A Goodyear coroou Filipe Albuquerque com o Prémio Wingfoot 2023 no Bahrain. O piloto da United Autosports venceu o troféu após uma temporada incrivelmente consistente, batenndo por escassa margem Robert Kubica conquistar o cetro geral da temporada.
Por seu turno, Albert Costa conquistou o prémio Wingfoot Award das 8 Horas do Bahrain, com um tempo médio por volta de 1:56.96, 0.172 mais rápido do que Filipe Albuquerque.
O prémio Wingfoot reconhece o desempenho consistente dos pilotos da Goodyear no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA. Celebrando a arte e a capacidade de maximizar a performance mantendo um ritmo constante.
Após cada ronda, o premio é atribuído ao piloto de LMP2 que obtém a média mais rápida por stint, medindo o seu tempo médio por volta em dois stints consecutivos.
Filipe Albuquerque e Robert Kubica chegaram à última ronda no Bahrain empatados em pontos no Prémio Wingfoot. No final, ficaram em segundo e quinto, respetivamente, na classificação do prémio no Bahrein, o que permitiu a a Filipe Albuquerque garantir o troféu dedicado à classificação geral do campeonato.
Em resultado do triunfo de Filipe Albuquerque no Prémio Wingfoot, a sua equipa, a United Autosports, recebeu três jogos de pneus Goodyear LMP2 para a prova de estreantes de final de temporada, que teve lugar no domingo, depois da corrida.
O Prémio Wingfoot continuará no WEC na próxima temporada, com a emocionante chegada da categoria LMGT3. O Bahrain assinalou o final dos LMP2 nbo WEC, com a Goodyear a passar a fornecer a classe LMGT3 a partir do próximo ano. A Goodyear continuará a ser o único fornecedor de LMP2 nas European Le Mans Series.
Ben Crawley, diretor de Motorsport da Goodyear EMEA, comentou: “Parabéns a Filipe Albuquerque pela sua excelente temporada em LMP2 em 2023. Efetivamente, não sabíamos qual seria o desenlace entre ele e Kubica na ronda final, e estou contente que tenha sido adicionada uma camada extra de incógnita à corrida”.
“Do mesmo modo, parabéns a Robret Kubica, e aos seus companheiros na equipa WRT, Louis Delétraz e Rui Andrade, pela conquista do título de LMP2 de 2023”.
As origens do Wingfoot
A ideia de velocidade inspirou a escolha Goodyear do símbolo Wingfootm, pouco depois da formação da empresa, há 125 anos. O símbolo Wingfoot de Goodyear deriva do famoso deos da mitologia, conhecido pelos antigos romanos como Mercúrio, e pelos gregos como Hermes. Mercúrio era conhecido como o mensageiro rápido de todos os deuses da mitologia, pelo que encaixa na perfeição com o espírito de performance da Goodyear.