• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

ES90: Novo modelo Fastback 100% Elétrico da Volvo chega a Portugal

12 de Novembro, 2025

Carmo Wood reorganiza-se em duas áreas de negócio e apresenta nova imagem corporativa

11 de Novembro, 2025

Nuno Maia é o novo Fleet and National Sales da Guerin

11 de Novembro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda3 Sedan – Elegância, emoção e precisão japonesa

    3 de Novembro, 2025

    Mazda 3 HB: a harmonia entre potência e eficiência

    6 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    ES90: Novo modelo Fastback 100% Elétrico da Volvo chega a Portugal

    12 de Novembro, 2025

    Polestar 4 será o primeiro modelo com a funcionalidade Google Maps live lane guidance

    5 de Novembro, 2025

    Mazda3 Sedan – Elegância, emoção e precisão japonesa

    3 de Novembro, 2025

    RENAULT 4 E-TECH ELÉTRICO ENTRE OS SETE FINALISTAS AO PRÉMIO CARRO DO ANO 2026

    2 de Novembro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    IVECO reforça a logística sustentável com 42 novos camiões S-Way a gás natural ao serviço da TESCO, na Escócia

    10 de Outubro, 2025

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    Comprar casa no Centro custa agora 280.000€, com Santarém e Leiria em destaque

    6 de Novembro, 2025

    MOME e Revive lançam projeto residencial de 140M€ no Porto

    7 de Outubro, 2025

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    Estudo TEAM LEWIS: apenas 15% dos CMOs confia no departamento de compras para escolher uma agência

    7 de Novembro, 2025

    Comércio online: reclamações disparam mais de 60%. Burlas geram 10% das queixas

    30 de Outubro, 2025

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

    18 de Outubro, 2025

    Geração Z permanece pouco tempo nas empresas, revela estudo da Randstad Global

    19 de Setembro, 2025
  • DICAS

    7 dicas práticas para poupar 5 mil euros

    1 de Novembro, 2025

    Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

    9 de Outubro, 2025

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025
  • LANÇAMENTOS

    Marca centenária propõe um Natal hidratado e perfumado – SUGESTÕES DE NATAL COUTO

    10 de Novembro, 2025

    h3 reinventa a tradição e lança o novo h3 Pica-Pau: Para picar sem parar

    24 de Outubro, 2025

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Liga MEO Surf – Francisca Veselko e Afonso Antunes conquistam Bom Petisco Peniche Pro

    26 de Outubro, 2025

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Théo Pourchaire torna-se piloto oficial do Team PEUGEOT TotalEnergies em 2026

    14 de Setembro, 2025

    JUNITEC abre inscrições para a 10.ª edição do TecStorm, a maior hackathon universitária do país

    10 de Novembro, 2025

    ROCK IN RIO LISBOA ANUNCIA O “LEGENDS DAY” — COM ROD STEWART COMO HEADLINER DO DIA 27 DE JUNHO E UMA CURADORIA INÉDITA DOS XUTOS & PONTAPÉS NO PALCO MUSIC VALLEY, COM GNR, UHF E TAXI

    9 de Novembro, 2025

    PACK ROCK IN RIO REGRESSA EM EXCLUSIVO À WORTEN

    7 de Novembro, 2025

    REVELADAS AS 48 MARCAS DE EXCELÊNCIA DE 2025 EM PORTUGAL

    6 de Novembro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    JUNITEC abre inscrições para a 10.ª edição do TecStorm, a maior hackathon universitária do país

    10 de Novembro, 2025

    Lisbon AI Week desafia criadores a juntarem-se à semana da Inteligência Artificial

    12 de Outubro, 2025

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    No interior do novo GLC elétrico: Uma experiência excecional, impulsionada pelo MB.OS, que transmite a sensação de estar em casa

    12 de Setembro, 2025

    ES90: Novo modelo Fastback 100% Elétrico da Volvo chega a Portugal

    12 de Novembro, 2025

    Carmo Wood reorganiza-se em duas áreas de negócio e apresenta nova imagem corporativa

    11 de Novembro, 2025

    Nuno Maia é o novo Fleet and National Sales da Guerin

    11 de Novembro, 2025

    JUNITEC abre inscrições para a 10.ª edição do TecStorm, a maior hackathon universitária do país

    10 de Novembro, 2025
Creative News
Home»Notícias»Indústrias criativas crescem 50% ao ano globalmente em alguns segmentos, como o dos influenciadores
Notícias

Indústrias criativas crescem 50% ao ano globalmente em alguns segmentos, como o dos influenciadores

85% dos diretores de marketing consideram a criatividade um elemento-chave para o crescimento do negócio
13 de Junho, 2023
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

A criatividade é mais importante do que nunca, especialmente com os novos formatos digitais e numa indústria cada vez mais automatizada, revela um novo estudo da Google e da Bain & Company. O mercado da criatividade está a crescer globalmente, com alguns segmentos a apresentarem um crescimento anual em torno dos 50%, como é o caso do mercado dos influencers.

