O Segundo Muelle, o restaurante mais peruano de Lisboa, lança em abril uma nova imagem e carta, onde as Origens do Peru são destacadas. Uma aposta que pretende cimentar a posição do restaurante no mercado gastronómico de cozinhas do mundo na cidade.
Fundado em 1994 por Daniel Manrique, o Segundo Muelle é uma homenagem a uma pequena praia de San Bartolo, no sul de Lima, onde – ligada ao mar – nasce a paixão do Chef pela cozinha. Daí começa uma viagem para levar os sabores peruanos pelo mundo, criando raízes em cidades que se unem pela sua paixão pelo mar: San Isidro (Perú), Quito, Guayaquil (Equador), Cidade do Panamá (Panamá), Gran Canária (Espanha) e Lisboa.
A riqueza da cozinha peruana vem da conjugação de referências e ingredientes locais e internacionais ligados à sua história, que lhe trazem um exotismo difícil de igualar. A somar à ligação com o mar, encontramos influências da gastronomia mediterrânica, oriental e crioula, todas elas presentes nesta nova carta, desde as entradas às bebidas.
No total, são onze as novas referências propostas pelo restaurante: seis novos pratos na carta fixa e um no menu executivo. Aos pratos juntam-se duas novas sobremesas: o Gelado de Lúcuma (fruta peruana) e o Quente y Frio de Chocolate com gelado de lúcuma e duas novas bebidas: o Whisky Sour e o Pisco de Chocolate.
Apelando a intensos sabores que refletem as Origens peruanas, a nova carta do Segundo Muelle apresenta diferentes sabores e conjugações, que homenageiam as tradições desta gastronomia tão rica, enquanto criam novas e inesquecíveis experiências:
- Taco camarones y pulpo: Tortilha com polvo e camarão com ají panca e abacate, enriquecido com molho acebichado;
- Cebiche Ají Amarillo: Peixe branco envolvido em molho cremoso de ají amarillo, guarnecido com choclo (variedade de milho), camote (variedade de batata-doce) e cancha (variedade de milho peruano frito);
- Salmón a la Plancha: Salmão grelhado com legumes salteados no wok acompanhado de arroz.
- Linguíni Vegetariano: Linguini em molho de ají panca com legumes salteados no wok;
- Tacu Tacu com Picante de Mariscos: Tacu Tacu de arroz, feijão e bacon com mariscos salteados em wok e molho roja, guarnecidos com salsa criolla (salada de cebola, coentros e malagueta em lima).
- Arroz Chalaco com Mariscos: Arroz com mariscos salteados em wok em molho roja, coberto por camarão em molho branco e salsa chalaca (picado de choclo e cebola em sumo de lima).
- Quinoto de champinones: um risotto de quinoa perfumado com vinho branco, guarnecido por cogumelos e espinafres. Opção vegetariana e disponível apenas no Menu Executivo.
- Helado de Lúcuma: Gelado artesanal de Lúcuma, fruta originária do Peru.
- Quente y Frio de Chocolate e Helado de Lúcuma: Bolo cremoso de chocolate acompanhado de gelado artesanal de lúcuma e quinoa crocante.
Mas as novidades não se restringem à comida, pois a experiência peruana não ficaria completa sem os sabores frescos e sedutores de duas bebidas típicas do Peru:
- Whisky Sour, um novo Cocktail de Whisky com sumo de lima e clara de ovo;
- Novo Pisco Sedución, preparado com Pisco Quebranta, licor de Chocolate e clara de ovo.
Explicando esta viagem de regresso às origens, o Chef Daniel Manrique conta que “no Peru, a cozinha crioula é a cozinha de casa. Receitas de família, receitas sobretudo de mulheres: mães, avós, tias, que operam diariamente milagres de sabor no calor das suas cozinhas e os guardam como tesouros para as gerações seguintes. A criatividade dos tempos de escassez e a extravagância dos tempos de abundância, criaram pratos que se confundem com a herança cultural peruana. E que o Segundo Muelle prepara diariamente, com alegria e reverência.”
Todas as novidades podem ser saboreadas no Segundo Muelle de domingo a quinta-feira das 12h00 às 23h30 e sexta, sábado e vésperas de feriados até às 00h00. O Menu Executivo está disponível de segunda a sexta, das 12h00 às 15h30 e terá sempre uma sugestão do chefe que trará dinamismo à oferta, incluindo pratos sazonais que podem não fazer parte da carta e que pode descobrir. Diariamente entre as 15h30 e as 19h00, há também a Happy Hour com a segunda bebida de oferta na seleção do dia.
Segundo Muelle
Praça Dom Luís I 30 Loja 4B, 1200-109 Lisboa
Contacto para reservas:
sm.lisboa@segundomuelle.pt
Horário:
Domingo a 5ª feira: 12h00 às 23h30
6ª feira, Sábado e véspera de feriados: 12h00 às 00h00
Sobre Daniel Manrique, Chef e Fundador do Segundo Muelle
Daniel Manrique, a alma por trás do Segundo Muelle, passou os verões da sua infância numa estância balnear ao sul de Lima, no Peru. Lá, do alto do “segundo muelle”, o segundo pontão da praia de San Bartolo, aprendeu com o seu avô os saberes do mar e da pesca. Surfista, desenvolveu com os amigos uma técnica de pesca por arrasto usando as pranchas de surf. O resultado da pescaria era em parte vendido, em parte preparado em aventuras na cozinha. E assim se iniciou a sua paixão pela gastronomia. Querendo fazer cada vez mais e melhor, aprendeu com a sua mãe os segredos dos sabores peruanos que nascem na costa. Mas também dos que nascem nas selvas nas cordilheiras da extraordinária diversidade peruana. Sabores que vêm dos Incas, dos Espanhóis, dos Italianos, dos Chineses e dos Japoneses, na fusão de tradições gastronómicas milenares num caldeirão cultural único. O resultado é o Segundo Muelle, que atualmente conta com duas dezenas de restaurantes em cinco países, onde oferece uma explosão de sabores exóticos, intensos, raros, surpreendentes, que conquistaram a Medalha de Ouro, na mais alta distinção da Certificação “Auténtica Cocina Peruana”. Esta certificação é promovida pela Agência PromPeru e a USIL (Universidade San Ignacio de Loyola), visando preservar o valor da cozinha peruana, garantindo a melhor e mais genuína oferta gastronómica dos restaurantes peruanos, no Mundo. Em Portugal, o único restaurante em Portugal com esta distinção é o Segundo Muelle.