A Ford revelou hoje, em estreia mundial, o novo Focus, imprimindo ao seu modelo familiar médio um novo, e mais expressivo, design e grupos propulsores eletrificados, mais eficientes em termos de consumo de combustível, juntamente com avançadas tecnologias de conectividade e assistência ao condutor concebidas para tornar as experiências de propriedade e de condução mais acessíveis e gratificantes.
Uma nova interpretação da filosofia de design Ford “centrada no homem”, confere ao design exterior do Focus uma visual de maior confiança e ousadia, com uma abordagem ainda mais exclusiva nas variantes Titanium, ST-Line e Active. Cada uma das versões apresenta agora elementos estéticos únicos que exprimem as suas próprias personalidades, podendo ser opcionalmente enriquecidas com o Pack X, com mais equipamento, e o Pack Vignale, com acabamentos de luxo exclusivos.
Agora mais do que nunca, o novo Focus disponibiliza a tecnologia Ford SYNC 4 a um maior número de clientes, permitindo navegação conectada à cloud, comandos de voz com compreensão da linguagem natural. O SYNC 4 é suportado por um novíssimo ecrã de 13,2 polegadas, o maior do segmento 2, com uma interface intuitiva concebida para simplificar a navegação numa vasta gama de funcionalidades de condução e conforto. A tecnologia permite também atualizações de software Ford Power-Up, via wireless, para melhorar a funcionalidade ao longo do tempo.
Entre as avançadas tecnologias de assistência ao condutor que fazem agora a sua estreia no Focus, destacam-se o Assistente de Ângulo Morto (Blind Spot Assist), 3 que monitoriza o ângulo morto do lado do condutor da aproximação de veículos por trás, aplicando correções na direção para avisar o condutor e evitar a mudança de faixa caso seja detetada uma potencial colisão.
O novo Focus estreia também uma opção de transmissão automática para os económicos propulsores EcoBoost Hybrid de 48 V mild hybrid, com potências até 155 CV. A caixa automática Powershift de sete velocidades e dupla embraiagem, torna a condução mais fácil – principalmente em cidade e no trânsito “pára-arranca” – complementando, em simultâneo, o desempenho do grupo propulsor híbrido, cuja performance elétrica assegura o tradicional prazer de condução do Focus.
A Ford também melhorou o espaço de carga da versão Focus Station, com 1.653 litros 4 de capacidade. Respondendo às exigências dos clientes, a bagageira apresenta-se mais versátil e prática de utilizar e dispõe agora de revestimentos resistentes à água e mais fáceis de limpar (tapete e guarnições laterais), e uma divisória vertical que permite uma organização simples e eficaz do espaço de carga. Está também disponível uma espaçosa e prática versão hatchback de cinco portas.
Além disso, a Ford também revelou hoje o novo Focus ST, desenvolvido pela Ford
Performance. Apresentando um novo estilo exterior desportivo e novas jantes de liga leve, uma vistosa opção de cor Green Mean e Bancos Performance desenvolvidos internamente, o Focus ST mantém-se fiel ao motor a gasolina EcoBoost de elevado desempenho e aos formatos de carroçaria de cinco portas ou Station.
“O Ford Focus é uma história de sucesso há mais de 20 anos no mercado, e o seu grande argumento foi sempre o baseado num design atraente e numa dinâmica de condução de primeira classe“, declarou Roelant de Waard, Director Geral de Veículos de Passageiros da Ford Europa. “Com o SYNC 4 de próxima geração, agora com Navegação Conectada e o maior ecrã do segmento, os novos clientes Focus irão desfrutar de uma experiência digital melhorada, perfeitamente adaptada às suas vidas“.
Design Focus inovador e moderno
O novo Focus introduz uma linha exterior renovada e confiante, inspirada na filosofia de design
“centrada no ser humano” da Ford, a qual confere a cada uma das novas versões Focus uma personalidade distinta.
