O PETRONAS Team De Rooy IVECO esteve presente na cerimónia de partida da nova edição do Rally Dakar, apresentando-se com os seus três camiões – dois IVECO Powerstar e um IVECO Trakker – na competição que assinala a 10ª presença na prova maratona, possível pela colaboração entre a IVECO, a PETRONAS e o Team De Rooy.
Por razões de saúde e segurança, o piloto Hans Stacey viu-se substituído à última hora por Vick Versteijnen, um jovem e talentoso piloto que adquiriu experiência na condução de camiões em três edições do Rally Dakar.
O PETRONAS Team De Rooy IVECO partiu no sábado de Jeddah, na Arábia Saudita, para o prólogo da edição de 2022 do Rally Dakar, a jornada do rali mais exigente do mundo, competição que regressa à Arábia Saudita com uma nova rota. Este primeiro dia levou os participantes até Hail, acumulando uma distância total de 834 km, que integrou uma mini especial de classificação de apenas 19 km, que lhes providenciou uma amostra do que está para vir.
O percurso total da presente edição cobrirá mais de 8.000 km, dos quais 4.300 reservados às Especiais de Classificação, levando os pilotos por novas paisagens e através de vastas extensões de areia, onde enfrentarão todo o tipo de terrenos arenosos, de pistas e cadeias de dunas e desfiladeiros. Serão desafiados com uma combinação de percursos que irão exigir as suas melhores capacidades de navegação para não perderem o rumo.
A equipa está a enfrentar os terrenos extremos da corrida a bordo de dois IVECO Powerstar e de um IVECO Trakker. A IVECO é, pelo décimo ano, o fornecedor oficial da equipa, providenciando veículos, motores e peças sobressalentes. Todos os camiões IVECO estão equipados com motores IVECO Cursor 13 com um máximo de 1000 cv de potência, especialmente concebidos pela FPT Industrial.
A história da IVECO com o Rally Dakar remonta à primeira edição, em 1979, quando começou a fornecer camiões de apoio, tendo continuado através dos anos 80, com os modelos PAC 260 e 190. A cooperação entre a IVECO, a Petronas e a formação De Rooy Team teve início no Rally de Marrocos de 2011, tendo a IVECO vencido com um Trakker, dando início a uma emocionante viagem que conduziu a duas vitórias, em 2012 e 2016, no Rally Dakar.
A EXPERIÊNCIA E OS JOVENS TALENTOS JUNTAM-SE NUMA PROMISSORA EQUIPA
Janus van Kasteren jr é um piloto de ralis e compete no Rally Dakar pela terceira vez, ao volante de um IVECO Powerstar Evo (#504), com o navegador Marcel Snijders e o mecânico Darek Rodewald. O seu objetivo será capitalizar a experiência que adquiriu nas edições anteriores, quando conseguiu, por várias ocasiões, terminar entre os 10 primeiros classificados, em diferentes etapas da prova.
A segunda formação é composta por Vick Versteijnen, um jovem e talentoso piloto que, à última hora foi chamado para substituir Hans Stacey, por razões de saúde e segurança. Versteijnen adquiriu experiência na condução de camiões em três edições do Rally Dakar, a mais recente em 2020 já com o PETRONAS Team De Rooy IVECO. Estará aos comandos do IVECO Powerstar (#515), tendo como navegador Teun van Dal – que também substituiu Anton van Limpt – e o mecânico Randy Smits.
Mitchel van den Brink fez a sua estreia nas corridas com apenas 16 anos, quando se juntou ao seu pai, Martin, como mecânico/navegador no Dakar em 2019, tornando-se no participante mais jovem de sempre na prova. Regressaria ao Dakar como piloto na edição de 2021, sendo que este ano e pela primeira vez irá disputar a prova aos comandos de um IVECO Trakker (#524), junto com o navegador Rijk Mouw e o mecânico Bert Donkelaar.
PETRONAS TEAM DE ROOY IVECO: PATROCINADOR PRINCIPAL
A PETRONAS Lubricants International é, pelo décimo ano, o patrocinador principal e parceiro técnico, fornecendo o lubrificante desenvolvido em conjunto com a IVECO e a FPT Industrial, recomendado na gama de veículos ligeiros e pesados IVECO, bem como todos os demais fluidos funcionais como o óleo de transmissão PETRONAS TUTELA e qualquer outro produto de apoio aos camiões durante a competição. Toda a equipa utiliza óleo de motor PETRONAS Urania premium, formulado com a avançada tecnologia aditiva, especificamente concebido para proteção e fiabilidade total dos motores, bem como para uma maior eficiência e desempenho.