade do ano, pois o nível das Reservas diminui naturalmente entre setembro e dezembro, tendo a empresa conservado uma sólida posição de liquidez de 111 milhões de euros.
Sem surpresa, os índices de alavancagem foram temporariamente afetados. Conforme anunciado a 19 de janeiro, a empresa refinanciou com sucesso toda a sua dívida com melhores condições contratuais para a mesma, com destaque particular para as cláusulas de manutenção. O EBITDA de referência é agora o Cash EBITDA, o compromisso é agora de 40% contra os 30% anteriores, nenhum cálculo irá ocorrer até ao relatório financeiro de setembro de 2022, e a partir de setembro de 2022 e dezembro de 2022 o EBITDA de referência será o mais elevado do último trimestre anualizado ou LTM.
[1] Ver glossário no final
[2] Ver glossário no final
Resumo das Informações Financeiras e Demonstração de Resultados com aumento das Receitas Diferidas do Prime
Demonstrações financeiras intercalares consolidadas condensadas não auditadas de origem.
Atividade Comercial atual, Atualização da Estratégia e Perspetivas
A eDO apresentou um forte crescimento das Reservas, apesar da Omicron e num mercado em recuperação. O desempenho superior contínuo da nossa atividade comercial ao longo dos últimos trimestres é o resultado do trabalho árduo para melhorar a nossa plataforma e reforçar os nossos pontos fortes, incluindo o Prime, ao longo dos últimos dois anos. Estamos a reinventar as viagens e estamos na vanguarda da inovação que melhora a forma de consumir viagens, melhorando a jornada dos clientes e tornando as propostas ainda mais convincentes.
A nossa atividade comercial atual demonstra a rápida recuperação da COVID-19, apresentando o melhor desempenho do mercado, impulsionado pelo desejo dos consumidores de viajar, pelo nosso programa Prime e pelo forte desempenho da eDO.
Os níveis das Reservas da empresa no último trimestre demonstram um crescimento de 26% vs 2019, apesar do abrandamento da atividade comercial devido à variante Omicron. A forte vontade de viajar dos consumidores e a flexibilização das restrições resultaram em que as nossas Reservas em fevereiro[1] se situaram já 30% acima dos níveis pré-COVID-19.
-FIM-
GLOSSÁRIO
Cash EBITDA significa o “EBITDA Ajustado”, acrescido da variação da receita diferida do Prime correspondente às taxas Prime que foram cobradas e às que estão pendentes de cobrança. As taxas Prime pendentes de cobrança não são reembolsáveis e serão contabilizadas como receita com base na utilização, que se refere a cada instância em que o cliente utiliza o Prime para fazer uma Reserva com desconto, ou quando o período contratado do Prime expira. O Cash EBITDA oferece ao leitor uma visão da soma do EBITDA contínuo e do total das taxas Prime geradas no período.
Lucro Marginal Cash significa o “Lucro Marginal” mais a variação da receita diferida do Prime correspondente às taxas Prime que foram cobradas e às que estão pendentes de cobrança. As taxas Prime pendentes de cobrança não são reembolsáveis e serão contabilizadas como receita com base na utilização, que se refere a cada instância em que o cliente utiliza o Prime para fazer uma Reserva com desconto, ou quando o período contratado do Prime expira. O Lucro Marginal de Caixa oferce uma medida da soma do Lucro Marginal e das taxas Prime totais geradas no período.
Margem de Receita Cash significa a “Margem de Receita” mais a variação da receita diferida do Prime correspondente às taxas Prime que já foram cobradas e às que estão pendentes de cobrança. As taxas Prime pendentes de cobrança não são reembolsáveis e serão contabilizadas como receita com base na utilização, que se refere a cada instância em que o cliente utiliza o Prime para fazer uma Reserva com desconto, ou quando o período contratado do Prime expira. A Margem de Receita de Caixa oferece uma medida da soma da Margem de Receitas e das taxas Prime totais geradas no período.
[1] Ver glossário no final