O novo desenho do capô torna a frente mais alta reforça a presença visual de toda a gama, e o emblema “oval azul” da Ford apresenta-se agora posicionado ao centro da grelha superior, de grandes dimensões.
Os novos faróis LED são de série em todas as novas versões Focus e incluem agora a funcionalidade integrada de luz de nevoeiro, a qual proporciona um design mais definido e elegante na zina inferior da dianteira, e resulta numa assinatura de luz distinta e objetiva. As versões de cinco portas (hatchback) e Station apresentam óticas traseiras escurecidas, com um visual premium, e as versões mais equipadas possuem óticas traseiras LED com um novo design interior onde se destacam a secção central mais escura e um novo e atraente padrão de luz em loop.
Todas as novas versões Focus beneficiam de detalhes de design únicos, exibindo personalidades distintas e pormenores de diferenciação em toda a gama através da grelha superior e de toda a secção dianteira. A versão Connected apresenta uma vasta grelha superior, distinguindo-se pelas suas fortes barras horizontais e combinadas por aberturas laterais ascendentes que fluem da grelha inferior. Além disso, a série Titanium apresenta um acabamento cromado estampado a quente nas barras superiores da grelha.
O carácter desportivo da versão ST-Line, inspirada na Ford Performance, traduz-se na nova grelha superior trapezoidal de proporções únicas, complementada por um acabamento tipo “ninho de abelha” em preto brilhante, juntamente com aberturas laterais mais largas e uma grelha inferior mais profunda. As versões ST-Line apresentam, também, saias laterais, um difusor traseiro e um discreto spoiler traseiro discreto.
Para uma utilização mais aventureira, a versão Active inspira-se no design dos SUV para obter um visual mais robusto. Uma grelha superior mais larga com barras verticais mais generosas, a grelha inferior mais profunda e as aberturas laterais mais altas complementam a generosa distância ao solo e as proteções de carroçaria em preto.
A maior disponibilidade do Pack Vignale, juntamente com o Pack X, oferece ainda mais equipamentos de luxo às versões Titanium, ST-Line e Active do novo Focus. Além dos melhoramentos em equipamento e acabamentos interiores, o nível Vignale introduz acabamentos acetinados na grelha superior e nas aberturas laterais (em vez de acabamentos na cor da carroçaria), e jantes de liga leve com desenho exclusivo. Em toda a gama, o novo Focus conta com cinco novos modelos de jantes de liga leve.
“O Focus sempre esteve na vanguarda da nossa filosofia de design ‘centrada no ser humano’, e agora criámos uma gama dotada de ainda mais personalidade”, declarou Amko Leenarts, Diretor de Design da Ford Europa. “Cada versão Focus goza de qualidade e modernidade impulsionadas pela tecnologia, sendo que cada versão tem um carácter com o qual os nossos clientes se identificam emocionalmente – refletindo a sua própria personalidade”.
Performance eletrificada
A diversificada gama de propulsores inclui opções eletrificadas que melhoram a eficiência dos consumos, o requinte de utilização e o tradicional prazer de condução faz parte do apelo do Focus há mais de 20 anos.
Agora, mais condutores do Focus podem beneficiar da maior eficiência de combustível e melhor desempenho dos novos motores EcoBoost Hybrid do Focus, graças à disponibilização, em opção, de uma transmissão automática Powershift de sete velocidades, a qual proporciona consumos de 5,2 l/100 km e emissões de CO2 de 117 g/km (WLTP). 1
Além de uma experiência de condução “a dois pedais” menos complicada, a transmissão Powershift de dupla embraiagem proporciona uma aceleração constante e passagens de caixa suaves e rápidas, com reduções triplas que asseguram rapidez nas ultrapassagens. No Modo Sport Drive, a caixa de velocidades automática mantém relações mais baixas para um nível de resposta mais desportivo. Esta transmissão oferece também a seleção manual de velocidades através de patilhas desportivas, montadas de série nas versões ST-Line.
A caixa automática Powershift também tem parte ativa na poupança de combustível, mantendo o motor híbrido no regime ideal em termos de consumos, e permitindo a entrada em funcionamento do Auto Start-Stop abaixo dos 12 km/h.
