A SEAT S.A. nomeou Arantxa Alonso como Brand Officer da SEAT, um cargo recém-criado que terá como objetivo impulsionar o sucesso contínuo da marca. Alonso foi responsável pelo Gabinete da CUPRA na Volkswagen Anhui, na China, assumiu o novo cargo a 1 de setembro, reportando diretamente a Sven Schuwirth, vice-presidente executivo de Vendas, Marketing e Pós-Venda da SEAT S.A.
Como Brand Officer da SEAT, Arantxa Alonso irá liderar a estratégia a longo prazo e será responsável por desenvolver e implementar planos de ciclo de vida para reforçar o volume e os lucros da marca SEAT. Também terá de criar uma equipa sólida para garantir o correto posicionamento da gama de modelos no mercado e desenvolver as campanhas de marketing da marca.
“A marca SEAT desempenha um papel fundamental no crescimento rentável a longo prazo da empresa”, afirmou Wayne Griffiths, CEO da SEAT e CUPRA. “Para este cargo, precisávamos de alguém com a ambição e a visão necessárias para impulsionar o sucesso contínuo da marca. A Arantxa é, sem dúvida, a pessoa indicada para este papel. Aceita desafios e consegue alcançar o sucesso. Estou certo de que, com a sua dedicação, a marca SEAT continuará a crescer e a atrair novos clientes.”
Arantxa Alonso assume este papel crucial num momento de rápida mudança na indústria automóvel, com a marca SEAT a anunciar recentemente novas versões de alguns dos seus modelos mais emblemáticos.
“A marca SEAT continuará a lançar veículos híbridos plug-in e automóveis de combustão melhorados e eficientes em termos de combustível, perfeitamente adaptados às necessidades da sociedade”, afirmou Sven Schuwirth, Vice-Presidente Executivo de Vendas, Marketing e Pós-Venda da SEAT S.A. “Estes incluem os renovados Arona e Ibiza, bem como versões atualizadas do Ateca e Leon. A vasta experiência de Arantxa garantirá o sucesso destes lançamentos e reforçará a sólida posição da marca no mercado”.
Experiência na construção do sucesso
Arantxa Alonso conta com mais de 20 anos de experiência na área de marketing e gestão no setor automóvel. Fala fluentemente francês, alemão, inglês e espanhol, e trabalhou em vários projetos internacionais desde que começou a sua carreira na SEAT S.A. em 2005. Inicialmente, trabalhou como Gestora de Projetos de I&D de Sistemas de Infotainment, sendo promovida a Global Head of R&D Infotainment Systems da SEAT no ano seguinte.
Em setembro de 2010 foi nomeada Global Product Manager do SEAT Leon e, em maio de 2014, tornou-se Global Head of Product Marketing dos modelos compactos da SEAT S.A. Posteriormente, em novembro de 2019, Arantxa Alonso foi nomeada Head of CUPRA Project Office na Volkswagen Anhui, na China, as suas anteriores funções.
Arantxa Alonso é Engenheira Industrial pela Universidade Politécnica de Madrid. Posteriormente, obteve um Mestrado em Engenharia de Produto Automóvel pela Universidade de Cranfield no ano 2000. Além disso, fez um Executive Master em Vendas e Marketing na ESADE Business School e um programa sobre Inteligência Artificial e as suas implicações para a Estratégia, Gestão e Liderança Empresarial no Massachusetts Institute of Technology.