• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

23 de Maio, 2022

Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

23 de Maio, 2022

O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

23 de Maio, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Dia Nacional da Segurança Infantil

    23 de Maio, 2022

    Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

    21 de Maio, 2022

    A Jeep® e a Juventus entram em campo com o novo equipamento para a época de 2022-2023: linhas icónicas e estilo renovado para refletir o futuro

    21 de Maio, 2022

    IMAGinE e Opel: Para uma condução mais segura e cooperativa no futuro

    21 de Maio, 2022

    O Renascimento da Lancia inicia-se hoje

    20 de Maio, 2022
  • ENTREVISTA

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021

    Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    MELOM e Querido Mudei a Casa Obras crescem 32% em faturação no 1º trimestre face ao período homólogo

    23 de Maio, 2022

    iad Portugal abre a porta a empreendedores em nova campanha de atração de talento

    20 de Maio, 2022

    CEO da CITROËN “CARIMBA” acordos comerciais com três importantes operadores económicos em PORTUGAL

    19 de Maio, 2022

    Ganhos de produtividade nas empresas que apostam em formação podem chegar aos 5%

    19 de Maio, 2022

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

    23 de Maio, 2022

    Como conseguir uma casa mais saudável? A Sto explica os requisitos necessários

    19 de Maio, 2022

    Zome lança primeiro portal de uma rede imobiliária para listar imóveis em criptomoeda

    18 de Maio, 2022

    SIL 2022: RE/MAX tem a maior presença de sempre

    12 de Maio, 2022

    Keller Williams aumenta o volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

    11 de Maio, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Blend.pt lança dois novos vinhos do Porto RUBY e TAWNY

    23 de Maio, 2022

    Triunfo lança uma viagem pela Tradição Portuguesa – o Passatempo imperdível de 2022

    17 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    Izidoro lança gama de carne de novilho e suíno, congelada em fresco na origem, com cortes Premium

    16 de Maio, 2022

    TRANSFORMERS chegam ao Universo LEGO®

    15 de Maio, 2022
  • DESPORTO

    O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä tornou-se o mais jovem vencedor de sempre nas 55 edições do Vodafone Rally de Portugal

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä faz História no Vodafone Rally de Portugal

    22 de Maio, 2022

    Alfa Romeo F1 Team ORLEN conquistou um lugar entre os dez melhores na qualificação para o GP de Espanha

    22 de Maio, 2022

    Andrés Marieyhara / Ariday Bonilla vencem a jornada lusa pontuável para o WRC

    21 de Maio, 2022
  • DESTINOS

    Está aberta a época das cerejas na Quinta da Fonte Souto

    15 de Maio, 2022

    MADEIRA sugere areias medicinais e mergulhos instagramáveis neste Verão

    14 de Maio, 2022

    Por que viajam os Portugueses? eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar

    5 de Maio, 2022

    COSTA VENEZIA parte de ISTAMBUL com novos cruzeiros à descoberta da TURQUIA e GRÉCIA

    2 de Maio, 2022

    OHAI NAZARÉ apresenta duas novidades aquáticas e uma programação especial

    30 de Abril, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

    18 de Maio, 2022

    Sara Prata é a nova embaixadora da AVON

    18 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    5 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    2 de Maio, 2022

    59% das PME portuguesas está mais dependente da tecnologia depois da pandemia

    20 de Maio, 2022

    Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

    13 de Maio, 2022

    Ronaldo, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira são as figuras públicas portuguesas mais reconhecidas

    12 de Maio, 2022

    Emissão de faturas eletrónicas por PME’s aumenta 5,69% em Portugal

    26 de Abril, 2022

    Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

    23 de Maio, 2022

    Movimento Juntos Pelas Abelhas reúne caras conhecidas

    23 de Maio, 2022

    Rota Firestone regressa a Portugal com Sean Riley & The Slowriders em Lisboa

    23 de Maio, 2022

    Vencedores das Bolsas de Cidadania divulgados no dia 1 de junho

    23 de Maio, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    Sara Carbonero e Isabel Jiménez apresentam ‘New Nomads’, a nova coleção spring-summer da Slowlove

    9 de Maio, 2022

    MO reforça aposta na sustentabilidade e desenvolve peças em algodão reciclado

    21 de Abril, 2022

    A La Redoute desvenda as inspirações por detrás da coleção Moda Primavera

    23 de Março, 2022

    DS AUTOMOBILES é patrocinadora oficial da MODALISBOA 2022

    9 de Março, 2022

    PNF traz luz para doença rara que poucos conhecem, mas que muda a vida de quem tem o diagnóstico

