A centenária Adico, a mais antiga fábrica de mobiliário metálico portuguesa, evitou, durante o ano de 2022, a emissão para a atmosfera de 21,32 tCO2, o que equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos de automóvel.
O número que integra a declaração “Menos Pegada Mais Futuro”, atribuída pela Sociedade Ponto Verde, foi calculado tendo por base a quantidade anual de embalagens colocadas pela Adico no mercado e o desempenho geral do seu sistema de gestão de resíduos, onde se inclui, entre outros, as emissões de gases de efeito estufa evitadas.
Para além da adoção de medidas que visam a redução da pegada de carbono, a Adico está, desde 2021, a implementar a certificação pelo sistema de gestão ambiental ISO 14001:2015, um processo que deve estar concluído até finais de julho e cujo objetivo é apoiar as organizações na melhoria do seu desempenho ambiental, contribuindo para a sua proteção e respondendo às alterações das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconómicas.
Desde há largos anos que a Adico tem vindo a demonstrar uma crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental e com o seu impacto no presente e no futuro do planeta. Este cuidado traduz-se na utilização de materiais e matérias-primas sustentáveis, numa melhor gestão e preservação dos recursos naturais, bem como na melhoria da eficiência de todo o processo produtivo e nas condições físicas da sua unidade industrial.
“A preservação do planeta é o nosso maior desafio enquanto cidadãos e enquanto instituições. Na Adico temos vindo a encontrar soluções que nos permitam continuar a colocar no mercado os nossos produtos que são efetivamente reconhecidos há mais de 100 anos pelo seu design, qualidade e durabilidade e a que temos procurado associar cada vez mais o selo amigo do ambiente”, refere Miguel Carvalho, administrador da Adico.