A água é um bem de primeira necessidade, à qual grande parte da população mundial não tem acesso em condições saudáveis. Reverter esta situação é um compromisso que todos devemos assumir. Mas como podemos fazer isso? Que novos hábitos significariam uma grande poupança no consumo de água e como contribuiriam para cuidar da saúde do planeta?
Apoios na fatura da água
Antes de mais, e de forma similar ao que acontece na no setor da energia, o serviço de água já dispõe de um apoio social para familiares com recursos económicos mais baixos.
A tarifa social da água é um desconto mensal incluído na fatura da água, permitindo a tais famílias pagarem menos pelo consumo deste recurso. No entanto, como o mercado da água não é liberalizado, ao contrário do que acontece no mercado elétrico, este apoio social é atribuído por cada município. Os requisitos para ter direito à tarifa social de água podem variar de acordo com os municípios, sendo que em alguns nem existe este apoio.
Caso pretenda mais informações sobre a tarifa social de água, pode contactar com a Selectra que, de forma gratuita, lhe dará todas as informações necessárias.
Agora que já conhece uma das formas de reduzir a conta de água, deixaremos algumas dicas básicas para poder aplicar no seu dia a dia, e conseguir uma maior poupança.
Dicas para poupar água no nosso dia a dia
- Um sistema responsável de abastecimento de água e saneamento adaptado para mitigar os efeitos das mudanças climáticas começa com a responsabilidade individual. Tomar ações simples e sustentáveis no nosso dia a dia tem um impacto muito positivo num dos maiores problemas que o mundo enfrenta: a emergência climática.
- Reduzir o tempo de banho: estima-se que um banho dure aproximadamente 10 minutos, o que implica o uso de 200 litros de água. Para ser sustentável, devemos limitar esse tempo à metade, além de ser importante fechar a torneira enquanto nos ensaboamos.
- Descongele os seus alimentos com antecedência: faça-o no frigorífico ou a temperatura ambiente, evitando usar água da torneira para tal.
- Aposte nos eletrodomésticos eficientes: o menor consumo de água e eletricidade deste tipo de equipamentos vai ser refletido na sua conta de energia e no meio ambiente. No caso da máquina de lavar louça, coloque em funcionamento com carga completa, e não passe loiça por água antes de a introduzir na máquina. Vai gastar mais sem necessidade.
- Use a casa de banho com responsabilidade: não deite nada na sanita. Além disso, escolha preferencialmente um sistema de autoclismo de descarga dupla, para usar a quantidade ideal dependendo da necessidade.
- Cuide das suas plantas ou jardim à noite: assim evitará desperdiçar até 30% da água que evaporaria se o fizer isso de manhã ou à tarde.
- Use elementos de poupança de água nas torneiras: se os modelos que tem em sua casa tiverem já forem antigos, saiba que pode substituí-los por limitadores ou interruptores de fluxo. Estes dispositivos reduzem a quantidade de água que sai das torneiras em cada utilização.