Disponível com potências de 125 CV e 155 CV, o novo motor 1.0 EcoBoost Hybrid mild hybrid de 48 V está também disponível com uma caixa manual de seis velocidades, com consumos desde 5,1 l/100 km e emissões de CO2 desde 115 g/km (WLTP). O propulsor híbrido substitui o alternador tradicional por um motor de arranque/gerador integrado acionado por correia (BISG, Belt-driven Integrated Starter/Generator), permitindo a recuperação da energia normalmente perdida durante as travagens, enviando-a para uma bateria de iões de lítio dedicada. O BISG é também capaz de funcionar como motor, fornecendo assistência de binário para aumentar o binário total disponível no motopropulsor, melhorando a capacidade de aceleração ou reduzindo o esforço do motor para melhorar a eficiência de consumo de combustível.
O novo Focus dispõe também do motor a gasolina Ford EcoBoost 1.0 com potências de 100 CV ou 125 CV, caixa manual de seis velocidades, e consumos desde 5,1 l/100 km e emissões de CO2 desde 116 g/km (WLTP). Sistemas como a dupla distribuição variável independente e a injeção direta de alta pressão contribuem para os baixos consumos e um bom desempenho.
Para condutores que fazem uma utilização mais intensa em termos de quilometragem, o motor diesel Ford EcoBlue 1.5 está disponível com 95 CV e 120 CV de potência, com consumos de 4,0 l/100 km e emissões de CO2 desde 106 g/km (WLTP). Ambas as versões estão disponíveis com transmissão manual de seis velocidades, possuindo coletor de admissão integrado, turbocompressor de baixa inércia e injeção de combustível de alta pressão para reduzir as emissões e aumentar a eficiência de combustão. Uma transmissão automática de oito velocidades está igualmente disponível para a versão de 120 CV.
O novo Focus dispõe também de tecnologia de Modos de Condução selecionáveis, oferecendo aos condutores a possibilidade de escolher entre os modos Normal, Sport e Eco, as quais ajustam a resposta do pedal do acelerador, Direcção Assistida Electrónica (EPAS) e caixa de velocidades automática a fim de se adequar ao cenário de condução. As versões Active contam também com o modo “Slippery” para maior confiança em condições de baixa aderência, e com o modo “Trail”, concebido para ajudar a manter a dinâmica em pisos deformáveis.
Tecnologia que facilita a vida
O novo Focus integra na perfeição as últimas tecnologias de conveniência e de condução da Ford, com o objetivo de propiciar uma experiência de condução confortável e conectada.
O Focus é o veículo de passageiros Ford de grande volume, até à data, a beneficiar do novo sistema de comunicação e entretenimento SYNC 4, 5 que utiliza um sofisticado algoritmo de aprendizagem para compreender e apresentar, a partir do comportamento dos condutores, sugestões e resultados de pesquisa mais precisos a longo prazo.
O SYNC 4 é suportado por um novíssimo ecrã táctil central de 13,2 polegadas, com uma interface intuitiva que permite aos condutores nunca estar a mais de um ou dois toques de distância de qualquer aplicação, informação ou controlo de que necessitam. O novo ecrã táctil incorpora também controlos para funções como o aquecimento e a ventilação, anteriormente ativados por botões físicos, o que resulta numa consola central mais limpa e ordenada. O sistema oferece também compatibilidade wireless com Apple CarPlay e Android AutoTM, permitindo uma integração perfeita entre as funções do smartphone e o SYNC 4.
O reconhecimento avançado da voz permite aos ocupantes utilizar o seu discurso natural em 15 línguas europeias, combinando dados a bordo com pesquisas na Internet – ativada através do FordPass Connect – para oferecer respostas rápidas e precisas a comandos de quase tudo, desde entretenimento, chamadas telefónicas e mensagens de texto até ao controlo da climatização e informações meteorológicas.
