O Rali de Castelo Branco – Vila Velha de Rodão será a quinta prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) 2022 e irá para a estrada nos próximos dias 11 e 12 de junho, marcando o início da fase de asfalto do campeonato, depois da realização dos ralis Serras de Fafe, Azores, Terras d’Aboboreira e Vodafone Rally de Portugal, jornadas em que a dupla do Citroën Vodafone Team conquistou três quartos e um quinto lugar em termos de pontuações para o CPR. Este conjunto de resultados permite aos Campeões de Portugal de Ralis 2016 ocuparem o terceiro posto na classificação, respetivamente, nas tabelas de Pilotos e Navegadores de 2022.
De igual modo, o agora denominado Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Rodão regista, no seu palmarés, os nomes de José Pedro Fontes e Inês Ponte como vencedores das edições de 2014 e 2017. O piloto tem ainda outra vitória registada em 2015. Porém, desta feita, a dupla do C3 Rally2 vai ter pela frente uma prova totalmente diferente, já que a organização – a cargo da Escuderia Castelo Branco – decidiu renovar, na totalidade, o percurso de um rali que recupera, também, a Super Especial Reconquista disputada à noite.
Aproveitando o desconhecimento total da prova por parte do plantel do CPR, José Pedro Fontes e Inês Ponte querem verter a seu favor esse facto, assumindo a dupla do Citroën Vodafone Team dois objetivo claros: reclamar mais uma vitória e encurtar a diferença pontual para os seus adversários nos rankings de pontos.
José Pedro Fontes lembra que a prova não deixará de oferecer grandes desafios à dupla do Citroën Vodafone Team. “Não há ralis fáceis e, na abertura da fase de asfalto do Campeonato de Portugal de Ralis, a prova da Escuderia Castelo Branco apresenta-se como um enorme desafio. É um rali de que sempre gostei, mas as vitórias conquistadas servem, agora, apenas para o palmarés, pois este será um rali totalmente diferente.
Não há quase um quilómetro que tenha sido utilizado no passado e isso, claro, aumenta a dificuldade deste Rali de Castelo Branco. Porém, podemos encarar isto de uma forma positiva e vislumbrar uma oportunidade clara para encurtar a diferença pontual para os nossos adversários.”
Nessa medida, o piloto do Citroën Vodafone Team não esconde os seus objetivos. “As condições adversas das primeiras provas e alguns problemas inesperados não nos permitiram lutar pelas vitórias. Com a chegada do asfalto, tenho a certeza que o Citroën C3 Rally2 preparado pela Sports&You estará à altura do desafio desta nova fase da competição, pelo que acredito que temos condições de lutar pela vitória no Rali de Castelo Branco. Eu e a Inês Ponte estamos preparados e tudo faremos para que tal aconteça.”
Para além do envolvimento direto da Citroën e da Vodafone, como patrocinador principal, mantêm-se como parceiros deste projeto de ralis as marcas ExpressGlass, Pirelli e Quartz. Em termos de preparação, o C3 Rally2 conta com o know-how especializado dos técnicos da Sports & You.
