• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Repsol investirá mais de 18 milhões de euros para produzir polióis poliméricos de alta qualidade em Tarragona

28 de Maio, 2022

Peça a Peça — a construir amor LEGO® há 90 anos

28 de Maio, 2022

Jürgen Klopp, Embaixador da marca Opel, aponta à tripla

28 de Maio, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Jürgen Klopp, Embaixador da marca Opel, aponta à tripla

    28 de Maio, 2022

    A Casa 500 torna-se ainda mais acolhedora com o novo FIATCafé500, um espaço de convívio para receber os visitantes do mundo 500

    28 de Maio, 2022

    Geração 2022 do Mazda MX-30 exibe novos argumentos no ‘ECAR SHOW 2022’

    27 de Maio, 2022

    Volvo Cars app com funcionalidade de carregamento facilitado

    27 de Maio, 2022

    Vermelho, Ágil, Elétrico: Rocks-e de plantão no Corpo de Bombeiros da Fábrica da Opel

    27 de Maio, 2022
  • ENTREVISTA

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021

    Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    Repsol investirá mais de 18 milhões de euros para produzir polióis poliméricos de alta qualidade em Tarragona

    28 de Maio, 2022

    eDreams ODIGEO supera o mercado, triplica os membros Prime para 2.9 milhões e regista progressos substanciais nos objetivos para 2025

    26 de Maio, 2022

    SAINT-GOBAIN adquire fibroplac e falper para acelerar o seu percurso como líder em construção sustentável em PORTUGAL

    26 de Maio, 2022

    Stellantis e Samsung SDI vão investir mais de 2,5 mil milhões de dólares numa joint-venture para uma fábrica de baterias de iões de lítio nos EUA

    25 de Maio, 2022

    DACHSER expande rede LCL no transporte marítimo

    25 de Maio, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

    23 de Maio, 2022

    Como conseguir uma casa mais saudável? A Sto explica os requisitos necessários

    19 de Maio, 2022

    Zome lança primeiro portal de uma rede imobiliária para listar imóveis em criptomoeda

    18 de Maio, 2022

    SIL 2022: RE/MAX tem a maior presença de sempre

    12 de Maio, 2022

    Keller Williams aumenta o volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

    11 de Maio, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Nova SEAT Mó eScooter 125

    25 de Maio, 2022

    Novo design de CHIVAS REGAL 12 revela novo posicionamento da marca

    25 de Maio, 2022

    nutribullet®: a novidade mais simples e prática Para uma alimentação e estilo de vida saudável

    25 de Maio, 2022

    Rota dos Vinhos do Dão na ponta dos dedos

    24 de Maio, 2022

    Blend.pt lança dois novos vinhos do Porto RUBY e TAWNY

    23 de Maio, 2022
  • DESPORTO

    (RE)ENCONTRO VIVAFIT

    26 de Maio, 2022

    Challenger Series: Teresa Bonvalot vence em Manly Beach e faz história!

    24 de Maio, 2022

    O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä tornou-se o mais jovem vencedor de sempre nas 55 edições do Vodafone Rally de Portugal

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä faz História no Vodafone Rally de Portugal

    22 de Maio, 2022
  • DESTINOS

    Ministra da Coesão Territorial na largada inaugural do projeto

    27 de Maio, 2022

    Está aberta a época das cerejas na Quinta da Fonte Souto

    15 de Maio, 2022

    MADEIRA sugere areias medicinais e mergulhos instagramáveis neste Verão

    14 de Maio, 2022

    Por que viajam os Portugueses? eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar

    5 de Maio, 2022

    COSTA VENEZIA parte de ISTAMBUL com novos cruzeiros à descoberta da TURQUIA e GRÉCIA

    2 de Maio, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

    18 de Maio, 2022

    Sara Prata é a nova embaixadora da AVON

    18 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    5 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    2 de Maio, 2022

    ALF revela recuperação do financiamento especializado no primeiro trimestre

    25 de Maio, 2022

    A Pipoca Mais Doce, Wuant e Bumba na Fofinha são os influenciadores digitais com maior notoriedade espontânea