    17 de Maio, 2022

    Os primeiros passos de uma nova forma de supervisão cirúrgica à distância

    7 de Maio, 2022

    ANDAR apoia refugiados ucranianos com artrite reumatóide

    7 de Maio, 2022

    Especialistas debatem impacto da pandemia na saúde mental das comunidades

    27 de Abril, 2022

    LIDL evita o desperdício de 3 milhões de produtos alimentares em apenas 1 ano

    29 de Abril, 2022

    Iberdrola inicia a construção de quatro parques fotovoltaicos em Portugal

    12 de Fevereiro, 2022

    INFLUENCERS’ MARKET regressa ao MAR SHOPPING matosinhos com edição especial de saldos

    24 de Janeiro, 2022

    A Vaca que ri luta contra o desperdício alimentar e sensibiliza mais de 1 milhão de portugueses

    28 de Novembro, 2021

    Ciberataques a países da UE irão aumentar nos próximos tempos

    23 de Maio, 2022

    Xiaomi utiliza tecnologia de voz para ajudar as pessoas com distúrbios da fala

    23 de Maio, 2022

    Burlas online crescem 22%

    20 de Maio, 2022

    Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

    20 de Maio, 2022

    RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

    23 de Maio, 2022

    Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

    23 de Maio, 2022

    O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

    23 de Maio, 2022

    Pescanova desafia Lourenço Ortigão e Chef Kiko para 1 Minuto Sustentável e com receitas sem desperdício

    23 de Maio, 2022
Creative News
Home»Dicas»Como se tornar “invisível” na internet
Dicas

Como se tornar “invisível” na internet

29 de Abril, 2022
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Manter os nossos dados a salvo de potenciais roubos e interceções é hoje mais importante que nunca. Muitas das aplicações amplamente utilizadas atualmente recolhem informações críticas sobre os seus utilizadores. Para limitar a informação pessoal que temos disponível na Internet e proteger os nossos dados, a Kaspersky partilha um guia detalhado.

O Snapchat anunciou recentemente novas restrições às suas políticas de “app-building”. Mais especificamente, a empresa proibiu as aplicações de mensagens anónimas e está a limitar as aplicações de procura de amigos aos utilizadores com mais de 18 anos de idade.

Muitos serviços recolhem informações sobre idade, localização, números de telefone e outros detalhes do utilizador online, e a forma mais fácil de verificar quais os dados pessoais que são públicos é pesquisar no Google.

Especialistas da Kaspersky criaram um guia detalhado sobre como manter os dados pessoais privados e limitar a nossa informação disponível na Internet:

Como podem os utilizadores reduzir a quantidade de dados pessoais online?

O melhor lugar para se começar é nas redes sociais. Estas plataformas armazenam muitos dados pessoais que os utilizadores podem querer manter privados, tais como números de telefone, contas bancárias, morada, etc.

O primeiro passo consiste em verificar e editar as definições de privacidade da conta. Os utilizadores podem alterar o seu perfil para privado, o que o esconderá dos motores de busca e de estranhos.

Como verificar as definições de privacidade de uma conta:

  1. Facebook:
  • Há várias formas de tornar uma conta privada. Se os utilizadores quiserem apenas esconder o seu perfil da pesquisa do Facebook, têm de clicar no botão “Definições” no painel do perfil e depois selecionar a definição “Privacidade”. Verão então a opção “Encontrar-me no Facebook”. Se a opção estiver definida para “Todos”, o nome do utilizador e a conta podem ser encontrados por todos no Facebook. Para esconder o seu perfil da pesquisa desta rede social, basta alterar para “Ninguém”.
  • Os utilizadores podem esconder também as suas contas dos motores de busca como o Bing ou o Google. Para isso, têm de ir às definições de “Privacidade” e depois clicar em “Pesquisa pública”. Podem então verificar ou desmarcar a caixa “Ativar a pesquisa pública”.
  • Os utilizadores também podem decidir e limitar quem tem a possibilidade de ver as suas fotos e informações pessoais, tais como a profissão atual e anteriores, estado, e outros dados. 
  1. Twitter
  • As contas privadas no Twitter não podem ser encontradas no Twitter ou em motores de busca como o Google ou o Bing.
  • Para tornar uma conta privada, o utilizador deve clicar no separador “Privacidade e segurança” na página “Configurações”. Depois basta selecionar “Proteja os seus Tweets”.
  • Os utilizadores podem também esconder a localização dos Tweets. Esta opção pode ser configurada através do separador “Privacidade e segurança”.
  1. Instagram
  • Quando uma conta de Instagram é privada, os posts dos utilizadores só estão disponíveis para os seus seguidores e os hashtags dos seus posts são escondidos da pesquisa.
  • Para o fazer, os utilizadores devem clicar no botão “Definições” no menu. Depois selecionar “Privacidade” e clicar no botão “Conta privada”.

O que é que os utilizadores podem fazer para se esconderem dos serviços da Google?

