Com a autonomia de 275 km1 proporcionada pela sua bateria de 50kWh, o novo ë-Berlingo Van garante um dia de trabalho sem preocupações. A instalação das baterias sob o piso não afeta o volume de carga (até 4,4 m³) nem o comprimento útil, o que permite transportar objectos até 3,09 m na carroçaria M, e 3,44 m na versão XL. A carga útil de referência e a carga rebocável de 750 kg são características de peso em todas as versões. Para além dos seus serviços funcionais e da sua modularidade, o ë-Berlingo Van tem igualmente como atributos o conforto, a segurança e o prazer de condução.
Os clientes-alvo são profissionais que, embora em 58% dos casos raramente utilizem vias rápidas, e façam apenas uma média de cerca de 72km/dia, continuam a necessitar de versatilidade de utilização de forma a poderem, ocasionalmente, cobrir distâncias de 250 km (distância máxima) num dia.
De facto, 88% destes utilizadores deslocam-se em regiões bem definidas e apenas em 1,6% das suas deslocações necessitam efetuar o carregamento do veículo durante o dia. A grande maioria das utilizações requer apenas carregamentos durante a noite, após o trabalho.
O carregamento é fácil, sendo necessários apenas 30 minutos para carregar a bateria até aos 80% utilizando um posto de carregamento público rápido. Com uma tomada Green’Up, ë-Berlingo Van será o único modelo do seu segmento capaz de carregar a sua bateria de 0 a 100% em apenas uma noite, de forma a estar totalmente operacional para o trabalho no dia seguinte.
DUAS APPS MÓVEIS PARA UMA CONDUÇÃO ELÉTRICA SEM PREOCUPAÇÕES
A aplicação My Citroën pode ser utilizada para gerir remotamente o carregamento da bateria (estado e autonomia do veículo, carregamento diferido[1] através do smartphone) e o pré-condicionamento térmico do compartimento do habitáculo.
A aplicação Charge My Car, uma aplicação desenvolvida pela Free2Move Services, facilita o carregamento e o estacionamento (em França), oferecendo acesso a mais de 220.000 postos de carregamento e permitindo planear o melhor percurso em função da autonomia do veículo e da disponibilidade de postos de carregamento ao longo do caminho (incluindo pausas para carregamento, tempo total de carregamento, tipo de tomada, meios de acesso ao posto de carregamento, etc.), além de proporcionar poupança de tempo aos clientes através do pagamento dos seus consumos diretamente através da aplicação. Estará disponível posteriormente em Portugal.
CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES QUE TORNAM O Ë-BERLIGO VAN NUMA DAS MELHORES PROPOSTAS DO SEU SEGMENTO
Com vendas mundiais de cerca de 1.900.000 desde o seu lançamento em 1996, o Citroën Berlingo Van ocupa o 2º lugar no segmento dos pequenos furgões na Europa, com uma quota de mercado de 17% em 2020. Em Portugal, mantém-se no top 3 dos furgões compactos mais vendidos, com uma quota em torno dos 18%. Continua a aumentar as suas vendas graças à sua adaptação permanente às novas necessidades dos clientes.
Ë-BERLINGO VAN: UMA SOLUÇÃO ECOLÓGICA E ECONÓMICA
O custo de utilização é mais baixo com ë-Berlingo Van: o custo do consumo de eletricidade é cinco vezes inferior ao custo de combustível de um furgão convencional, e, graças à sua manutenção mais simples, as estimativas apontam para uma redução de 30% nos respetivos custos. Uma vez que não tem filtro de óleo, caixa de velocidades ou embraiagem, o desgaste mecânico e as avarias são significativamente reduzidos, e as pastilhas dos travões sofrem menos desgaste em resultado do sistema de travagem regenerativa.