    25 de Maio, 2022

    59% das PME portuguesas está mais dependente da tecnologia depois da pandemia

    20 de Maio, 2022

    Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

    13 de Maio, 2022

    Emoções fortes e muita adrenalina marcam o primeiro evento BENTLEY EXPERIENCE

    27 de Maio, 2022

    Inscrições abertas para o prémio K.TECH apoiado pela KCS iT

    26 de Maio, 2022

    Sage reúne Clientes e Parceiros no evento anual Mid-Market Customer Day

    25 de Maio, 2022

    Projeto ajuda a colmatar dificuldades sentidas por mais de metade dos cuidadores informais

    24 de Maio, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    Sara Carbonero e Isabel Jiménez apresentam ‘New Nomads’, a nova coleção spring-summer da Slowlove

    9 de Maio, 2022

    MO reforça aposta na sustentabilidade e desenvolve peças em algodão reciclado

    21 de Abril, 2022

    A La Redoute desvenda as inspirações por detrás da coleção Moda Primavera

    23 de Março, 2022

    DS AUTOMOBILES é patrocinadora oficial da MODALISBOA 2022

    9 de Março, 2022

    Mais para sentir do que para dizer os novos tratamentos do ANANTARA SPA

    26 de Maio, 2022

    28 de maio – Dia Internacional da Saúde da Mulher

    26 de Maio, 2022

    Xavier Barreto candidata-se à liderança da APAH e propõe revisão da carreira de administrador hospitalar

    24 de Maio, 2022

    Tenha mão no seu coração, para não ter o coração nas mãos

    24 de Maio, 2022

    MoOngy cria departamento de Responsabilidade Social Corporativa para acelerar sustentabilidade

    26 de Maio, 2022

    Poupar a dobrar com MB WAY e TOO GOOD TO GO

    26 de Maio, 2022

    O luxo do futuro: A Mercedes-Benz preserva os recursos naturais e utiliza materiais sustentáveis

    26 de Maio, 2022

    LIDL evita o desperdício de 3 milhões de produtos alimentares em apenas 1 ano

    29 de Abril, 2022

    11 profissões em 2030: o Metaverso

    26 de Maio, 2022

    GRUPO BRESIMAR leva soluções nacionais com inovação de ponta à HANNOVER MESSE 2022

    26 de Maio, 2022

    Selligent Marketing Cloud anuncia funcionalidade para otimizar os assuntos de email

    24 de Maio, 2022

    Ciberataques a países da UE irão aumentar nos próximos tempos

    23 de Maio, 2022

    Repsol investirá mais de 18 milhões de euros para produzir polióis poliméricos de alta qualidade em Tarragona

    28 de Maio, 2022

    Peça a Peça — a construir amor LEGO® há 90 anos

    28 de Maio, 2022

    Jürgen Klopp, Embaixador da marca Opel, aponta à tripla

    28 de Maio, 2022

    A Casa 500 torna-se ainda mais acolhedora com o novo FIATCafé500, um espaço de convívio para receber os visitantes do mundo 500

    28 de Maio, 2022
Creative News
Home»Desporto»Foi há 40 anos: Walter Röhrl sagrou-se Campeão do Mundo de Ralis num Opel Ascona 400
Desporto

Foi há 40 anos: Walter Röhrl sagrou-se Campeão do Mundo de Ralis num Opel Ascona 400

Dupla conquista: Walter Röhrl e o Opel Ascona 400 ganharam o Rali de Monte Carlo de 1982, conquistando, no final da época, o título de Pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis
23 de Fevereiro, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

A Opel e os ralis estão ligados por uma longa história. Presentemente, um Corsa-e Rally 100% elétrico a deslizar nas curvas na série ADAC Opel e-Rally Cup é uma visão com descendência direta dos lendários automóveis e pilotos de ralis da Opel das décadas de 1970 e 1980. Após os sucessos do Kadett GT/E e do Ascona A, o ponto alto surgiu na temporada de 1982, ano em que Walter Röhrl conquistou o título de Pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis, aos comandos de um Opel Ascona 400 de tração traseira, face à forte concorrência com tração às quatro rodas. Apesar dos notáveis feitos de engenharia da época, foi essencial contar com um piloto muito especial para tornar o sonho do título numa realidade.

Hoje, exatamente 40 anos após esses sucessos no Opel Ascona 400, o brilhante piloto bávaro comemora mais um grande aniversário. A 7 de março de 2022, Walter Röhrl – descrito no “Opel Rally Story” como o “tático, lutador e estratega de aço, adorado pelos seus fãs e temido pelos seus adversários” – irá completar 75 anos, pelo que a Opel diz: “Parabéns, Walter Röhrl!”

