Cerca de 10.800 km: a distância que separa o Japão do Porto.
O IKEDA Japanese Cuisine veio encurtar este percurso, oferecendo experiências únicas e inesquecíveis, equiparadas a uma verdadeira viagem ao país do sol nascente.
O CONCEITO
O IKEDA nasce em julho de 2017 com a promessa de ser uma extensão do Japão no Porto.
Num elogio à cozinha tradicional nipónica, o IKEDA respeita as suas origens e privilegia o ecletismo desta gastronomia, procurando abrir os horizontes de quem o visita a novos e excecionais sabores e despertar a curiosidade sobre um conjunto de pratos típicos que vão para lá do sushi (embora este também marque presença na carta do restaurante). A riqueza dos sabores, as diferentes texturas e as cores fortes são algumas das características da gastronomia japonesa, que prometem pôr todos os sentidos à prova. O compromisso do IKEDA está ainda assente na qualidade e na simplicidade dos pratos, onde o sabor e a frescura dos ingredientes são sempre privilegiados.
O espaço foi pensado tendo como base as tradicionais Izakaya, as tascas e espaços informais do Japão, onde as pessoas se encontram para petiscar e conviver. Aliando um ambiente intimista e acolhedor a uma decoração minimalista, com detalhes únicos, o IKEDA é um verdadeiro convite a uma viagem até ao Oriente.
A HISTÓRIA
Agnaldo Ferreira, Chef brasileiro apaixonado pela cultura e gastronomia japonesas, é o rosto e o mentor do IKEDA. Contando com uma experiência de mais de 20 anos, Agnaldo iniciou o seu percurso internacional em Lisboa e, desde então, propagou a sua arte em vários restaurantes especializados na gastronomia nipónica, conquistando, em cada sítio por onde passou, mais e novos apreciadores das suas criações.
Nas várias viagens que fez ao Japão colecionou as vivências necessárias que lhe permitem hoje afirmar-se como um dos melhores Chefs especializados em sushi em Portugal.
Depois de ter aberto o seu próprio espaço na capital – a taberna japonesa Hikidashi -, Agnaldo decidiu apostar no Porto e criar um novo local de referência na cidade: uma casa especializada em sushi de qualidade e em pratos que compõem a tradição gastronómica japonesa: o IKEDA.
O NOME
O nome IKEDA é inspirado na figura de Kikunae Ikeda, professor e cientista da Universidade Imperial de Tóquio, que descobriu o quinto sentido do palato humano – o Umami -, para além dos outros quatro mais conhecidos (doce, amargo, ácido e salgado). Umami significa “delicioso” em japonês, pelo que esta homenagem à pessoa responsável pela sua descoberta faz todo o sentido num espaço que tem como objetivo despertar uma diversidade de sensações ao nível do paladar.
A CARTA
Entre um conjunto de sugestões quentes e frias, as opções são diversificadas numa carta capaz de satisfazer os adeptos dos sabores mais simples aos mais curiosos que não dispensam propostas arrojadas.
Para além de sushi, sashimi, teppanyaki ou ramen – pratos que já começam a ser familiares para os portugueses – é possível também encontrar outras iguarias típicas da cozinha japonesa menos conhecidas, como carne wagyu, okonomiyaki (uma espécie de panqueca frita) ou yakitori (espetadas de frango), para nomear apenas algumas.
Tudo servido em porções especialmente pensadas para incentivar a partilha.
A par da carta principal, o IKEDA dispõe ainda de uma carta específica para o serviço ao balcão e esplanada, composta por um conjunto de propostas para o cliente ir pedindo e experimentando juntamente com uma bebida, à semelhança do que acontece nas tascas japonesas.
UM ESPAÇO “FOOD ALLERGY-FRIENDLY”
Sensibilizado para o facto da maioria das pessoas com alergias alimentares evitar fazer refeições fora de casa por receio a uma exposição acidental a alergénios, o IKEDA Japanese Cuisine pretende facilitar uma maior integração social destas pessoas, de forma a que também elas possam usufruir da experiência de vivenciar o ambiente e a gastronomia do Japão no Porto, de forma segura e confortável.
Perante este objetivo, o restaurante estabeleceu uma parceria pioneira com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), no sentido de tornar o IKEDA um espaço “food allergy-friendly”, através da formação da sua equipa e da implementação de ferramentas, de procedimentos de segurança e de boas práticas que visam a prevenção da contaminação cruzada e da exposição acidental a alergénios.