O sistema SYNC 4 também permite atualizações de software wireless Ford Power-Up que, ao longo do tempo, irão melhorar o desempenho global do novo Focus, e tem capacidade para instalar grande parte do novo software em segundo plano ou em horários pré-agendados, sendo que muitas das atualizações requerem pouca ou nenhuma ação por parte dos clientes. Estas atualizações contribuem para melhorar a experiência de propriedade e reduzir a necessidade de idas ao concessionário, bem como reforçar funcionalidades, qualidades, experiências, capacidades e conveniência.
Utilizando a aplicação FordPass, 6 é possível aceder a uma gama de serviços conectados utilizando um smartphone, o que permite ao cliente manter-se ligado ao seu carro a partir de qualquer ponto, com sinal de dados, e utilizar funcionalidades como o Estado do Veículo – para verificar os níveis de combustível, a vida útil do óleo e muito mais – e o Remote Start. 7 O sistema SecuriAlert 8 da Ford pode proporcionar ainda mais tranquilidade: recorrendo aos sensores do veículo, monitoriza qualquer tentativa de entrada no veículo – mesmo que seja usada uma chave – e envia alertas para o telefone do utilizador.
As versões do novo Focus equipadas com SYNC 4 beneficiam de um acesso experimental gratuito à Navegação Conectada 8 e às subscrições Ford Secure 8, o que permite características como informações de trânsito em tempo real, meteorologia e informações sobre estacionamento 8, bem como Informações de Perigo Local 3 para uma melhor experiência do cliente.
A subscrição Ford Secure inclui Serviços para Veículos Roubados (Stolen Vehicle Services), 8 com assistência 24 horas em caso de roubo do veículo, incluindo localização e recuperação. A subscrição Ford Secure recebe Alertas da Vizinhança (Neighbourhood Alerts) – notificações de outros veículos protegidos pela SecuriAlert na sua área, e Alertas de Localização (Location Alerts) – tem capacidade para criar limites escolhidos pelo utilizador, e enviar, posteriormente, notificações push caso o veículo saia destas áreas, tais como atualizações wireless Power-Up,.
A Navegação Conectada 8 inclui informações de trânsito em tempo real e preditivas, fornecidas pela TomTom, cabendo à Garmin® o desenho dos percursos a bordo do veículo e na cloud, de forma a sugerir as rotas mais eficientes. As informações meteorológicas em tempo real mantêm o condutor informado das condições ao longo do seu percurso e no seu destino, podendo alertar para situações meteorológicas severas passíveis de afetar a sua viagem, enquanto os mapas tridimensionais das principais cidades e as informações sobre estacionamento ajudam a navegar em ambientes desconhecidos.
As avançadas tecnologias de iluminação incluem faróis totalmente em LED de série, incorporando Controlo Automático de Máximos (Automatic High Beam Control), 3 e Luz de Manobra (Manoeuvring Light), que consiste na ativação de um feixe de luz mais largo para melhor visibilidade quando o veículo deteta uma manobra a baixa velocidade. 3 Além disso, os faróis topo de gama Dynamic Pixel LED, disponíveis em opção, incorporam diversas funcionalidades avançadas, tais como:
- Luzes de Máximos Sem Brilho (Glare-Free High Beam) 3: utiliza uma câmara frontal para detectar o trânsito em sentido contrário e criar um “ponto sem brilho” no próprio feixe de luz, bloqueando os raios de luz que, de outra forma, provocariam o encandeamento dos outros utilizadores da estrada
- Iluminação Dinâmica em Curva (Dynamic Bending) com recurso a câmara 3: utiliza uma câmara frontal para ler o caminho à sua frente e iluminar o interior das curvas na estrada, aumentando o campo de visão
- Iluminação de Mau Tempo (Bad-Weather Light) 3: altera o padrão do feixe de luz e melhora a visibilidade quando os limpa pára-brisas são ativados
- Iluminação Baseada na Sinalização (Sign-based Light) 3: utiliza uma câmara frontal para detectar sinais rodoviários e utiliza-os como referência para ajustar o padrão do feixe de luz e iluminar melhor ciclistas e peões em cruzamentos e rotundas
O novo Focus adiciona também, ao seu vasto conjunto de avançados sistemas de assistência ao condutor, tecnologias concebidas para aumentar a confiança do condutor e tornar a condução menos exigente.