GAMA Ë-BERLINGO VAN: EQUIPAMENTO COMPLETO
O ë-Berlingo Van inclui o mesmo equipamento da versão térmica (com exceção do regulador adaptativo e do aquecimento adicional). Todas as versões elétricas contam, adicionalmente, com um carregador de bordo de 7kW e com um cabo de carga de Modo 2 8A, ar condicionado manual e travão de estacionamento elétrico, jantes cinzentas de 16’’ com tampões e uma roda sobressalente uniforme. Em opção é possível estar equipado com um carregador de bordo de 11 kW e um cabo de carga Modo 3 – 32A. Em Portugal, o ë-Berlingo Van está disponível numa única versão de equipamento: Club, integrando uma elevada dotação de equipamentos e conteúdos:
Ar condicionado manual, faróis automáticos, assistência ao arranque em subida, fecho central remoto com sistema Plip, Citroën Connect Box com SOS & Assistance Pack incluído, sistema de som digital DAB MP3, touchscreen monocromático de 5’’, kit mãos-livres Bluetooth, tomada de 12V e porta USB, sensores de estacionamento traseiros, controlo de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de pressão dos pneus e luzes de nevoeiro, elementos que que reforçam o conforto e a segurança de condução. O banco do condutor “Comfort” tem regulação em altura e do apoio lombar, dispondo também de apoio de braço e compartimento de arrumação sob o assento. A posição elevada do banco permite ao condutor ter uma ampla visão da estrada. Para proteger e facilitar a limpeza do compartimento de passageiros, o piso está revestido com um material plastificado TPO.
Em termos de arquitetura, o ë-Berlingo Van Club apresenta portas basculantes traseiras 60/40 para abertura a 180°, largura otimizada de 675 mm e altura de 1,072 mm, uma porta lateral direita deslizante (na versão XL) facilitando a carga e descarga independentemente do local onde o veículo está estacionado, e uma divisória fixa sólida. No que diz respeito aos espaços de arrumação, existe um compartimento superior, de fácil alcance, que permite manter a organização do habitáculo para colocar objetos do dia-a-dia, tais como ferramentas ou documentos, sempre acessíveis a qualquer momento. O porta-luvas TopBox é suficientemente grande para alojar um computador, por exemplo, e o banco do passageiro oferece um amplo espaço de arrumação sob o assento. Para conforto do condutor, ë-Berlingo Van Club tem o volante ajustável em altura e profundidade, espelhos retrovisores elétricos aquecidos e vidros elétricos.
O novo ë-Berlingo Van Club é, portanto, um produto 100% Berlingo, com duas dimensões de carroçaria (M: 4,40 m; XL: 4,75 m), 3,3 a 4,4 m3 de volume de carga e até 3,44 m de comprimento útil com Moduwork®. A exclusiva cabine Extenso®, disponível de série e aprovada por 77% dos clientes europeus, disponibiliza três lugares à frente, integrando um banco modular de 2 lugares passível de converter o espaço central num escritório móvel e um banco lateral que, consoante a posição, permite carregar objetos longos até 3,09 m (M) e 3,44 m (XL). O equipamento de série compreende também o touchscreen de 8‘’, bem como o painel de instrumentos digital de 10’’, o qual acrescenta um toque verdadeiramente moderno com um mostrador de fácil leitura com informações de condução e dados elétricos específicos.
OPÇÕES PARA MELHORAR A CONFIGURAÇÃO, O CONFORTO E A SEGURANÇA
O catálogo de opcionais do ë-Berlingo Van oferece uma série de soluções de configuração, conforto e segurança, com destaque para os seguintes packs de equipamento:
- Pack Look (370 euros): pára-choques traseiro na cor da carroçaria, puxadores exteriores das portas, retrovisores exteriores e frisos laterais pintados, friso do portão traseiro na cor da carroçaria, embelezadores das rodas TWIN de 15’’;
- Pack iluminação zona de carga (135 euros): tomadas de 12 V e 220 V, reforço de iluminação com lâmpada LED, 4 anéis de fixação;
- Pack Visibilidade (250 euros): limpa para-brisas automático, acendimento automático dos faróis, faróis de nevoeiro, volante com comandos integrados;
- Pack Chantier (540 euros): Grip Control com Hill Assist Descent, jJantes de 16’’, distância ao solo aumentada, placa de proteção inferior do motor;
- Pack Safety (350 euros): regulador/limitador de velocidade, alerta de transposição involuntária de faixa de rodagem, reconhecimento dos painéis de velocidade e recomendação, AEB Video com alerta de risco de colisão, travagem de emergência automática;
- Pack Safety Plus (530 euros): acrescenta comutação automática médios/máximos e reconhecimento dos painéis de velocidade e de informação + Pack Visibilidade.
Para os carregamentos, o ë-Berlingo Van vem dotado de série com um carregador de bordo de 7 kW, podendo os clientes escolher o cabo adequado: Modo 2 para tomadas de 8-14A Green’Up tipo E/F ou o Modo 3, com 6 metros de comprimento, para pontos de carga tipo 2 compatíveis com uma Wallbox trifásica 16A (é necessário um carregador de bordo de 11 kW) ou 32A monofásico.
