Com a entrada no novo ano assiste-se à aceleração do programa de desenvolvimento do PEUGEOT 9X8 do Team PEUGEOT TotalEnergies, quer em pista, quer nas corridas de simulador. A inscrição de duas unidades no Campeonato do Mundo de Resistência (Endurance) da FIA de 2022 foi anunciada oficialmente a 12 de janeiro, sendo que os PEUGEOT 9X8 n° 93 e n° 94 farão a sua primeira aparição em corrida ao longo da temporada. Até lá, após um primeiro teste com a viatura realizado em dezembro último, o Team PEUGEOT TotalEnergies regressará às pistas ainda durante o mês de janeiro, dando continuidade ao seu calendário de testes. Mas será que o fará com ou sem uma asa traseira?
O intenso programa do Team PEUGEOT TotalEnergies para 2022 baseia-se no trabalho em curso de desenvolvimento do PEUGEOT 9X8 e no seu compromisso, não só com as corridas de Resistência de âmbito mundial, mas também com a mobilidade sustentável.
Revelado em julho último, o 9X8 – o novo Hypercar híbrido da PEUGEOT – tem vindo a ser alvo de um intensivo calendário de testes em pista, antecedendo a presença nas diferentes rondas do Campeonato do Mundo de Resistência (Endurance) da FIA, no que marcará o regresso da Marca a uma disciplina onde, entre outros, se sagrou vencedora das 24 Horas de Le Mans com os PEUGEOT 905 e 908. Desta vez, irá competir na categoria LM Hypercar.
Desenvolvimento
Com o relógio em contagem decrescente com vista à estreia em competição do 9X8, o Team PEUGEOT TotalEnergies cumpriu, com sucesso, o seu programa original, tendo já concluído várias etapas-chave, designadamente no que diz respeito ao design e teste em banco de ensaio da nova motorização eletrificada que equipa a viatura:
– abril de 2021: primeiro teste em dinamómetro do bloco V6 bi-turbo,
– novembro de 2021: primeiro teste em banco de ensaio da unidade geradora de 200 kW do 9X8,
– dezembro de 2021: montagem e teste em banco de ensaio da mecânica completa em modo quatro rodas motrizes,
– Final de dezembro de 2021: estreia em pista.
O programa de desenvolvimento do 9X8 irá ganhar ainda mais velocidade em 2022, à medida que os diferentes trabalhos de pesquisa e de validação prosseguem, tanto em ambiente de simulador como com os diferentes testes mensais de pista, nos quais o 9X8 irá evoluir de um simples protótipo para um carro de corridas competitivo e fiável, dotado das suas próprias características específicas… e ainda e só sem asa traseira.
“Esta configuração é permitida pelos regulamentos Hypercar da ACO/FIA”, refere Olivier Jansonnie, Diretor Técnico do programa WEC da PEUGEOT Sport. “Os nossos cálculos e o trabalho em túnel de vento confirmaram a pertinência da nossa decisão de correr sem uma asa traseira. Juntamente com os desenvolvimentos e configurações que esta opção exige, esperamos que seja validada à medida que testamos a viatura em diferentes circuitos, com diferentes características.”
Os engenheiros, mecânicos e pilotos do Team PEUGEOT TotalEnergies estão focados neste trabalho fundamental, que culminará na homologação do PEUGEOT 9X8, uma candidatura que será submetida ao órgão dirigente do desporto. Dado que este documento terá efeitos práticos até 2025, é essencial que as especificações da viatura sejam congeladas, de uma forma que lhe permita rivalizar com os demais prestigiados construtores que irá enfrentar em Le Mans e no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA.
Empenho
O compromisso da PEUGEOT para com o seu programa de competição e para com a mobilidade sustentável está orientado para o sucesso da sua abordagem à indispensável transição energética.
A lista de inscritos recentemente publicada para o Campeonato do Mundo de Resistência FIA de 2022 inclui dois 9X8 do Team PEUGEOT TotalEnergies. Os seus números de competição – 93 e 94 – são símbolos eloquentes para a PEUGEOT, uma vez que o numeral “9” está há muito associado aos modelos mais radicais da marca, enquanto o “93” traz à lembrança o ano em que o 905 conquistou um triunfo histórico em Le Mans, número que é, obviamente, seguido pelo “94”.
“O Team PEUGEOT TotalEnergies não irá estar presente na primeira das seis rondas que compõem um calendário de 2022 que arranca em Sebring, na Flórida [EUA]”, sublinha Jean-Marc Finot, Diretor da Stellantis Motorsport. “O 9X8 fará a sua estreia competitiva com base no seu nível de prontidão, fiabilidade e competitividade, conforme acordado com os organizadores do campeonato, a quem iremos dar atualizações regulares, à medida que o nosso programa de desenvolvimento avança. Poderíamos ter optado apenas por participar em corridas selecionadas, sem nos comprometermos com a temporada. Teria sido possível, mas menos coerente. Em vez disso, escolhemos uma abordagem que permitirá à equipa estar totalmente imersa na disciplina, resultando numa colaboração muito mais estreita com os organizadores, mesmo que o 9X8 não se apresente em todas as corridas, de acordo com o nosso trabalho de desenvolvimento e contínuo processo de homologação.”
O programa de corridas de Resistência da PEUGEOT com o 9X8 híbrido espelha o compromisso da marca para com a mobilidade elétrica híbrida. O plano de eletrificação da sua gama de automóveis de estrada destaca-se pelas características da cadeia de tração híbrida, projetada e desenvolvida inteiramente pela PEUGEOT Sport. O 9X8 combina um bloco V6 a gasolina bi-turbo, de 2,6 litros, montado na retaguarda, que fornece mais de 500 kW (680 cv), uma unidade geradora de 200 kW, montada à frente, uma transmissão com tração integral e uma bateria de elevada densidade, desenvolvida conjuntamente pela PEUGEOT Sport, a TotalEnergies e a sua subsidiária Saft. O 9X8, consequentemente, encaixa-se perfeitamente na estratégia de Neo-Performance da PEUGEOT, que está orientada tanto para os seus veículos de estrada como para a competição, proporcionando uma performance responsável.