Integrada no DS DESIGN STUDIO PARIS, a divisão CMA (Cores, Materiais e Acabamentos) representa o encontro perfeito entre a criação, o luxo e o savoir-faire. Composto por uma equipa com horizontes criativos diversos, estes designers buscam, continuamente, a linha, a textura e a sombra ideal. Esta investigação é apoiada pelo savoir-faire excecional dos ateliers de estofamento e de pintura e pela excelência dos fornecedores parceiros, mas também pelos artesãos com quem a DS Automobiles sempre colaborou para enriquecer os seus concept cars e para desenvolver futuros materiais, de tratamento qualitativo e exclusivo.
Impulsionadas por esta busca pela criatividade e pela excelência, as equipas da DS Automobiles lançaram um apelo à criação aos melhores artesãos franceses, iniciativa levada a cabo em parceria com o Studio Métiers Rares. Solicitar a força inovadora do artesanato através de um desafio técnico e estético permite aprofundar a ligação da criatividade e da inovação entre a DS Automobiles e estes profissionais, já estabelecidos ou emergentes da cena criativa do artesanato.
Foram quatro as etapas que, desde abril de 2021, compuseram a competição criativa DS x MÉTIERS D’ART, iniciando-se com a inscrição dos candidatos e a escolha, por um comité interno, de dez participantes que tiveram de apresentar as primeiras amostras segundo um orçamento pré-definido.
Um júri composto por equipas da DS Automobiles e personalidades influentes nas áreas da arte e da criação – Pascal Morand, Presidente Executivo da Fédération de la Haute Couture et de la Mode; Lison de Caunes, Mestre de Arte em marchetaria em palha; Hubert Barrère, Diretor Artístico da Maison Lesage e produtor de espartilhos; Anna Le Corno, mestre em mobiliário em ébano e criadora do Atelier Farouche Paris; Béatrice Foucher, CEO da DS Automobiles; Thierry Metroz, Diretor de Estilo da DS Automobiles; e Jean-Philippe Vanhulle, responsável pelo atelier de Estofamento e Revestimentos da DS Automobiles – elegeu três finalistas: Anne Lopez (Criatividade Geral), a dupla Dimitri Hlinka e Nicolas Pinon e, ainda, Jean-Baptiste Saint-Cricq (Cercus Marqueterie), convidando-os a criar uma decoração para os painéis de porta de um DS 9, uma vez mais dentro de um orçamento pré-definido.
No final, o júri elegeu Anne Lopez como a vencedora desta primeira competição criativa DS x MÉTIERS D’ART, tendo a DS Automobiles atribuído um orçamento dedicado para a realização do revestimento interior de um DS 9 exclusivo, agora denominado DS 9 MÉTIERS D’ART.
Desde a criação da DS Automobiles que estabelecemos muitas colaborações com grandes ‘casas’, artistas e artesãos que demonstrem um extraordinário ‘savoir-faire’. A iniciativa DS x MÉTIERS D'ART faz parte desta procura permanente pela inovação. Tratou-se de uma oportunidade para descobrir grandes talentos. A Anne Lopez criou um universo extremamente poderoso, com muito requinte e elegância. Adorei a forma como deu movimento às suas peças, fazendo pendurar a luz. Há um caráter que se integra perfeitamente no espírito do interior do DS 9 e um verdadeiro efeito cativante quando se descobre o interior do DS 9 MÉTIERS D'ART.
Thierry Metroz, Diretor de Estilo da DS Automobiles
A designer Anne Lopez baseou-se em técnicas artesanais para criar decorações que estão distantes do mundo automóvel. Inspira-se particularmente pelo movimento e efeito do vento na natureza. Diplomada pela Beaux-Arts de Paris e pela École d’Art Mural de Versailles, a designer já teve os seus trabalhos expostos pela Europa, América e Ásia, tornando-se na primeira laureada da iniciativa DS x MÉTIERS D’ART.
Achei surpreendente e muito inovador que uma marca de automóveis de luxo como a DS Automobiles criasse um concurso para os ofícios das artes para trabalhar na decoração interior de um automóvel. Fiquei de imediato inspirada porque trabalho com o movimento e com a respiração, parecendo-me lógico transmitir esta dinâmica. Desde a primeira fase, vi-me seduzida pela forma da peça a ser trabalhada, imaginando-a como uma asa. Defini como objetivo criar um diálogo entre a forma e o material que ia aplicar. Imaginei uma espécie de plumagem de uma criatura híbrida, entre um pássaro e um réptil, entre as penas e as escamas. As discussões com o júri foram muito enriquecedoras. Fomos pressionados a ir ainda mais longe e estou feliz e orgulhosa por ter sido eleita vencedora.
Anne Lopez, vencedora do DS x MÉTIERS D’ART
O DS 9 MÉTIERS D’ART apresenta-se com decorações interiores feitas em estuque. O revestimento é gravado pela artista, secando à medida que a obra evolui. O movimento dado às peças é acompanhado por jogos de cores, com áreas que apanham a luz, em especial pelo processo de douramento, face a outras que se encontram nas sombras. Edição única e exclusiva, o DS 9 MÉTIERS D’ART estará, em breve, em exposição nas DS STORES da marca.
Uma segunda edição da iniciativa DS x MÉTIERS D’ART será organizada entre 2022 e 2023, dando início a outros intercâmbios com artesãos da arte e para dar continuidade ao trabalho colaborativo para o desenvolvimento de novos conceitos criativos.
Em complemento, a DS Automobiles tornar-se-á parceira do próximo salão “Révélations”, encontro bienal internacional de artesanato e criatividade, que terá lugar de 9 a 12 de junho próximo no Grand Palais Éphémère, em Paris. A Marca irá ali expor todo o seu savoir-faire, bem como o DS AERO SPORT LOUNGE, concept car apresentado em 2020.