A Adico, empresa centenária especializada em mobiliário metálico, com sede em Avanca, Estarreja, está a promover a segunda edição do Prémio “Adico desenha o Futuro”. Uma iniciativa que visa promover a cooperação entre a indústria, a universidade e os jovens profissionais em início de carreira.
O Prémio Adico dirige-se a alunos dos cursos das áreas de Design e Arquitetura, dos 1º e 2º ciclos do Ensino Superior e jovens profissionais até 30 anos concluídos em 2023, que queiram participar num desafio de criatividade e exercício das suas competências na área do design e do ecodesign.
Nesta edição, propõe-se como objeto a concurso o projeto de criação de uma Poltrona para uso em espaços interiores, que poderá vir a integrar o portfólio da empresa. “É um desafio à criatividade dos concorrentes, pela interpretação do que é uma Poltrona e das possibilidades que lhe estão associadas”, refere Miguel Carvalho, membro da Comissão Executiva da Adico.
A seleção das propostas vencedoras passa por critérios rigorosos de qualidade, originalidade, inovação, exequibilidade, aplicabilidade, potencial de mercado e sustentabilidade da ideia submetida. “O objetivo é premiar os melhores trabalhos, incentivar a criação de novas e interessantes propostas que tenham o design como base e, ao mesmo tempo, promover uma aproximação cada vez maior da indústria à academia e aos jovens profissionais”, destaca o responsável.
O júri é composto por Adelina Costa, membro da Comissão Executiva da Adico, André Pinto, responsável pelo Departamento Técnico, Luis Laranjeira, arquiteto que colabora frequentemente com a empresa, Diogo Aguiar, arquiteto, professor universitário e autor da instalação “Círculo Azul”, promovida pela Câmara Municipal de Estarreja em homenagem à Cadeira Portuguesa e Virgínio Moutinho, arquiteto e autor de várias peças que combinam o desenho de mobiliário, a escultura e o brinquedo e cuja colaboração com a Adico foi determinante para dar ao design um destaque cada vez maior.
As inscrições para o Prémio Adico estão abertas até ao próximo dia 30 de junho de 2023. Regulamento e informações disponíveis em www.adico.pt. A divulgação das propostas vencedoras terá lugar a 18 de setembro.
“Estamos muito entusiasmados com a segunda edição do Prémio Adico e com a oportunidade de conhecermos as propostas destes jovens. O design é uma parte essencial da nossa atividade. Nesta segunda edição queremos também dar destaque ao ecodesign, reforçando a nossa preocupação com a sustentabilidade ambiental”, refere Miguel Carvalho.
A Adico é uma marca portuguesa especializada em mobiliário metálico, fundada em 1920. Empenhada em produzir peças de mobiliário que sejam intemporais, duráveis, funcionais, e com um cuidado estético particular que a torna parte da memória visual dos portugueses, a Adico pauta a sua atuação pelo compromisso com o design nacional e a sua capacidade de se reinventar, mantendo-se fiel ao seu ADN. A icónica Cadeira Portuguesa é o seu” símbolo maior”, cujo início da sua produção remonta à década de 30.