A comunidade do Escorpião sempre foi uma das pedras basilares da Abarth. É uma comunidade em crescimento com mais de 160.000 fãs em todo o mundo e que mostra com grande orgulho a sua paixão pela marca, pela sua história e pelo seu fundador, enquanto experiencia os valores de estilo e performance. É como uma grande família que participa em todos os eventos da Abarth e que acompanha de perto a criação dos seus futuros modelos. Este facto levou à decisão de pedir diretamente aos fãs uma opinião sobre como devem ser os seus futuros veículos.
“A nossa estratégia disruptiva e única e envolve, cada vez mais, a comunidade do Escorpião para ‘conceber’, em conjunto, o futuro da marca“, explicou Olivier Francois, FIAT & Abarth Chief Executive Officer e Global Chief Marketing Officer da Stellantis. “Decidimos começar com o som AVAS porque queremos transformar um som aprovado convencional numa verdadeira assinatura da Abarth!“.
“Queremos saber como devem ser os veículos, como devem soar ou qual a experiência de condução que devem proporcionar. Foi por isso que criámos o “Performance Creator” no nosso canal de redes sociais, uma ferramenta interativa que pode dar aos nossos muitos fãs a oportunidade de criar connosco o nosso futuro, na busca dos nossos valores comuns de estilo e performance, os mesmos que sempre nos distinguiram no mercado dos automóveis desportivos”.
Tal processo inicia-se hoje com uma pesquisa preliminar online – nos canais oficiais da Abarth no Facebook, Instagram e TikTok – que inspirará a criação da nova sonoridade AVAS da Abarth.
O AVAS (Acoustic Vehicle Alert System) é um aviso acústico para peões que sinaliza, por razões de segurança, a passagem de um veículo elétrico alimentado a bateria que circule abaixo dos 20 km/h. Para a Abarth, mesmo este pequeno detalhe, é muito importante, indo além da simples execução técnica, tornando-se uma ferramenta criativa para expressar o seu estilo distinto e entusiasmante. E como sempre acontece, a abordagem da marca é disruptiva, de tal forma que pede a opinião dos seus fãs. Desta forma, uma norma restritiva de homologação é transformada num som reconhecível pelos fãs da marca do Escorpião.
Na “grelha de partida” estão três rugidos eletrificados do Escorpião, uma assinatura que remonta à história da Abarth. De facto, na cena automóvel internacional, o som do Escorpião é a sua inconfundível assinatura e que traz a alma mais desportiva da marca para as estradas do quotidiano.
O primeiro som intitula-se “NEXT TRACK” e inspira-se na combinação de performance e inovação da Fórmula E, acompanhando a melhor aceleração dos 0 aos 100 km/h com emissões zero. O nome do segundo, “CYBER FUN”, apela a um público mais jovem e evoca uma experiência digital, derivada diretamente do mundo dos jogos de vídeo, prometendo performance e prazer de condução, mesmo antes de o ouvir rugir nos altifalantes. Finalmente, o terceiro som proposto, rebelde, e executado como música rock, chama-se “ROCK’N ROAR”. O som, acentuado por guitarras rock arrojadas, reflete a alma mais transgressiva e não convencional, inerente ao género musical e aos automóveis do Escorpião, ao mesmo tempo que transmite imediatamente ao utilizador aquelas sensações que podem ser vividas a bordo de qualquer modelo Abarth. É, portanto, uma promessa de emoções puras nascidas na aurora da marca, mantidas hoje através dos valores de estilo e performance, e que serão reafirmados na mobilidade do futuro assinada pela Abarth.
A comunidade da Abarth a nível mundial
A comunidade do Escorpião – à qual pode aderir gratuitamente em abarth.com/scorpionato – tem atualmente mais de 160.000 membros, incluindo fãs e proprietários. A nível mundial, existem atualmente 93 clubes oficiais em 22 países de quatro continentes. Uma paixão que não conhece fronteiras, como ficou demonstrado pela conquista de um Guinness World RecordsTM no final de 2020, por ocasião do Abarth Digital Day. Para obter a prestigiosa certificação, os entusiastas da Abarth reuniram-se na web, dando vida a um espetacular evento online que se tornou no maior encontro digital do mundo: no espaço de uma hora, 868 fotos dos seus automóveis foram publicadas na página dedicada no Facebook.
Abarthisti, é hora de meter mãos à obra!