No âmbito desta parceria, toda a equipa do restaurante participou na primeira edição do Curso de Alergia Alimentar na Restauração, Hotelaria e Turismo, ministrado por docentes da faculdade em questão e dirigido exclusivamente a profissionais destes setores. Cada elemento recebeu formação específica que lhe permite, no exercício das suas funções, contribuir, de forma pró-ativa e preponderante, para a garantia da segurança alimentar e do bem-estar de todos os clientes do IKEDA, nomeadamente daqueles que sofrem de alergias alimentares. Entre o conjunto de competências adquiridas pela equipa estão a identificação do conceito de alergia alimentar e dos diferentes alergénios; a implementação de procedimentos de segurança e boas práticas para a prevenção da contaminação cruzada e da exposição acidental na preparação das refeições; o reconhecimento das manifestações clínicas da alergia alimentar e dos procedimentos a adotar em situação de ingestão acidental e emergência; e ainda o recurso a uma metodologia para uma comunicação e atendimento adequados aos clientes com este tipo de patologia. O restaurante disponibiliza ainda na sua carta a indicação de todos os potenciais alergénios envolvidos na confeção de cada prato, de forma a permitir aos seus clientes uma escolha informada e segura das refeições.
Com a implementação destas medidas, o IKEDA encontra-se assim preparado para receber todos os clientes, nacionais e estrangeiros, que sofrem de alergias alimentares, proporcionando-lhes, de forma confortável e segura, experiências tipicamente japonesas.
À semelhança do que já acontece em alguns países, onde os restaurantes “food allergy-friendly” são uma realidade, o IKEDA pretende posicionar-se como uma opção de confiança junto desta comunidade de clientes, contribuindo, desta forma, para colmatar uma lacuna que ainda se verifica ao nível da oferta da restauração nacional.
OS ESPAÇOS QUE COMPÕEM O IKEDA
BALCÃO
KICCHIN (sushi bar)
A sala KICCHIN é o espaço indicado para viver, de forma mais autêntica, a verdadeira experiência das Izakayas japonesas.
O balcão, longo e minimalista, que permite aos clientes acompanhar de perto a técnica dos Chefs e toda a preparação das iguarias, é a peça central do KICCHIN.
Neste espaço, o ambiente é casual e propício ao convívio, transportando-nos, de imediato, para um cenário tipicamente nipónico.
Capacidade para 34 pessoas (14 lugares ao balcão)
RESTAURANTE
IMA (sala origami)
A sala IMA assume-se como o maior espaço do restaurante, pensado para refeições que criam ligações e que se estendem no tempo. O elemento chave e diferenciador deste espaço é o seu teto, ornamentado por minuciosas peças de arte japonesas – os tradicionais origamis -, que não deixam ninguém indiferente. Ao todo são 3000 grous de papel, feitos à mão, um elemento que representa uma ave sagrada para os japoneses, símbolo de sorte, paz e vida longa. Um “mar” de boa fortuna que os clientes do IKEDA terão sobre si ao longo de toda a refeição! Capacidade para 44 pessoas
JARDIM LOUNGE
NIWA
O jardim, com esplanada, é um espaço que reflete toda a mística da cultura japonesa.
Ideal para um cocktail ao fim da tarde ou para um copo antes ou depois da refeição, o NIWA vive de uma atmosfera descontraída e acolhedora, onde se respira a essência oriental, latente na decoração, nos elementos paisagísticos e em pormenores como o chão de madeira queimada, obtido através da técnica japonesa – o Shou Sugi Ban. Conferindo aos materiais uma estética elegante e intemporal, esta técnica milenar para o tratamento da madeira é usada para preservá-la, a fim de a manter intacta durante pelo menos cem anos.
Sempre que o tempo permitir, este espaço poderá ainda ser utilizado para acolher almoços e jantares. Capacidade para 20 pessoas sentadas
SALA PRIVADA
MINKA
Esta sala privada destina-se exclusivamente a grupos. Descalços e sentados numa mesa baixa perto do chão, aqui todos poderão viver uma verdadeira experiência japonesa, numa atmosfera tranquila e de total partilha.
Contando com a presença de um sushiman exclusivo na sala, os clientes poderão acompanhar a preparação dos seus pratos, de acordo com um menu especialmente pensado para este conceito, usufruindo de um serviço totalmente dedicado. Se assim o desejar, o cliente poderá ainda fazer a sua própria seleção musical e partilhar, através de sistema bluetooth, a banda sonora perfeita para esta refeição.
Este espaço está disponível apenas por marcação prévia e é um dos pontos fortes e diferenciadores do IKEDA.
Capacidade: mínimo de 8 pessoas e máximo de 10
HORÁRIO
Encerra à segunda-feira.
De terça a quinta | domingo: 12h30 às 15h00 | 20h00 às 23h00
Sextas e sábados: 12h30 às 15h00 | 20h00 às 00h00
Preço médio: 35€
CONTACTOS
Telefone: +351 915 499 363
Emai: reservas@ikeda.pt
Morada: Rua do Campo Alegre, 416 – 4150-170 Porto