Município reforçou compromisso com a ação climática no ano em que enverga o título de Capital Verde Europeia
Guimarães voltou a pôr as mãos na terra e a plantar o futuro. Pelo terceiro ano consecutivo, a Win Win Textiles, em conjunto com o município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem, promoveu um grande evento de plantação de árvores, integrado na agenda da Guimarães 26 – Capital Verde Europeia, no âmbito do projeto Guimarães Mais Floresta.
A iniciativa, que decorreu no passado sábado, reuniu representantes de mais de 25 empresas parceiras, alunos do Agrupamento de Escolas do Vale de São Torcato, a Junta de Freguesia de São Torcato e contou, ainda, com a participação de jogadores de andebol e do futebol de formação do Vitória Sport Clube.
No total, foram doadas e mobilizadas para plantação 2.122 árvores. Uma parte foi já plantada na zona da Pedra Fina, na freguesia de São Torcato, sendo as restantes encaminhadas para outros locais do concelho que necessitam de reflorestação e reforço de coberto arbóreo, contribuindo para a recuperação ecológica e para o aumento da cobertura arbórea em Guimarães.
O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, Alberto Martins, sublinhou o impacto concreto da ação no terreno e a relevância da iniciativa no contexto de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia: “São iniciativas fundamentais. Em ano de Capital Verde, a importância que Guimarães dá à sustentabilidade e à sensibilização aproxima-nos das pessoas e consubstancia, no terreno, realizações práticas. É uma reflorestação de uma zona afetada pelos incêndios, que é simultaneamente o local onde era extraído o granito para a construção da Basílica de São Torcato”.
Também Lars Skou Gøtterup, responsável da Win Win Textiles, destacou a necessidade de ações mais frequentes e participadas: “Precisamos de acelerar a transição verde e mais eventos como este mostram que é com as mãos na terra que se alteram as coisas. E o tecido empresarial também tem esta responsabilidade social”.
Este foi mais um momento de mobilização comunitária que reforçou a ligação entre educação, setor empresarial e ação climática, demonstrando como a sustentabilidade se constrói com participação e compromisso coletivo. Com cada árvore plantada, Guimarães dá mais um passo rumo a um concelho mais resiliente, saudável e sustentável.