A década de 1970: Opel e Röhrl celebram os primeiros sucessos

Nascido em Regensburg em 1947, Walter Röhrl é fã de desporto desde tenra idade: futebol, remo, esqui e, acima de tudo, o desporto motorizado. “Fazer ralis, mais do que competir em circuito” foi uma decisão consciente para o jovem bávaro. Em 1973, então com 26 anos, Röhrl já conduzia para a Opel, tendo Jochen Berger como navegador, tendo a dupla vencido o Campeonato Europeu de Ralis no ano seguinte. O automóvel que os levou ao título foi um Opel Ascona A, de fábrica. No ano seguinte, Röhrl venceria o seu primeiro rali do Campeonato do Mundo, também o primeiro para a Opel. O talentoso jovem piloto e a marca rica em tradição separaram-se em 1977, sendo que, nessa altura, ninguém suspeitaria que o maior triunfo desportivo conseguido em conjunto estava ainda por acontecer.

“Missão Monte Carlo”: Vitória na ronda de abertura do WRC

Foi em 1982 que Walter Röhrl regressou à Opel. Com Jochen Berger, então, como Chefe de Equipa do departamento de competição da Opel, o seu novo copiloto seria Christian Geistdörfer, ele que também deu um contributo decisivo para o sucesso da denominada “Missão Monte Carlo”. Com o Opel Ascona 400, a equipa liderada pelo Engenheiro-Chefe Karl-Heinz Goldstein concebeu um automóvel de ralis considerado, na altura, como uma das máquinas mais fiáveis. O automóvel de tração traseira com uma potência máxima de 191 kW/260 cv (ver informações adicionais no final do texto) foi perfeitamente afinado para o que piloto Röhrl pudesse provar as suas capacidades contra o Audi Quattro de tração integral na então 50ª edição do Rali de Monte Carlo.

Na biografia “Aufschrieb” de Röhrl, Goldstein descreve como foi relevante a combinação de um automóvel de capacidades comprovadas com as de um piloto determinado. “Antes da última noite, ele tinha uma vantagem de apenas 31 segundos sobre o Audi do Hannu Mikkola. O Walter decidiu, depois, que o Col de Madonne seria o ponto em que queria decidir o rali. Nessa noite, apostou tudo nessa classificativa e percorreu o “Madonne” sempre no limite, deitando por terra as pretensões do Hannu“. Röhrl ganhava o lendário “Monte” pela segunda vez, a primeira com a Opel, no que foi um início perfeito para a época do Mundial de Ralis de 1982.

Rali da Costa do Marfim: Um duelo tenso até ao final

Esse Campeonato do Mundo de Ralis de 1982 transformou-se num verdadeiro thriller nas rondas seguintes, algo que é, ainda hoje, relembrado por muitos. O duelo fez-se entre Röhrl, no Opel Ascona 400, e Michèle Mouton, num Audi Quattro. Sabendo que os automóveis de rali com tração às quatro rodas tinham vantagem sobre a neve, terra e superfícies soltas, Röhrl, um estratega com nervos de aço, esperou pelos momentos decisivos para marcar pontos com o seu Opel.

O plano compensou. Na que foi a penúltima ronda desse campeonato, o Rali da Costa do Marfim, com 5.000 quilómetros e que, definitivamente, não era um dos eventos favoritos de Röhrl, decidiu-se o título mundial de Pilotos. Enquanto o Opel Ascona 400 funcionou sempre sem problemas, imune aos exigentes esforços que lhe eram pedidos, os seus adversários não se destacaram tanto pela fiabilidade. Ou como Klaus Buhlmann comenta em “The Opel Rally Story”, “O resultado deste Campeonato do Mundo, no entanto, pareceu justo. A Opel alcançou duas vitórias em ralis do mundial e a Audi conseguiu sete. Mas enquanto Mikkola e Mouton falharam, várias vezes, de uma forma espectacular, Röhrl venceu com a fiabilidade de um computador. O seu recorde de terminar classificado em excelentes posições é único na história deste desporto e merece o mais alto reconhecimento. Certamente, o sucesso de um piloto invulgar, mas seguramente, também, os méritos de uma boa equipa e do Opel Ascona 400, provavelmente o automóvel de ralis mais fiável da sua época!” Com esta combinação única, a Opel e a dupla Röhrl/Geistdörfer prevaleceram com sucesso contra o Quattro de tração integral e garantiram o título de Pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis, somando 109 incontestáveis pontos.

