Papel dos jovens na defesa ambiental e o impacto da Agricultura, alimentação e ambiente na nossa saúde e na do planeta estiveram na ordem do dia no passado dia 24, no Planetiers World Gathering que ocorreu no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, pela mão do Pacto Europeu para o Clima.
Através de um conjunto de painéis, este evento tinha como principal objetivo a partilha das iniciativas levadas a cabo pelos Embaixadores do Pacto Europeu Climático, envolver a sociedade nos valores do Pacto, bem como debater tópicos relacionados com o papel da juventude nas ações climáticas. Temas como sustentabilidade, consumo consciente e transformações positivas na sociedade não ficaram de fora, abordando-se ainda a importância das redes sociais como canal de disseminação da mensagem para a transformação da ação, bem como a da literacia digital em todas as idades, mas principalmente entre os jovens.
Também o impacto da agricultura, alimentação e ambiente na nossa saúde e na do planeta teve o seu protagonismo, assinalando-se a importância da educação e literacia alimentar nas escolas e em casa, a urgência no lançamento de campanhas de anti desperdício, o uso indiscriminado de produtos na agricultura, e ainda os respetivos desafios nos novos modelos de produção alimentar.
Neste evento, cujos painéis reuniram um conjunto nobre de participantes, foi ainda abordada a importância do Pacto Europeu para o Clima e apresentada a futura Associação EmPacto – Embaixadores Portugueses para o Clima.
“Num ano em que se marca o Ano Europeu da Juventude, decidimos lançar a Associação EmPacto – Embaixadores Portugueses para o Clima, um projeto em processo de formalização no qual já temos bastante orgulho e expetativas. Além de promover, dar visibilidade e reforçar as iniciativas dos Embaixadores portugueses do Pacto Europeu para o Clima, pretendemos reunir apoios para consolidar e implementar os seus projetos. Mitigar as alterações climáticas e proteger o ambiente será o cerne desta Associação que pretende envolver cidadãos, comunidades e organizações em iniciativas estratégicas, dando voz a todos os setores da sociedade”, comentou Alexandre Almeida, Coordenador Português do Pacto Europeu para o Clima.
Todos os visitantes presentes no Planetiers tiveram ainda a possibilidade de visitar a Feira dos Embaixadores e uma grande variedade de Laboratórios onde puderam participar em vários workshops. De enorme sucesso, ambas as dinâmicas permitiram dar a conhecer o trabalho levado a cabo pelo Pacto Europeu para o Clima bem como os seus respetivos Embaixadores, partilhar boas práticas e chegar a potenciais novos Embaixadores.
Sobre o Planetiers World Gathering 2022
O Planetiers World Gathering é o maior evento internacional focado na inovação sustentável. Lançado em 2020, a conferência deste ano será de 22 a 26 de Outubro de 2022 no Parque Eduardo VII e Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. O evento foca-se na procura de soluções sustentáveis a longo prazo que ajudem a regenerar o planeta, reunindo os principais interessados em ação climática e inovação de todo o mundo. São mais de 30.000 oradores, investidores e entusiastas da sustentabilidade oriundos de 90 países a participar.
A ambição da Planetiers é que haja um trabalho coletivo com vista a encontrar soluções sustentáveis que salvem o planeta, tendo em conta uma transição económica inclusiva.
Para mais informações, visite o website Planetiers World Gathering em https://worldgathering.planetiers.com
Sobre o Pacto e o Pacto Ecológico Europeu
Lançado pela Comissão Europeia, o Pacto Europeu para o Clima (European Climate Pact | Climate Action (europa.eu) faz parte do European Green Deal (Pacto Ecológico Europeu | Comissão Europeia (europa.eu) e está a ajudar a UE a cumprir o seu objetivo de ser o primeiro continente neutro em termos climáticos no mundo até 2050. O Green Deal visa tornar a economia da UE sustentável, transformando os desafios climáticos e ambientais em oportunidades, e tornando a transição justa e inclusiva para todos. Ao combinar a abordagem política do Green Deal e o apoio do Pacto Europeu para o Clima à ação individual, todos os níveis de governação e a população podem trabalhar em conjunto no sentido de limitar o nosso impacto sobre o clima.
