O novo Opel Movano Electric já está disponível no mercado como veículo elétrico a bateria, mas agora a Opel abre um novo capítulo na carreira do maior furgão da marca. O novo Opel Movano HYDROGEN[1] fará a sua estreia mundial no IAA Transportation 2024 em Hanover, na Alemanha. Com este veículo movido a pilha de combustível de hidrogénio, a Opel irá demonstrar, de 16 a 22 de setembro, como um conceito de condução inovador, dotado de pilha de combustível, pode ser combinado com um desempenho sem compromisso no trabalho e na utilização diária. O novo Movano HYDROGEN pode circular até cerca de 500 quilómetros sem emissões locais, sem parar para reabastecer (WLTP[2]), pode ser abastecido em menos de 5 minutos e oferece toda a flexibilidade e volume de carga das demais variantes do modelo Movano.
Além disso, o novo Opel Combo Electric e o quadriciclo elétrico a bateria Opel Rocks Electric1, agora equipados com o kit KARGO para serviços de entregas e afins, estarão também presentes no stand C70, Pavilhão 13, da Stellantis Pro One. Este trio de veículos comerciais será apresentado no principal salão de logística, veículos comerciais e do setor dos transportes, durante a Conferência de Imprensa marcada para segunda-feira, dia 16 de setembro, a partir das 11h20[3].
Transporte inteligente a pilha de combustível de hidrogénio: Novo Opel Movano HYDROGEN1
O Opel Vivaro HYDROGEN1 já demonstrou como é possível conduzir longas distâncias com zero emissões locais e sem perder tempo a reabastecer. Agora, esta inovadora unidade de tração será, também, lançada no modelo de maiores dimensões da gama de Veículos Comerciais Ligeiros da Opel. Graças à sua combinação de propulsão a pilha de combustível de hidrogénio e a bateria plug-in, o novo Opel Movano HYDROGEN1 pode percorrer até cerca de 500 quilómetros (WLTP2) e pode ser reabastecido com hidrogénio em menos de cinco minutos. O motor elétrico oferece 110 kW (150 cv) de potência e um binário máximo de 410 Nm. A bateria de iões de lítio de 11 kWh fornece apoio no arranque ou na aceleração. Isto significa que o sistema de pilha de combustível funciona sempre em condições ideais de utilização.
Outra grande vantagem do sistema híbrido: a energia resultante da travagem pode ser recuperada e introduzida na bateria sob a forma de eletricidade, através do motor elétrico que funciona como gerador. Toda a tecnologia de propulsão e os depósitos de hidrogénio estão alojados num formato extremamente compacto, pelo que o furgão não faz quaisquer concessões em termos de utilização diária; o Movano HYDROGEN explora totalmente as suas qualidades como veículo de carga flexível e, dependendo da sua variante, pode acondicionar até 17 m3 de carga e transportar até 1.370 kg de carga útil.
Compactos, flexíveis e atraentes: Combo Electric e Rocks Electric2 com kit KARGO
O Opel Combo Electric apresenta também um novo visual. A nova versão do VCL compacto da Opel é imediatamente reconhecível e inconfundível, graças ao novo design da frente e ao caraterístico “rosto” da marca, o Opel Vizor. Para além de todas as comprovadas qualidades da versão anterior, o novo Combo é agora capaz de iluminar a estrada com o sistema Intelli-Lux Matrix Light sem encandeamento. Isto torna o furgão compacto no primeiro modelo do seu segmento a introduzir a mais moderna tecnologia de iluminação adaptativa. O veículo elétrico a bateria, disponível para encomenda a partir de 28 972 euros (sem IVA) oferece agora uma autonomia sem emissões locais de até 354 km (WLTP[4]), ou seja, cerca de 80 km mais do que o seu antecessor.
Também a proposta mais pequena da Opel fará uma aparição muito especial em Hanover: o Opel Rocks Electric2 com kit especial KARGO. Com dimensões ultracompactas (comprimento: 2,41 m; largura: 1,39 m; altura: 1,52 m) e com o kit KARGO, o pequeno quadriciclo elétrico tem disponível um volume de carga adicional divisível por módulos. Isto permite transformar-se, quase instantaneamente, de uma versão de dois lugares num prático veículo de entregas. Com um círculo de viragem de apenas 7,20 metros, o pequeno veículo pode ser facilmente manobrado em curvas apertadas e becos ou em pequenos espaços de estacionamento. Além disso, tem uma autonomia elétrica de até 75 quilómetros, ou seja, a combinação ideal para a entrega de encomendas, fast food ou medicamentos, sem emissões locais, especialmente em áreas urbanas.
[1] Modelo não comercializado em Portugal
[2] Valores provisórios de autonomia determinados de acordo com o método de teste WLTP (R (CE) n.º 715/2007, R (UE) n.º 2017/1151). A autonomia real pode variar em condições de utilização diária e depende de vários fatores, nomeadamente estilo de condução pessoal, caraterísticas do percurso, temperatura exterior, utilização do aquecimento e ar condicionado e pré-condicionamento térmico. Veículo ainda não disponível.
[3] Hora local, mais uma hora do que em Portugal Continental
[4] Valores de autonomia determinados de acordo com o método de teste WLTP (R (CE) n.º 715/2007, R (UE) n.º 2017/1151). A autonomia real pode variar em condições de utilização diária e depende de vários fatores, nomeadamente estilo de condução pessoal, caraterísticas do percurso, temperatura exterior, utilização do aquecimento e ar condicionado e pré-condicionamento térmico.