Um bom ponto de partida é remover a informação da cache. Os bots do Google pesquisam regularmente as páginas web e armazenam dados no servidor. Esta informação é guardada durante algum tempo, mas após um ou dois meses é automaticamente apagada.

Existem alguns links úteis que podem ajudar a limpar caches, tais como o assistente de remoção de informação da Google, o assistente para eliminação de conteúdo ilegal e eliminação de imagens dos resultados de pesquisa do Google.

Após a eliminação de qualquer informação pessoal, vale a pena verificar novamente o Google após alguns meses para se certificar de que a cache e outros dados foram apagados.

E se os utilizadores precisarem de apagar informações específicas da Web?

Para remover informação específica, os utilizadores devem visitar um link específico do Google. Devem copiar o URL da página para a barra de pesquisa, que é exibida na linha superior do navegador. Uma vez feito isto, poderão solicitar a eliminação clicando no botão correspondente.

Se os utilizadores encontrarem dados pessoais num website, podem contactar a administração do website e pedir-lhes que eliminem as informações sensíveis.

Além disso, se não quiserem esperar pela gestão de recursos para apagar os dados, podem abrir o serviço Just Delete Me, introduzir o nome do sítio do qual querem apagar os seus dados e selecioná-lo a partir dos resultados da pesquisa. O serviço irá então redirecionar os utilizadores para a página de eliminação do perfil.

O que mais podem os utilizadores fazer para esconder dados pessoais da Internet?

Os data brokers são serviços que recolhem vários tipos de dados pessoais, analisando-os e podendo depois enviá-los para outras empresas. Os utilizadores devem verificar se algum dos seus dados pessoais se encontra em tais websites, e proteger-se de possíveis vulnerabilidades. Para o fazer, o utilizador deve primeiro verificar se existem informações pessoais nestas páginas web ou na Darknet.

Para verificar qualquer fuga de dados e o estado de segurança das informações pessoais, existem serviços especiais ou soluções de segurança abrangentes que podem ser utilizados. Estas monitorizam várias plataformas, incluindo a Darknet, para detetar quaisquer possíveis fugas. Se encontrarem alguma, comunicam-na imediatamente ao utilizador.

Os data brokers recolhem informações como por exemplo:

  • Histórico de navegação
  • Dados de conta bancária
  • Histórico de compras online
  • Dados do cartão de crédito
  • Dados das redes sociais
  • Números da segurança social

Se os utilizadores suspeitarem que os seus dados tenham sido divulgados a data brokers ou à Darknet:

  • É importante que alterem as palavras-passe em todas as contas e estabeleçam autenticação multifator.
  • Devem contactar plataformas mediadoras de dados, tais como Equifax ou Experian, e pedir-lhes que apaguem todas as informações pessoais. Pode demorar algum tempo, mas os seus dados sensíveis serão apagados.
  • Devem verificar a segurança das contas bancárias. É aconselhável que os utilizadores verifiquem os extratos dos seus cartões de crédito e verifiquem se existem transações suspeitas.

 “Somos todos diferentes na nossa abordagem à privacidade dos dados, bem como nas nossas necessidades e exigências. Algumas pessoas são praticamente indetetáveis na Internet, enquanto outras documentam cada passo das suas vidas nas redes sociais. Para todos eles, é possível descobrir o que a Internet sabe sobre nós e limitar a quantidade de dados que está disponível ao público. Para tal, é uma boa ideia pesquisar o nosso nome nos motores de busca e descobrir o que outras pessoas podem ver sobre nós. É também uma boa ideia pedir aos motores de busca como o Google que nos notifiquem quando novas menções do nosso nome aparecem na Internet, inscrevendo-se para receber alertas. Estar ciente de como os nossos dados são recolhidos, onde estão alojados, quem pode aceder aos mesmos e o que podemos fazer para os controlar e esconder é extremamente importante para a nossa segurança, tanto agora como no futuro”, diz Vladislav Tushkanov, especialista em cibersegurança da Kaspersky.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
Anterior5 dicas para otimizar o processo de checkout
Próximo Coleção BMW M Motorsport da PUMA inspira-se nas corridas vintage

Relacionados

Ciberataques a países da UE irão aumentar nos próximos tempos

23 de Maio, 2022

Xiaomi utiliza tecnologia de voz para ajudar as pessoas com distúrbios da fala

23 de Maio, 2022

ÚLTIMAS
Imobiliário

RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

23 de Maio, 2022

A RE/MAX França, rede de franchising que a RE/MAX Portugal, adquiriu em 2019, no âmbito…

Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

23 de Maio, 2022

O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

23 de Maio, 2022

Pescanova desafia Lourenço Ortigão e Chef Kiko para 1 Minuto Sustentável e com receitas sem desperdício

23 de Maio, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.