A Mazda Motor Corporation irá participar na série de resistência denominada ‘Super Taikyu Series 2022’, nela inscrevendo dois veículos, um Mazda2 Bio Concept e um Mazda Roadster (Mazda MX-5). Ao participar nas corridas com um veículo que opera com um combustível biodiesel de próxima geração, a Mazda pretende realizar um teste de demonstração do veículo, bem como expandir a utilização do biodiesel de próxima geração, uma opção alternativa para se alcançar a neutralidade carbónica. Através desta participação, a Mazda pretende, também, contribuir para a revitalização do automobilismo no Japão.
O Mazda2 Bio Concept está equipado com um motor diesel Skyactiv-D e utiliza um biodiesel de próxima geração, 100% derivado de biomassa, denominado Susteo, fornecido pela Euglena Co., Ltd. A Mazda conta, neste projecto, com a ajuda de entidades externas envolvidas na competição, nomeadamente equipas com provas dadas nesta competição Super Taikyu, como o TEAM NOPRO da Nogami Project Ltd., a HM RACERS da Hiroshima Mazda Co., Ltd. O modelo será inscrito na classe ST-Q, que integra veículos especiais de competição não homologados, desenvolvidos por fabricantes.
Quando ao Mazda Roadster, inscrito na classe ST-5, conta com um motor a gasolina Skyactiv-G, permitindo aos pilotos que se dedicam às competições motorizadas uma oportunidade de participar em corridas mais desafiantes.
Engenheiros e mecânicos internos e externos à Mazda irão, assim, juntar-se, estando o início da sua participação nesta série agendado para a terceira jornada da ‘Super Taikyu Series 2022’, evento que irá ter lugar no circuito Sportland SUGO, a 9 e 10 de julho.
Nome da Equipa: MAZDA SPIRIT RACING
– Representante: Ikuo Maeda (Managing Executive Officer, Mazda Motor Corporation)
– Gestão da corrida: TEAM NOPRO (Nogami Project), HM RACERS (Hiroshima Mazda)
MAZDA SPIRIT RACING MAZDA2 Bio concept (#55)
– Pilotos: Kaoru Ijiri e Yutaka Seki (profissionais); Kazuhiro Terakawa e Ikuo Maeda (internos)
MAZDA SPIRIT RACING ROADSTER (#12)
– Pilotos: A anunciar
Em linha com a sua visão corporativa, a Mazda esforça-se por se tornar numa marca que cria laços especiais com os clientes, enriquecendo as suas vidas com uma experiência de posse automóvel que proporciona prazer de condução, ao mesmo tempo que se esforça para alcançar a neutralidade carbónica, objectivo definido para o ano de 2050.