A criatividade está a converter-se num dos fatores mais eficazes para destacar e aumentar o retorno do investimento, e a despesa em criatividade está a crescer mais rapidamente do que os gastos com os media (6% face aos 5% anualmente entre 2018 e 2021).

A Google associou-se à Bain & Company, à Contagious, à Benedict Evans e a 25 outros pioneiros das indústrias criativas no Open Creative Project, um projeto para descobrir as disrupções de maior relevância neste setor, analisar o impacto que as mesmas vão ter e promover o diálogo sobre o futuro do indústria. O projeto foi desenvolvido ao longo de 2022 com uma metodologia baseada na análise do mercado e no conhecimento obtido nas entrevistas de profundidade com líderes do setor. As primeiras conclusões e perspetivas da sua análise foram partilhadas na última edição dos Cannes Lions e a conversa prossegue em 2023.

Entre as principais conclusões, importa destacar:

A criatividade evoluiu e está cada vez mais nas mãos dos fãs, dos utilizadores, criadores e, claro, dos especialistas de marketing.

Mais de 60% das marcas planeiam aumentar o seu investimento em influencers, já que os anunciantes os veem como uma muito boa opção para atingirem as suas audiências de forma mais autêntica.

Segundo Francisco Auñón, manager da Bain & Company em Madrid, esta tendência deve-se a dois fatores principais, a pandemia e a aceleração digital: “A pandemia e a consequente aceleração digital mudaram a nossa forma de pensar e trabalhar: gamers, cozinheiros, cientistas, e inúmeros profissionais intensificaram a sua contribuição para o pensamento criativo global, confundindo as fronteiras entre conteúdo e publicidade. A cocriação e o imediatismo abriram uma interação única na qual os consumidores não são apenas recetores, mas também criadores e participantes ativos.”

O estudo revela ainda que as tecnologias publicitárias de terceiros que fomentam a criatividade experimentaram um crescimento anual entre os 10% e os 30% de 2020 a 2021. A simplificação e a eficácia em escala da indústria criativa passam pela automatização. Os criadores e criativos são os verdadeiros donos deste processo para simplificar o seu trabalho; não é uma competição, é uma extensão da eficácia gerida pelo capital humano.

Sobre este ponto, Alberto Requena, partner da Bain & Company em Madrid, comentou: “As ferramentas de inteligência artificial vão tornar a indústria criativa mais eficiente, criando um maior número de conceitos em menos tempo. Porém, o papel do pensamento criativo e humano é a chave para gerar os “prompts” adequados, captando as nuances das emoções humanas, da cultura e outros fatores que influenciam o comportamento do consumidor.”

Os inquéritos realizados revelam que as empresas estão a investir cada vez mais na construção das suas próprias capacidades internas (“in-house agencies”). Cerca de 50% das equipas “in-house” foram criadas nos últimos cinco anos, segundo as análises mais recentes. Além disso, cerca de 40% das empresas ainda não medem a eficácia do criativo nas suas campanhas de marketing. Cada vez mais os anunciantes entendem a necessidade de medir a eficácia dos seus criativos, mas esta mudança de mentalidades está a demorar algum tempo. A automatização tem um papel de desenvolvimento significativo em facilitar e acelerar os modelos de medição.

Mariana Hernández Delfino, Head of Creative Works da Google em Espanha, acrescentou: “As pessoas têm o interesse e as ferramentas para partilhar, questionar e debater as mensagens das marcas, numa era de crescente transparência. Começamos já a ver as marcas abertas a integrar nas suas equipas e estratégias um ecossistema variado de partners, criadores, cientistas, cientistas de dados, artistas, agências e especialistas”.

Mariana Hernández Delfino concluiu: “Preveem-se dinâmicas disruptivas que vão transformar a indústria criativa tanto ou mais do que as experimentadas pelas indústrias da música e da Internet.“

Leia aqui o estudo!

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorPRIMARK entra no seu 16.º mercado internacional com a abertura da primeira loja na Eslováquia
Próximo Consumers Trust participa na London Tech Week

Relacionados

Carmo Wood reorganiza-se em duas áreas de negócio e apresenta nova imagem corporativa

11 de Novembro, 2025

Nuno Maia é o novo Fleet and National Sales da Guerin

11 de Novembro, 2025

ÚLTIMAS
Automóvel

ES90: Novo modelo Fastback 100% Elétrico da Volvo chega a Portugal

12 de Novembro, 2025

A Volvo Car Portugal apresentou hoje, em estreia nacional, o novo Volvo ES90, um fastback…

Carmo Wood reorganiza-se em duas áreas de negócio e apresenta nova imagem corporativa

11 de Novembro, 2025

Nuno Maia é o novo Fleet and National Sales da Guerin

11 de Novembro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.