[1] O carregamento diferido também pode ser configurado a partir do menu “Energy” no touchscreen. Esta operação só está disponível para carregamentos domésticos (modo 2) ou rápido (modo 3).
AJUDAS À CONDUÇÃO
O ë-Berlingo Van apresenta 18 tecnologias úteis que propiciam aos profissionais uma condução diária segura e sem esforço. Para uma condução mais fácil, o ë-Berlingo Van disponibiliza acesso e arranque mãos livres, head-up display a cores, assistência ao arranque em subida, assistência ao estacionamento traseiro, assistência ao estacionamento dianteiro, câmara de marcha-atrás, visão traseira Surround, faróis automáticos, travão de estacionamento elétrico e indicador de excesso de carga (inédito no segmento). Para maior segurança, incorpora Active Safety Brake, sistema de aviso ativo de saída de faixa, alerta de atenção do condutor, alerta de risco de colisão, controlo de estabilidade do reboque, Grip Control com Hill Assist Descent, reconhecimento e recomendação alargada de sinais de limitação e sistema de monitorização do ângulo morto. Em matéria de conectividade são três as ofertas do ë-Berlingo: Connect Assist (chamada de emergência localizada e serviços de assistência), Connect Nav(TomTom3D e navegação conectada, comandos de voz), Connect Play (Android Auto eApple CarPlay™).
Concebido e equipado para simplificar a utilização, mas também para melhorar o conforto durante o trabalho, o Citroën ë-Berlingo Van destina-se a reduzir o stress e a fadiga dos profissionais, a fim de melhorar a sua produtividade. O prazer de condução, já conhecido na versão com motor de combustão em resultado da suavidade dos comandos e da eficaz insonorização acústica por via dos múltiplos sistemas de absorção sonora, apresenta-se ainda mais reforçado em modo elétrico devido â ausência de ruídos e vibrações. Os argumentos e características do ë-Berlingo Van estão ao melhor nível do segmento e possui a autonomia de condução necessária para todas as deslocações diárias.
OS PREÇOS DO NOVO Ë-BERLINGO VAN EM PORTUGAL
Dotado do motor 100% ëlectric (100 kW/136 cv) associado a uma bateria 50 kWh, o Citroën ë-Berlingo Van apresenta os seguintes preços em Portugal:
CITROËN ë-BERLINGO VAN – PVP*
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Nível de Equipamento | CLUB | |
Motor Elétrico | M | XL |
100% ëlectric (100 kW/136 cv) Bateria 50 kWh | 36.053,77 € | 37.153,77 € |
* PVP Recomendados; não incluem despesas de legalização, transporte e preparação; incluem ecotaxas
A Rede de Concessionários Citroën está também apta a propor o novo ë-Berlingo Van através dos seus produtos de financiamento, adequados aos requisitos de cada cliente. A título de exemplo, o ë-Berlingo Van na versão M está disponível através do Free2Move Lease com uma renda mensal de 336 € (IVA não incluído) para contratos de 48 meses / 80.000 km (inclui manutenção).
O novo ë-Berlingo Van chegará fisicamente à Rede de Concessionários Citroën, em janeiro de 2022.
O NOVO Ë-BERLINGO VAN EM RESUMO
100% ELÉTRICO
- Motor de 100kW / 136 cv; binário de 260 Nm disponível imediatamente
- 275 km de autonomia (ciclo WLTP) devido à bateria de 50 kWh*
- Várias opções de carregamento
- Carregamento público (100 kW): 80% em 30min (bateria de 50kWh)
- Wallbox 11kW (trifásica): 5h
- Wallbox 7,4kW (monofásica): 7h30
100% BERLINGO (SEM COMPROMETER AS CARACTERÍSTICAS DO MODELO)
- 2 dimensões disponíveis: M (4,40m) e XL (4,75m).
- Cabine Extenso disponível
- 3,3 a 4,4m3 volume de carga,
- Até 3,44m de comprimento útil com Moduwork®
SEMPRE A MELHOR TECNOLOGIA A BORDO
- Ecrã digital de 10’’ de alta-definição, inédito neste segmento (em opção);
- 3 ofertas de conectividade:
- Connect Nav (TomTom 3D e navegação conectada, comandos de voz)
- Connect Assist (chamada de emergência localizada e serviços de assistência
- Connect Play (Android Auto e Apple CarPlay™)
- Carregamento por indução para smartphones