Este ano foram distinguidas 47 marcas Superbrands.
Na 19ª edição da Gala Anual Superbrands há 47 marcas premiadas, avaliadas pelos consumidores portugueses. O evento aconteceu dia 7 de novembro, no Museu do Oriente, em Lisboa. Contou com a presença de mais de 300 profissionais e figuras públicas.
Destacam-se três áreas distintas nesta avaliação: Marcas em geral, fruto de referenciação espontânea; Marcas Corporate, referenciadas no segmento empresarial; e Marcas Nacionais, a área em que mais Marcas cresceram este ano.
MARCAS SUPERBRANDS 2023
AGEAS SEGUROS
AUCHAN
BANCO BPI
BANCO MONTEPIO
BRANCA DE NEVE
CONTINENTE
CP – COMBOIOS DE PORTUGAL
DECATHLON
DIÁRIO DE NOTÍCIAS
DREAMMEDIA
EDP
ERA IMOBILIARIA
FIDELIDADE
LEROY MERLIN
LUSÍADAS SAÚDE
MÉDIS
MEO
MERCEDES-BENZ
MULTICARE
PURINA
REMAX
RENAULT
RFM
RTP
SACOOR BROTHERS
SAPO
SPORT LISBOA E BENFICA
SPORT TV
MARCAS CORPORATE 2023
ALIVE TRAVEL
CATÓLICA LISBON
EDENRED
ELIS
ISQ
KPMG
NOVA SBE
PROSEGUR
SAP
MARCAS NACIONAIS 2023
A PADARIA PORTUGUESA
CAETANO AUTO
CAVALINHO
GAZELA
IZIDORO
MAXMAT
MO
PERFUMES & COMPANHIA
RADIO RENASCENÇA
VULCANO
Nesta edição foi novamente entregue o prémio SUPERBRANDS SOLIDÁRIA/RTP, que distingue projetos e iniciativas de carácter social, com impacto na comunidade. A 11ª distinção deste prémio SUPERBRANDS SOLIDÁRIA/RTP recaiu sobre a Refood, um projeto fundado por Hunter Halder, cuja missão é resgatar alimentos e alimentar as pessoas, com a participação ativa da comunidade local.
Nas Personalidades de Excelência, os portugueses identificaram as pessoas que mais se destacaram em quatro áreas. Através de votação pública, os eleitos foram: Chef Kiko como Chef de cozinha, Cristina Ferreira como Gestora, Rita Pereira como Influencer e Vasco Palmeirim como Locutor de rádio.
“As marcas reconhecidas como Superbrands não são selecionadas através de candidatura. O processo de seleção tem duas fases: uma primeira, em que as Marcas são referenciadas espontaneamente pelos consumidores no decurso do Estudo ao Consumidor e, numa segunda fase, as Marcas com maior referenciação, são avaliadas pelo Conselho Superbrands, um conjunto de 15 profissionais convidados anualmente, oriundos de diversas áreas de atividade. Cada uma das partes do processo tem um peso equitativo nos cálculos finais.”, afirma Pedro Diogo Vaz, Country Manager da Superbrands em Portugal.
A seleção das Marcas Superbrands® é feita de forma idónea e independente, em duas etapas: no estudo junto dos consumidores, é solicitado que cada pessoa indique 3 marcas de que se recorde relativamente a cada uma das seguintes questões: “Marcas que conhece”, “em que mais confia”, “com que se identifica”, “que satisfazem as suas necessidades” e “que considera mais conhecidas”. Para as Marcas Corporate, do segmento profissional, o estudo é feito junto de profissionais da área de compras de vários sectores, seguindo o mesmo princípio.
Numa segunda fase, é feita a avaliação pelo Conselho Superbrands® – composto por um grupo de 15 Profissionais ligados a diferentes Marcas e de diferentes sectores, procedendo-se, a uma ponderação final, sendo as Marcas que integram a First Teer (top 10%) distinguidas como Superbrands®.
A organização internacional, presente em 89 países, volta a destacar os grandes nomes do mercado português. Ao longo de 19 anos já foram distinguidas 185 marcas. Das 47 Marcas eleitas este ano, 16 foram distinguidas em mais de dez edições da Superbrands.