A PEUGEOT Portugal realizou um feito histórico no ano de 2021, ao tornar-se a marca líder nas vendas de automóveis novos em Portugal e ao protagonizar a primeira mudança na liderança do mercado automóvel nacional nos últimos 23 anos. A marca do Leão aumenta a sua quota de mercado há 12 anos consecutivos, com um crescimento de quase 5 pontos de quota, e alcança agora a liderança do mercado.
Segundo dados da ACAP (Associação Automóvel de Portugal), a PEUGEOT fechou o ano de 2021 com 22.891 unidades vendidas (incluindo Veículos de Passageiros e Comerciais Ligeiros) e um crescimento de 6,5%, bastante superior ao do mercado (+1,4%). Foi também a marca mais vendida no mercado dos Veículos de Passageiros com 17.595 unidades vendidas, uma quota de mercado de 12,0% (+1,1 pp) e um crescimento das vendas de 11% face a 2020, num mercado que cresceu apenas 0,8%.
Em complemento à preferência dos clientes portugueses traduzida nos números de vendas, a PEUGEOT viu reforçado o estatuto de referência junto dos consumidores nacionais ao ser eleita, pelo 9º ano consecutivo, “Marca Automóvel Nº 1 Escolha do Consumidor”, na análise levada a cabo pela ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor.
Impondo-se num grupo de 11 marcas automóveis do segmento médio candidatas a este prémio, conduzido pelo principal sistema de avaliação de marcas em Portugal, e alvo de apreciação por mais de 1.500 participantes, a PEUGEOT alcançou um score global de 80,66%, o melhor índice de satisfação da sua categoria (80,70%) e um registo em recomendação de 80,50%. Alcançou, ainda, os melhores resultados em 6 dos 10 “Atributos de Avaliação”.
“Na PEUGEOT estamos todos naturalmente orgulhosos com os resultados alcançados em 2021. Competimos neste mercado com excelentes marcas, e ao longo de mais um ano particularmente desafiante, pelas inúmeras condicionantes que afetaram o setor, conseguimos manter o alinhamento dos nossos esforços, dos nossos objetivos e dos nossos recursos na direção do cliente PEUGEOT, terminando no topo das tabelas de vendas, e defendendo uma marca que vê a sua quota aumentar há 12 anos. Estes sucessos comerciais e de imagem – aqui destaco a eleição de ‘Escolha do Consumidor”, em que os portugueses nos distinguem pelo nono ano consecutivo – são fruto do trabalho contínuo e da estratégia sustentada dos últimos anos, e devem-se à nossa gama de produtos e serviços associados de qualidade, tecnologicamente evoluídos, apostados na eletrificação, e que cativam cada vez mais os clientes portugueses. Mas tudo isto não seria possível sem uma forte presença da PEUGEOT em todo o País, através da sua Rede de Concessionários e do empenho e profissionalismo de todos os colaboradores, da marca e da Stellantis, em prestar os melhores serviços aos clientes”, afirma Jorge Tomé, Diretor Geral da PEUGEOT Portugal.
Trajetória de liderança
Com uma estratégia assente em plataformas tecnológicas de última geração, apostando na transição energética e na descarbonização, na subida de posicionamento e numa gama renovada de modelos que cativam os consumidores, a PEUGEOT regista uma aceitação crescente no mercado nacional.
Ao longo de 11 anos consecutivos, a PEUGEOT foi a única marca automóvel a registar um crescimento da sua quota no mercado automóvel português, e desde 2009 aumentou praticamente 5 pontos de quota. Em 2021, num ano marcado pela renovação da sua gama, designadamente em matéria de transição energética, e por sucessivos lançamentos comerciais de êxito, todos os modelos contribuíram para a liderança comercial da marca.
Privilegiando os canais de maior valor, como o dos Particulares e o das Empresas, a PEUGEOT garantiu, em 2021, a liderança do mercado absoluto (VP+VCL) e também entre os VP.
No mercado global (VP+VCL), a marca alcançou 22.891 unidades vendidas, que correspondem a uma quota de mercado de 13,1% vs 12,4% no ano anterior. Trata-se de um crescimento de vendas 6,5% superior ao registado em 2020, mais de quatro vezes superior ao crescimento do mercado, que não foi além de uma evolução de +1,4%.
Para este resultado contribuiu, muito em particular, o domínio da marca no mercado VP, com um total de 17.595 unidades vendidas, representando uma quota de mercado de 12,0%, contra 10,9% registada em 2020. As vendas da PEUGEOT cresceram 11,0%, significativamente acima do mercado (+0,8%).
No mercado VCL, a PEUGEOT manteve o protagonismo em 2021 e registou 5.296 vendas, o que lhe confere uma quota de 18,4%.
PEUGEOT é também a referência nos segmentos BEV, SUV e na oferta plug-in
Com soluções perfeitamente adaptadas às novas necessidades dos clientes e à necessária descarbonização da sociedade, a PEUGEOT cativa os consumidores dos diferentes segmentos.
Estruturando-se, cada vez mais, sobre a sua estratégia Power of Choice, neste período de transição energética, a PEUGEOT iniciou-se no mercado eletrificado em 2019 e, fruto da sua capacidade de adaptação e da qualidade dos seus produtos, é já um player de referência nesse mercado.
A PEUGEOT terminou o ano como líder, em termos absolutos, do mercado BEV (modelos 100% elétricos), com 1.545 unidades vendidas (modelos e-208, e-2008, e-Rifter e
e-Traveller/e-Expert) e uma quota de mercado de 11,7%.
Ficou também para si a liderança entre os construtores generalistas no mercado dos híbridos plug-in, com comercialização de 1.116 unidades (gamas 3008 HYBRID, 508 e 508 SW HIBRID e 508 Peugeot Sport Engineered), registando uma quota de 7,1%. No total do mercado LEV, a PEUGEOT contabilizou 2.661 unidades e uma quota de 9,2%, tendo sido a primeira das marcas generalistas.
Outro segmento onde a PEUGEOT voltou a afirmar a sua liderança destacada em Portugal, em 2021, foi o dos SUV, onde garantiu uma quota de mercado superior a 16,0%, fruto das 9.865 unidades vendidas dos seus novos 2008, 3008 e 5008.
Com uma carteira de vendas muito equilibrada entre os diversos modelos da sua gama, para a PEUGEOT o ano de 2021 terminou com o seguinte top-3 de modelos mais vendidos: PEUGEOT 2008 (6.404 unidades), PEUGEOT 208 (4.834 unidades) e PEUGEOT 3008 (2.652 unidades), entre os VP; produzido no Centro de Produção Stellantis de Mangualde, o PEUGEOT Partner (4.372 unidades), manteve-se como líder destacado entre os VCL da marca e do mercado nacional.