A Mazda Motor Corporation acaba de publicar o seu “Sustainability Report 2021” (“Relatório de Sustentabilidade 2021”). No mesmo, a Mazda formula as bases da sua política sustentabilidade e identifica as questões sociais que devem ser abordadas no âmbito dos negócios da companhia, relacionando-as com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados pelas Nações Unidas.
Assim, a partir de agora, a companhia irá realizar iniciativas que irão abordar oito temas de sustentabilidade, assentes em três pilares fundamentais: Terra, Pessoas e Sociedade. A Mazda irá empreender tudo isto com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica até 2050.
Terra
As iniciativas para abordar as questões relativas à neutralidade carbónica da Terra até 2050 e a circulação de recursos. Para atingir o objetivo de neutralidade carbónica, a Mazda reconhece a importância de redução das emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida de um veículo. Por esta razão, a companhia implementou uma abordagem multi-soluções que lhe permite oferecer diferentes tecnologias, em consonância com as fontes de energia de cada região, e métodos de geração de energia, tanto na perspetiva da avaliação do ciclo well-to-wheel, como na do ciclo de vida (LCA).
Na indústria transformadora e da logística, o Mazda Group procura a maximização do valor energético e a diversificação energética, visando alcançar reduções nas emissões globais de CO2 totais nas suas instalações e operações logísticas.
No contexto da circulação de recursos e para alcançar uma sociedade orientada para a reciclagem, a Mazda deu início a várias iniciativas baseadas no conceito “3R” (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), de modo a incentivar a reutilização de água, plásticos e outros recursos em todas as fases do ciclo de vida de um veículo. Aguarda ainda que os esforços para tornar os processos mais eficientes se concretizem, levando a uma redução significativa das perdas de energia e de recursos em toda a cadeia de abastecimento.
Pessoas
A Mazda reconhece que as pessoas são o seu recurso mais importante, pretendendo, por isso, melhorar os níveis de satisfação dos colaboradores para com o trabalho, fomentando um clima corporativo que respeite diferentes talentos e valores. Para a Mazda, a diversidade e inclusão são elementos-chave para aumentar, ao máximo, o potencial dos seus colaboradores. Tal leva à inovação em produtos e serviços para os nossos clientes, permitindo-lhes construir laços especiais com a Mazda, numa abordagem centrada no ser humano, em que lhes é oferecida uma experiência de marca única, em todas as fases de posse de uma viatura.
Sociedade
Para promover uma sociedade sem acidentes rodoviários, a Mazda tem-se esforçado para desenvolver tecnologias de segurança em consonância com a Mazda Proactive Safety Philosophy (Filosofia de Segurança Proactiva da Mazda), assente na sua Building Block Strategy.
A estrutura de base compreende tecnologias básicas de segurança, como a posição ideal de condução e a disposição dos pedais, a excelente visibilidade e a interface homem-máquina. O bloco intermédio é composto pelo pacote i-Activsense da Mazda, conjunto de tecnologias avançadas de segurança desenvolvidas para oferecer automóveis mais seguros e fiáveis a um maior número de clientes. O bloco de topo é composto pelo Mazda Co-Pilot Concept, tecnologia avançada de apoio à condução que reduzirá o risco de acidentes e de danos para o condutor, para os veículos circundantes e para os peões.
A Mazda também irá maximizar a utilização de tecnologias in-car e de conectividade já disponíveis, de modo a continuar a fomentar as ligações entre as pessoas e destas com a sociedade, construindo, assim, um modelo de contribuição social que permitirá oferecer-lhes uma mobilidade segura e sem restrições, independentemente de onde se encontrem.
Terra, Pessoas e Sociedade
Cada um destes três pilares partilham duas iniciativas: a melhoria da qualidade e a exploração de parcerias para a “cocriação com os demais”. A Mazda acredita ser importante melhorar a qualidade de todos os seus produtos e serviços, de modo a satisfazer os seus clientes.
Em resposta às exigências da actual transformação da indústria automóvel, representada pelo acrónimo CASE (tecnologia Conectada, tecnologia de condução Autónoma, Serviços partilhados e tecnologia de Electrificação), a Mazda irá reforçar os laços com os seus actuais parceiros e continuará a explorar novas parcerias, mesmo fora do espectro da indústria automóvel.
Para alcançar um crescimento adicional, a Mazda irá continuar com os seus esforços para resolver questões relacionadas com a terra, as pessoas e a sociedade, através da aceleração de iniciativas em conjunto com parceiros com quem partilhe o mesmo modo de pensar, com base nas tecnologias e nos processos que a companhia tem cultivado até à data.
O Relatório de Sustentabilidade da Mazda 2021 encontra-se disponível para download em: https://pt.mazda-press.com/about-mazda/sustentabilidade/ nas versões resumida Digest e detalhada In-Depth (originais em inglês).