Este verão, é possível conhecer Mora, como se de um local se tratasse. O Lilases Boutique House & Garden, organiza agora visitas guiadas pela vila do concelho de Évora, com um natural de Mora, António Luís, que irá mostrar aos visitantes não só os monumentos e património cultural de passagem obrigatória, mas também os sítios preferidos dos morenses para beber algo, para fazer compras, para festejar ou simplesmente para ver o tempo passar.
A experiência começa no miradouro de Mora, com vista sobre a vasta planície alentejana, seguindo-se uma visita ao Museu Interativo do Megalitismo, instalado na antiga estação de comboios do município, recuperada como um espaço cultural e de lazer. Daqui o destino é a freguesia de Pavia, para uma sessão de histórias que mostram a ligação histórica desta terra a Itália, fundada no século XII por colonos italianos da região de Pavia. Depois de almoço, a localidade de Brotas, que tem como paragem obrigatória a Igreja de Nª Srª de Brotas e a Olaria de José Ramalhão, o último oleiro de 40 que viveram nesta freguesia. A visita termina em Cabeção, terra do vinho de talha, onde será possível visitar uma adega e conhecer este método de produção, com direito a prova.
Intercalando com os pontos culturais, António Luís também irá passar por locais da vida diária dos morenses, mostrando, além do património da vila, o modo de viver dos seus habitantes, no que será, sem dúvida, uma completa imersão no estilo de vida alentejano. Esta parte da visita inclui alguns dos espaços mais utilizados diariamente, incluindo cafés, restaurantes, lojas, romarias, parques e praias fluviais, entre outros. A visita dura todo o dia, iniciando às 9h30 e indo até às 18h00.
O Lilases Boutique House & Garden nasceu da recuperação de uma casa senhorial no centro da vila de Mora, em Évora, com vista para a planície alentejana e os campos de amendoeiras. Oferece a tranquilidade típica do nosso Alentejo, dando sempre a possibilidade aos visitantes mais curiosos de descobrir as vivências e costumes de quem faz do campo a sua casa, através de várias parcerias locais. Além destas visitas guiadas pela vila, também é possível optar por workshops de olaria, com o oleiro local, observação de estrelas, ciclo do mel, entre outras.
Seja qual for a opção, esta casa senhorial, oferece o refúgio desejado, no meio de um jardim florido e com vistas serenas para a encosta alentejana, apenas a 100km de Lisboa.
Créditos Tiago de Paula Carvalho