O Team Peugeot TotalEnergies juntou-se ao Campeonato do Mundo FIA de Resistência (WEC) este fim de semana no famoso circuito italiano de Monza – o lendário Templo da Velocidade – para disputar as 6 Horas de Monza, quarta ronda da temporada 2022. A nova equipa baseada em Satory arrancou, oficialmente, com o seu programa na disciplina inscrevendo dois Hypercars – os PEUGEOT 9X8 com os números 93 e 94 – conforme planeado.
Representando a primeira participação da equipa Team Peugeot TotalEnergies neste particularmente exigente circuito, a primeira comparação direta com os seus adversários e a primeira experiência no campeonato não seria interessante se não fosse intensa. A sessão de qualificação – um teste em ritmo de competição – ofereceu as primeiras indicações sobre a forma como o PEUGEOT 9X8 se compara com os rivais. Avidamente antecipado por todos os envolvidos neste projeto pioneiro, este primeiro confronto em pista foi um momento emotivo para toda a equipa.
TREINOS LIVRES E QUALIFICAÇÃO EM NÚMEROS
- 066 km cumpridos pelos dois carros em Monza antes da qualificação
- Resultados da qualificação: Gustavo Menezes foi o quinto mais rápido com uma volta em 1m37.253s; Mikkel Jensen sem tempo (bandeira vermelha)
- Turno mais longo: 18 voltas (para o carro 93 no Treino Livre 2)
- Temperatura na pista 51 graus, temperatura no ar 30 graus.
REGRESSO OFICIAL AO MUNDIAL DE RESISTÊNCIA
Sinónimo um do outro, PEUGEOT e as corridas de resistência partilham uma longa e ilustre história. No circuito italiano de Monza, iniciou-se um novo capítulo com o pioneiro PEUGEOT 9X8 Hypercar que representou um momento muito ansiado pelos adeptos e pelos adversários da PEUGEOT, bem como pela própria equipa. A equipa Team Peugeot TotalEnergies ocupou as boxes que lhe foram atribuídas pronta para instalar a rotina das corridas pela primeira vez. Para assinalar esta estreia e imortalizar o regresso da PEUGEOT às corridas de resistência – o aquecimento para um programa audacioso e ambicioso para disputar a tempo inteiro o campeonato de 2023 – foi organizada uma sessão de fotografias na pista com todos os membros da equipa ao lado dos dois carros.
PROTÓTIPOS CUMPREM PRIMEIROS QUILÓMETROS EM COMPETIÇÃO
Após concluir mais de 15 mil quilómetros de testes privados, a equipa Team Peugeot TotalEnergies contabilizou mais 1.066 km durante as três sessões de treinos livres realizadas antes das 6 Horas de Monza. Esta quilometragem permitiu à equipa liderada pelo Diretor Técnico, Olivier Jansonnie, avaliar o desempenho dos pneus (os dois PEUGEOT 9X8 estão equipados com pneus Michelin 31/71 – 18), experimentar programas diferentes e – de forma mais ampla – encontrar o seu espaço neste novo ambiente.
Jean-Éric Vergne, Mikkel Jensen e Paul DiResta partilham o 9X8 com o número 93, enquanto Loic Duval, James Rossiter e Gustavo Menezes estão ao volante do PEUGEOT com o número 94. A cada sessão, os tempos por volta foram caindo, com os dois PEUGEOT 9X8 a trabalhar de forma consistente para subir na tabela de tempos.
Depois chegou o primeiro verdadeiro teste de velocidade pura para os dois carros – a qualificação – no final da tarde de sábado. Os dois pilotos escolhidos pela equipa para assaltarem os melhores tempos foram Mikkel Jensen (carro nº93) e Gustavo Menezes (carro nº94).
O melhor tempo de Gustavo Menezes foi de 1m37.253s, ao volante do carro 94, significou o quinto lugar entre os mais rápidos da categoria Hypercar, já Mikkel Jensen, no carro 93, foi incapaz de completar uma volta lançada devido a uma falha técnica e a uma bandeira vermelha que interrompeu o treino.
A pole position foi conquistada pela equipa Glickenhaus Racing (com Roman Dumas) com o tempo de 1m35,416s.
Segue-se, para o Team Peugeot TotalEnergies a participação nas 6 Horas de Monza que terá início às 11h00 de amanhã (domingo), antecedida por um desfile na pista do novo Peugeot 408 às 11h45.
“Estamos encantados por, finalmente, termos feito uma volta em competição e estamos muito gratos por todo o apoio e o caloroso acolhimento que recebemos aqui em Monza. Sentimos um enorme entusiasmo e isso é muito motivador para todos no Team Peugeot TotalEnergies. Os treinos livres foram muito produtivos para a equipa e ensinou-nos muita coisa. Continuámos essa curva de aprendizagem na qualificação, especialmente no que toca ao formato da sessão com apenas 10 minutos. O Gustavo Menezes (protótipo nº94) foi prejudicado pelo muito tráfego e precisamos de melhorar nessa área da próxima vez. Quanto à tentativa de Mikkel Jensen (protótipo nº93), fomos forçados a fazer um ‘reset’ em plena pista. Seria possível fazer o carro regressar à sessão, mas as bandeiras vermelhas prejudicaram os nossos esforços. Temos uma corrida para disputar ao mesmo tempo que continuaremos a procurar a fiabilidade e performance num ambiente de competição.“, refere Jean-Marc Finot, Diretor da Stellantis Motorsport.
#93
Mikkel Jensen (sem tempo)
“Pessoalmente, foi agradável poder participar na primeira sessão de qualificação do PEUGEOT 9X8. Tivemos de fazer um ‘reset’ ao nosso carro, mas ficámos sem tempo para beneficiar disso porque este problema acabou por fazer sair uma bandeira vermelha. O carro esteve muito bem durante a qualificação até surgir este problema. Vamos começar a corrida no último lugar, mas teremos seis horas para recuperar o tempo perdido.”
#94
Gustavo Menezes (quinto tempo)
“É justo dizer que não foi uma sessão de qualificação ideal para nós, porque tivemos de lidar com a questão do tráfego. Mesmo assim, toda a equipa está satisfeita com o desempenho do PEUGEOT 9X8 e isso é um excelente reforço da confiança da equipa para a corrida.”
HORÁRIO
Início da corrida – 6 Horas de Monza; 12h00*
Circuito de Monza: 5,7 km
Siga a corrida: Facebook da Peugeot Sport, Twitter, In stagram, TikTok, canal YouTube e os live onboard:
#93 – Corrida: https://youtu.be/d0GeGH87XNv8
#94 – Corrida: https://youtu.be/WAkLYMRp5pA
Peugeot Sport
