O Projeto Empresarial Michele Ferrero (MFEP), uma iniciativa de RSC criada há dezoito anos por Michele Ferrero, tem como missão criar empregos e realizar projetos humanitários que promovam o desenvolvimento educacional, social e de saúde em algumas comunidades desfavorecidas onde a Ferrero opera, especificamente em Yaoundé (Camarões), Baramati/Pune (Índia) e Walkerville (África do Sul).
Caracterizado pelo seu caráter empreendedor e filantrópico, o Projeto Empresarial Michele Ferrero emprega mais de 230 pessoas nos Camarões, mais de 2.920 na Índia e mais de 380 na África do Sul, totalizando mais de 3.530 pessoas, o que corresponde a 9% do total de colaboradores da empresa. Além disso, 79% das matérias-primas agrícolas utilizadas por este projeto são adquiridas a fornecedores locais.
As empresas que aderem ao MFEP partilham diversos objetivos, como criar oportunidades de trabalho, realizar iniciativas humanitárias e promover o desenvolvimento educacional, social e de saúde dos jovens. Além disso, as empresas tornam-se catalisadoras do desenvolvimento socioeconómico das regiões e, nesse sentido, as diferentes unidades de produção da Ferrero nos Camarões, Índia e África do Sul oferecem oportunidades de negócio a empresas locais.
Ações educativas nos Camarões
As iniciativas realizadas pelo Projeto Empresarial Michele Ferrero nos Camarões têm-se focado em apoiar as ações das organizações educativas locais, concentrando-se essencialmente na melhoria das instalações de educação pré-escolar e ensino primário. Algumas das ações realizadas desde 2005, quando o projeto foi iniciado, incluem a construção de um novo bloco escolar em Yaoundé e a construção de novas salas de aula para os alunos do campo de refugiados de Gado-Badzere. Essa ação foi possível através da colaboração do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
Promoção do desporto na África do Sul
Na África do Sul, o MFEP iniciou-se em 2006 em Walkerville. Com o objetivo de melhorar as condições de vida da população local, onde havia falta de serviços, a Ferrero estabeleceu uma fábrica de produção que serve a África do Sul e outros países vizinhos. A iniciativa conseguiu criar novos empregos numa região com uma elevada taxa de desemprego.
Para promover o direito a uma educação completa para as crianças da região, a Ferrero também implementou um programa de educação desportiva na Escola Primária Laerskool Deur, perto de Walkerville, e construiu um centro desportivo. Essas instalações incluem agora um campo de futebol, de rugby e de atletismo, três campos de netball, bancadas cobertas, vestiários novos e casas de banho privadas para crianças com necessidades especiais. O projeto também inclui sistemas de rega e acesso externo independente para toda a comunidade escolar local.
Na África do Sul, o MFEP também desenvolveu e implementou um programa de alimentação escolar em colaboração com o Ministério da Educação do país. Além de promover e enfatizar a importância de uma nutrição equilibrada e completa para as crianças, esta ação permite oferecer uma refeição completa e diária a mais de 1.300 crianças da Escola Primária Laerskool Deur.
“Jardim de Infância Pietro Ferrero” e “Anganwadi” na Índia
Na Índia, o Projeto Empresarial Michele Ferrero criou o “Jardim de Infância Pietro Ferrero”, um centro de educação infantil que acolhe cerca de 100 crianças com menos de seis anos, principalmente, filhos e filhas dos funcionários da fábrica da Ferrero em Baramati e de famílias desfavorecidas de aldeias rurais circundantes.
Com o objetivo de expandir o seu apoio às comunidades rurais, onde a maioria dos funcionários da Ferrero reside, o MFEP na Índia construiu, entre 2019 e 2022, centros de cuidados infantis para crianças menores de seis anos, conhecidos como Anganwadi, onde são oferecidos educação pré-escolar, exames de saúde básicos e programas de nutrição para crianças, gestantes e mães lactantes, entre outros serviços.
Esta atividade está alinhada com um dos objetivos estratégicos da política social da Índia, que visa criar novas infraestruturas para atender às necessidades das crianças e promover uma cultura de bem-estar psicofísico.