A equipa BWT Alpine F1 apresentou oficialmente o seu novo A522, hoje, em Paris, inaugurando uma nova era de excelência e de proeza desportiva da Alpine, antes da tão esperada temporada do Campeonato Mundial de Fórmula 1 FIA de 2022. O A522 mantém um soberbo esquema decorativo com pintura azul Alpine, agora combinado com o icónico rosa do BWT, recentemente anunciado como parceiro principal da equipa em 2022. A equipa BWT Alpine F1 também surpreendeu, invertendo a proeminência de cores nos fatos dos pilotos, com a cor de rosa a assumir o papel principal, num esquema colorido que será utilizado nas duas primeiras corridas do calendário para destacar a colaboração com a BWT.
A apresentação do segundo carro de F1 na história da equipa BWT Alpine F1 foi feita por Laurent Rossi, CEO da Alpine, Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, e Otmar Szafnauer, o novo diretor da equipa. Os pilotos Esteban Ocon e Fernando Alonso também ajudaram a revelar o tão ansiosamente esperado A522. Com novo «look», a equipa terá como objetivo fazer progressos em 2022, depois de ter impressionado o ano passado, aquando da sua estreia na Fórmula 1.
Os departamentos técnicos de Enstone serão agora liderados pela dupla experiente Pat Fry, Diretor de Tecnologia e de Chassis, e Matt Harman, Diretor Técnico. Do outro lado do Canal da Mancha, em Viry-Châtillon, a Alpine nomeou, recentemente, Bruno Famin como Diretor Executivo da Alpine Racing, encarregando-o de maximizar o desempenho do motor e a integração no chassis nos monolugares da Alpine.
Os elementos de ambas as fábricas têm trabalhado sem parar durante os últimos 18 meses para criar o A522, de acordo com as mudanças radicais de regulamentação introduzidas para a temporada de 2022. A colaboração entre as duas bases tem sido fundamental para dar vida ao A522. A par de um chassis completamente novo, a equipa orgulha-se de apresentar a sua nova unidade propulsora, Renault RE22, escrevendo mais um capítulo da ilustre herança do fabricante automóvel francês na Fórmula 1.
As especificações e as dimensões do bloco do motor deram à equipa alguma liberdade extra no design da carroçaria por forma a melhor explorar os mais recentes regulamentos técnicos e ajustar-se à nova especificação de combustível, E10, como o próximo passo na direção dos combustíveis sustentáveis na Fórmula 1.
A equipa BWT Alpine F1 manterá a mesma dupla de pilotos em 2022. Após ter vencido um Grande Prémio em 2021, Esteban Ocon terá ao seu dispor pelo terceiro ano consecutivo um motor Renault, enquanto Fernando rumará a uma histórica temporada onde poderá quebrar o recorde de presenças de 20 temporadas na Fórmula 1.
O australiano Oscar Piastri, proveniente da Academia Alpine, será o piloto reserva oficial da equipa em 2022, após ter ganho o Campeonato FIA de Fórmula 2, no ano passado.
Esteban e Fernando estarão ao volante do A522 para um dia de filmagens amanhã no Circuito de Barcelona-Catalunya, antes dos testes de pré-época marcados para o final da semana.

Laurent Rossi, CEO da Alpine: «É com grande prazer que lançamos hoje o nosso A522 ao mundo, marcando o próximo capítulo da Alpine na aventura da Fórmula 1. Somos competidores orgulhosos e colocámos toda a essência, a herança e a paixão da Alpine nesta nova geração de monolugares. Na Alpine, temos um plano e uma clara visão para colocar em prática e contamos com algumas das melhores pessoas da área para nos ajudar a avançar e a concretizar as nossas ambições. A nossa equipa está mais forte agora e esperamos assim mantê-la no futuro. A nossa dupla de pilotos é a receita perfeita para nos ajudar a obter os resultados que queremos alcançar na pista. Em 2022, queremos mostrar um progresso constante com desenvolvimentos abrangentes em todas as áreas para garantir que, no futuro, seremos candidatos ao título. Estamos a ir na direção certa e queremos continuar a nossa escalada até ao cume.»
Esteban Ocon, piloto BWT Alpine F1 Team: «Estou muito entusiasmado em descobrir o A522, mas ainda mais por conduzi-lo pela primeira vez esta semana. É sempre um privilégio conduzir um novo monolugar de F1 quando se conhece todo o trabalho que tem sido feito nos bastidores por todas as pessoas talentosas que trabalham nos nossos vários departamentos em Enstone e Viry-Châtillon. Este sentimento e responsabilidade são realmente únicos e especiais. Estou pronto, sinto-me fisicamente em forma, por isso só me resta aguardar por ir para a pista e ver o que podemos alcançar este ano!»
Fernando Alonso, piloto BWT Alpine F1 Team: «É bom estar de volta e tenho trabalhado muito para estar pronto para esta época. Há muitas expetativas com a revolução regulamentar. O monolugar está fantástico com o novo regulamento e eu gosto da nova decoração. Temos um novo motor e estamos confiantes de que dispomos de alguns bons desenvolvimentos para esta nova geração de monolugares. Não conheceremos a real hierarquia das equipas até ao Bahrein, mas estamos ansiosos por ter as nossas primeiras voltas no A522 esta semana em testes. Espero que os novos regulamentos atinjam o seu objetivo de tornar as corridas ainda mais competitivas e excitantes este ano.»