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Home»Restaurante»O TheFork celebra 15 anos de digitalização da restauração e revolução dos hábitos de consumo
Restaurante

O TheFork celebra 15 anos de digitalização da restauração e revolução dos hábitos de consumo

Sendo responsável por sentar mais de 420 milhões de clientes em restaurantes ao longo de 15 anos, o TheFork revolucionou o setor da restauração ao impulsionar e apoiar a digitalização do setor e estabeleceu-se como a app favorita para comer fora no dia-a-dia dos europeus.
8 de Junho, 2022
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Criado em 2007 a partir de uma forte ambição – a de oferecer uma nova forma de fomentar a relação entre os restaurantes e os clientes –, o TheFork revolucionou a indústria com um novo modelo, único na Europa, que proporcionou o primeiro livro de reservas online para profissionais.                               

Numa altura em que a solução para descobrir os melhores restaurantes eram os guias em formato físico e o telefone a forma de reservar, o TheFork veio inovar no mercado ao facilitar a procura e reserva de restaurantes por parte dos utilizadores, que assim passaram a beneficiar de recomendações personalizadas graças a avaliações e opiniões de outros consumidores. Por outro lado, veio também simplificar a gestão das operações para os donos dos restaurantes, permitindo-lhes focar-se no core do seu negócio, na sua gastronomia e nos seus clientes.

“Tem sido uma jornada incrível e é com um enorme entusiasmo que olhamos para o futuro”, afirma Almir Ambeskovic, CEO do TheFork. “O TheFork evoluiu de uma pequena start-up para o principal player de reservas de restaurantes online, liderando o caminho rumo à digitalização da indústria e apoiando pequenas empresas. Vamos continuar a apoiar a indústria em todo o mundo no sentido de encher os restaurantes com uma comunidade global de clientes ansiosos por comer fora.”

15 anos de digitalização

Ao longo dos últimos 15 anos, a digitalização estendeu-se a todos os setores da economia. Muitas vezes, as pequenas empresas, as iniciativas de um único Chef que deseja partilhar a sua visão e os restaurantes não se encontram no mesmo patamar em relação à necessidade de operar de forma mais online para captar os seus clientes, tanto por falta de meios como por escassez de tempo.

As soluções oferecidas pelo TheFork, ferramentas simples e chave-na-mão mas também vetores de desempenho, são acessíveis a todos os tipos de restaurantes, desde aqueles com estrela Michelin ao restaurante mais pequeno de gestão familiar, e permitem otimizar a gestão das reservas, agilizar as operações, aumentar o tráfego e visibilidade e, em última análise, melhorar o serviço e fazer crescer a receita. Ao simplificar uma etapa fundamental – a reserva – e apoiar os restaurantes na sua transformação digital, o TheFork sentou mais de 420 milhões de clientes em restaurantes ao longo de 15 anos.

Atualmente, o TheFork é o líder europeu em reservas de restaurantes online, com 60 mil restaurantes parceiros em 12 países, 30 milhões de downloads da app, 20 milhões de avaliações publicadas pela sua comunidade ativa emais de 20 milhões de acessos mensais1.

A evolução de uma indústria: crescimento e transformações

Além da digitalização, o setor passou por muitas mudanças, sendo que a pandemia de Covid-19 apenas acentuou algumas dessas transformações. O TheFork, em parceria com a Euromonitor, vem assim revelar as principais conclusões de um estudo2 que analisou o setor e a sua evolução nos últimos 15 anos.

Evolução económica (dados do Euromonitor2)

  • O setor dos serviços de alimentação é um dos principais contribuidores para a economia da Europa, correspondendo a mais de 326.4 mil milhões de euros em volume de vendas em 2019, registando um crescimento de aproximadamente 7% no período 2013-19 e acrescendo aproximadamente 4% ao valor acrescentado bruto geral da Europa em 2019.
  • Em 2020, a Covid-19 induziu bloqueios e restrições. Com proibições em relação a refeições fora, os serviços alimentares prestados aos consumidores na Europa viram o volume de vendas decrescerem aproximadamente 38% no período 2019-20. No entanto, durante o período 2020-21, à medida que os países da Europa aliviam as restrições e os consumidores regressam aos pontos de venda, o setor cresceu aproximadamente 23% para 250 mil milhões de euros em vendas em 2021 e empregou mais de 6.4 milhões de pessoas.

Visão geral da categoria (dados do Euromonitor2)

  • Os restaurantes de serviço completo continuam a ser o formato de serviços alimentares dominante em toda a Europa, contribuindo, em 2021, com 97 mil milhões de euros em volume de vendas (aproximadamente 39% da quota do valor total), com mais de 326 mil pontos de venda.
  • Os restaurantes de serviço limitado (fast food e 100% delivery/takeaway), o segundo maior canal de foodservice da Europa, ganharam aproximadamente 10 pontos percentuais de quota de valor em 2007-21, à medida que os consumidores mudaram para uma sociedade de ritmo acelerado com necessidade de alternativas mais rápidas e convenientes.
  • Apesar do share de restaurantes independentes continuar a corresponder à maior fatia – de 91% face aos 9% dos restaurantes de redes –, os operadores de redes de toda a Europa superaram os operadores independentes graças à sua forte solidez financeira, o que os tornou resilientes perante as oscilações de volume, especialmente durante a pandemia de Covid-19. Além disso, os restaurantes de redes beneficiaram da sua exposição internacional, adaptando-se mais rapidamente às novas tendências e atraindo uma população mais jovem e rápida.

