A Mazda Motor Corporation anunciou hoje os resultados financeiros e de vendas do primeiro semestre do presente Ano Fiscal, período compreendido entre 1 de Abril e 30 de Setembro de 2021, no qual registou 660.000 unidades vendidas a nível global, num crescimento de 14% face a igual período do exercício fiscal anterior.
Na Europa[1], as vendas nestes primeiros seis meses aumentaram 30% face a igual período fiscal anterior, representando 106.000 unidades, permitindo à Mazda aumentar a sua quota de mercado em 0,2%, passando agora a deter 1,3%. A Alemanha, o seu maior mercado no Velho Continente, contribuiu com 24.000 unidades (+27%), enquanto as vendas no Reino Unido ascenderam às 17.000 unidades (+43%).
Fruto de ajustes na produção decorrentes da escassez mundial de semicondutores, a Mazda focou-se no controlo do inventário e na implementação operacional com base no conceito “lean and efficient”. O abastecimento aos EUA e Austrália tornou-se prioritário, duas regiões que, neste período de seis meses, registaram o maior crescimento (+40%) em termos de evolução, face ao anterior Ano Fiscal. Nos EUA as vendas alcançaram as 190.000 unidades, o maior volume desde 1995, enquanto a Austrália reportou 56.000 unidades. No Japão, as vendas da Mazda neste período de seis meses ascenderam às 60.000 unidades, enquanto a China registou 89.000 vendas de Abril a Setembro.
No acumulado deste primeiro semestre do presente Ano Fiscal, a Mazda reportou vendas líquidas de ¥ 1.495.900 milhões (€ 11.400 milhões[2]) e um lucro operacional de ¥ 39.700 milhões (€ 303 milhões2). O lucro líquido foi de ¥ 23.900 milhões (€ 182,4 milhões2). O lucro operacional cresceu ¥ 92.600 milhões (€ 706,9 milhões2), em termos anuais, em resultados dos passos dados no aumento do lucro variável e dos custos fixos.
Em resultado dos ajustes de produção, as previsões da Mazda em termos de volume de vendas a nível mundial viram-se reduzidas em 98.000 unidades, para 1.311.000 unidades, ainda assim 2% acima do alcançado no anterior exercício. O mercado da Mazda na Europa deverá ter um contributo de 193.000 veículos. Contudo, devido à favorabilidade inerente aos melhores valores de lucro variável e de custos fixos, bem como as expectativas em termos de revisões das taxas de câmbio, as previsões em termos de lucro operacional mantêm-se inalteradas, mantendo-se nos ¥ 65.000 milhões (€ 462,2 milhões2). A Mazda prevê ainda alcançar vendas líquidas no valor de ¥ 3.200.000 milhões (€ 24.400,2 milhões2) e um resultado líquido de ¥ 41.000 milhões (€ 313,0 milhões2) no presente Ano Fiscal.
A Mazda irá continuar a acompanhar a evolução do sector, as tendências da procura automóvel em cada mercado onde os seus veículos são comercializados e o desenvolvimento futuro de questões com impacto no negócio, incluindo a escassez de semicondutores, os aumentos dos preços das matérias-primas e a pandemia em curso de COVID-19.
A Mazda continua empenhada no investimento em futuras tecnologias, tendo como base o recente anúncio dos planos de expansão da sua oferta de propostas SUV a partir de 2022. Dois novos modelos integrados no grupo “Grandes Produtos” – Mazda CX-60 e Mazda CX-80 – irão ser introduzidos no line-up europeu ao longo dos dois próximos anos, permitindo gerar um crescimento positivo no negócio a médio/longo prazo.
[1] Inclui a Rússia
[2] Fonte: Resultados Financeiros Consolidados da Mazda Motor Corporation para o Segundo Trimestre do Ano Fiscal que termina a 31 de Março de 2022; Valores em Euros para o primeiro semestre e para a totalidade do Ano Fiscal calculados a €1 = ¥131