Discurso claro, focado, bem-sucedido: A pessoa por detrás do piloto Walter Röhrl

Walter Röhrl é famoso pelo seu perfecionismo, bem como por ser muito direto no seu discurso. Ele queria simplesmente provar que era o melhor piloto de ralis do mundo, ao volante de qualquer automóvel. Enquanto outros pilotos tinham, por hábito, ficar a conversar ou a fumar na zona das assistências, ele permanecia no seu automóvel a estudar as notas para a especial seguinte. Como piloto, Röhrl é idolatrado por fãs do desporto motorizado em todo o mundo. Como desportista intransigente, sem medo de exprimir a sua opinião, goza do maior respeito dos seus pares. A sua personalidade fica, provavelmente, bem resumida pelas palavras de um dos seus contemporâneos, o ex-piloto e Diretor do departamento de competição da British Leyland, John Davenport, que o descreveu, em 2002, na revista “Motor Sport”, como uma poderosa mistura: “Uma mistura muito especial de sublime talento, foco inabalável e brutal honestidade.“

Parabéns pelo 75º aniversário, Walter Röhrl!

Opel Ascona 400 Grupo 4 – Campeonato do Mundo de Ralis de 1982

Carroçaria:                              Versão de duas portas

Motor:                                      Quatro cilindros a gasolina, diâmetro x curso: 95 mm x 85 mm, 2.420 cc de cilindrada, dupla árvore de cames à cabeça, cabeça em alumínio do tipo crossflow, 16 válvulas, dois carburadores duplos Weber, ignição eletrónica Bosch, lubrificação por cárter seco

Potência e binário:                  Potência máxima de 191 kW/260 cv @ 7,000 rpm,
Binário máximo de 280 Nm @ 5,500 rpm

Transmissão:                          Caixa manual Getrag de 5 velocidades, embraiagem de prato único, diferencial de deslizamento limitado, relação final 3.18:1-5.3:1  

Velocidade máxima:               225 km/h (consoante a relação final)

Suspensão dianteira:              Triângulos duplos, molas helicoidais, barras estabilizadoras,
amortecedores a gás Bilstein

Suspensão traseira:               Eixo multibraços 5-link, molas helicoidais,
amortecedores a gás Bilstein

Travões:                                  Circuito duplo com discos ventilados nas quatro rodas,
distribuição de força de travagem ajustada pelo piloto,
diâmetro à frente 290 mm, diâmetro atrás 278 mm, travão de mão hidráulico

Direção:                                  Pinhão e cremalheira

Rodas:                                    Jantes de liga leve Opel de 15”; Pneus Michelin com largura entre 5 e 10” consoante as condições

Sistema elétrico:                     Tensão de 12 V com gerador de elevado desempenho

Habitáculo:                              Bancos Recaro, cintos de segurança de seis pontos, extintor, depósito de combustível reforçado na bagageira

Peso:                                       Aproximadamente 1,050 kg, sem tripulação

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorLISBON MARRIOTT celebra o Dia Internacional da Mulher com a oferta de um mimo especial
Próximo BWT ALPINE F1 TEAM revela o espetacular A522 NUM novo capítulo da FÓRMULA 1

Relacionados

(RE)ENCONTRO VIVAFIT

26 de Maio, 2022

Challenger Series: Teresa Bonvalot vence em Manly Beach e faz história!

24 de Maio, 2022

ÚLTIMAS
Negócios

Repsol investirá mais de 18 milhões de euros para produzir polióis poliméricos de alta qualidade em Tarragona

28 de Maio, 2022

A Repsol vai investir mais de 18 milhões de euros na fábrica de polióis do…

Peça a Peça — a construir amor LEGO® há 90 anos

28 de Maio, 2022

Jürgen Klopp, Embaixador da marca Opel, aponta à tripla

28 de Maio, 2022

A Casa 500 torna-se ainda mais acolhedora com o novo FIATCafé500, um espaço de convívio para receber os visitantes do mundo 500

28 de Maio, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.