Era pós-digitalização, quais serão as próximas inovações?

Apesar de um contexto económico complexo e após dois anos de pandemia, as previsões mantêm-se positivas em relação ao crescimento da indústria: +7% em média anual até 2025, segundo dados do Euromonitor2. Com efeito, esta crise revelou a agilidade e criatividade da indústria, mas também a resiliência do consumidor europeu, que vê as refeições fora como parte integrante do seu quotidiano.

Num contexto em que a Covid-19 acelerou a digitalização da indústria, os desafios futuros do TheFork estão relacionados com o apoio ao tecido económico local dos restaurantes, prestando ajuda no momento de escalar os seus negócios. Para suportar as suas ambições, a empresa apostará na melhoria constante do seu software de gestão para oferecer soluções tecnológicas de ponta ao nível da gestão de reservas e Yield Management, e também para dar aos consumidores uma experiência cada vez mais personalizada, maximizando a sua satisfação e fidelização. O TheFork também está a acelerar a sua abordagem ao pagamento digital e à sustentabilidade, dois tópicos-chave para o futuro da indústria.

Pagamento digital

Com o crescimento da digitalização e à adoção dos pagamentos mobile e contactless, especialmente entre a geração mais jovem, os pagamentos através de mobile wallet aumentaram aproximadamente 33% no período 2014-19 (taxa média de crescimento anual)2. Além disso, com a Covid-19 a obrigar as pessoas a ficar em casa e a minimizar o contacto físico, os consumidores passaram dos meios de pagamento em dinheiro para os digitais. Esta tendência refletiu-se no aumento dos pagamentos por mobile wallet, crescendo quase 43% entre 2019 e 2021, um comportamento que se vai manter no futuro perante a crescente necessidade de conveniência dos consumidores. Veja-se que se prevê que os pagamentos por mobile wallet cresçam aproximadamente 16% entre 2021 e 2025 (taxa média de crescimento anual).

O TheFork antecipou essa tendência e acelerou o desenvolvimento de opções de pagamento digital com o lançamento do TheFork Pay em 2020. Esta solução de pagamento contactless através da app, que permite segurança, rapidez, simplicidade e limitação do contacto humano, acabou por se tornar numa opção amplamente popular, utilizada por mais de 25 mil restaurantes em França, Itália e Espanha.

De forma a continuar a oferecer aos restaurantes uma solução cada vez melhor e resolver o problema relacionado com o pagamento, o TheFork aumentará o investimento em especialistas e equipas de produto dedicados ao TheFork Pay e planeia lançar de forma massiva o pagamento por QR code na mesa até ao final do ano – em 200 restaurantes no segundo trimestre e mais de mil no final do ano.

Além das inovações levadas a cabo no TheFork Pay, a empresa também está a potenciar o desenvolvimento do seu Gift Card, o primeiro cartão-presente que permite que os utilizadores desfrutem de uma experiência de restauração em mais de 25 mil parceiros, incluindo os MICHELIN. Este produto foi pensado, desde a sua génese, para apoiar a indústria.

Lançado durante a pandemia, 100% do valor do Gift Card destina-se ao restaurante. A ambição do TheFork passa assim por injetar dinheiro no setor e gerar fontes adicionais de receita para os donos de restaurantes, além de alcançar novos clientes e fidelizá-los. Tendo em conta que o valor gerado pelo vale-presente é muito relevante para apoiar pequenos negócios locais, o TheFork, para reforçar os seus efeitos positivos, ofereceu também este produto às empresas. O Gift Card permite assim que as chefias agradeçam aos seus clientes e colaboradores com um presente em formato de experiência única ao mesmo tempo que apoiam os restaurantes.

Projetos de sustentabilidade para um crescimento responsável

O interesse pelo desenvolvimento sustentável e pela procura de alimentos locais, com um impacto reduzido no meio ambiente, também cresceu nos últimos anos. De facto, de acordo com os dados do Euromonitor3, em 2021, aproximadamente 26% dos inquiridos na Europa indicaram que procuravam produtos de origem sustentável no momento da compra de produtos alimentícios, sendo que cerca de 13% afirmaram estar dispostos a pagar mais por produtos de origem sustentável.

Tendo em conta que a procura global por alimentos gera entre 22% e 37% das emissões de gases com efeito de estufa4, os hábitos alimentares e de produção devem mudar para uma abordagem mais positiva, e todos os participantes do setor têm um papel a cumprir. O TheFork implementou assim um plano de ação baseado em dois pilares.

Abordagem mais ampla à sustentabilidade:

Pensar em sustentabilidade vai muito além das alterações climáticas, considerando embarcar na certificação B-corp para contribuir positivamente junto dos colaboradores, comunidades, meio ambiente, etc.

Sobre o combate às alterações climáticas:

  • Minimizar a pegada de carbono, posicionando a empresa no caminho da neutralidade carbónica num curto espaço de tempo;
  • Influenciar o ecossistema do TheFork de utilizadores e restaurantes e apoiar a mudança da indústria para comportamentos mais sustentáveis;
  • Envolver e educar os funcionários através de workshops com ativistas e agentes de mudança capazes de ampliar a capacidade da empresa de impactar o seu ecossistema.
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