O Assistente de Ângulo Morto (Blind Spot Assist) 3 baseia-se na funcionalidade do Sistema de Informação de Ângulo Morto, monitorizando os ângulos mortos do condutor em relação a veículos que se aproximam por trás, e tem capacidade para aplicar correções na direção de forma a avisar o condutor, e assim, evitar uma mudança de faixa caso seja detetada uma potencial colisão, afastando o veículo da zona de perigo. O sistema faz um varrimento, 20 vezes por Segundo, das faixas adjacentes para detetar veículos até 28 metros atrás, e funciona entre 65 km/h e 200 km/h.
Também novo no Focus é o Sistema de Informação de Ângulo Morto com Leitura do Reboque (Blind Spot Information System with Trailer Coverage),3 o qual permite ao condutor introduzir o comprimento e largura do atrelado que deseja rebocar, recorrendo ao ecrã táctil do sistema SYNC 4. O sistema irá compensar automaticamente, avisando o condutor se outro veículo estiver no ângulo morto do atrelado que está a ser rebocado.
O novo sistema de Assistência em Cruzamento (Intersection Assist) 3 utiliza a câmara frontal do Focus, em combinação com o radar, para monitorizar a estrada à frente do veículo e, assim, detetar potenciais colisões com veículos em sentido contrário em faixas paralelas. O sistema pode aplicar automaticamente os travões quando se viaja a até 30 km/h para ajudar a prevenir ou mitigar acidentes em que um condutor atravessa a trajetória de um veículo em sentido contrário, tal como num cruzamento ou entroncamento. O sistema funciona sem necessidade de marcas na estrada ou sinais adjacentes, e também de noite, com os faróis ligados.
Em opção, estão também disponíveis: Informações de Perigo Local 3 para informar os condutores de uma situação perigosa na estrada em que seguem, mesmo que o incidente não seja visível devido a uma curva na estrada ou outros veículos, e o Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa, 3 que alivia o esforço de condução no trânsito “pára-arranca”. O Assistente de Pré-Colisão com Travagem Activa 3 ajuda os condutores a evitar, ou atenuar, os efeitos de colisões com veículos, peões e ciclistas, enquanto o Assistente de Estacionamento Activo 2 3 opera a caixa de velocidades, aceleração e travagem para permitir manobras de estacionamento totalmente automatizadas, bastando manter premido um botão.
As novas versões Focus contam também com o Alerta de Ocupante Traseiro (Rear Occupant Alert), concebido para que os condutores não deixem crianças ou animais de estimação no seu veículo, alertando-os para verificarem os bancos traseiros quando as portas traseiras tiverem sido abertas antes de arrancar com o veículo.
“O novo Focus está repleto de novas tecnologias e funcionalidades que proporcionam verdadeiros benefícios ao condutor ou passageiros, em termos de conforto, conveniência ou segurança”, afirmou Glen Goold, Diretor de Estruturação da Gama Ford Focus. “Os nossos clientes esperam encontrar as mais recentes funcionalidades quando entrarem num Ford, e que se integram perfeitamente nas suas vidas – um objetivo totalmente alcançado no novo Focus”.
Focus Station: mais prática do que nunca
Em resposta às exigências dos clientes, a Ford introduziu uma série de inovadoras funcionalidades no espaço de carga do novo Focus Station, que assim se torna ainda mais prático e conveniente para os clientes.
O espaço de bagagem encontra-se agora revestido por um tapete de alta qualidade – anteriormente utilizado apenas no piso do habitáculo e nos tapetes das versões Vignale -, o qual proporciona um toque premium e é mais fácil de limpar graças à utilização de fibras de pelo curto. Uma rede de retenção de carga lateral adicional é ideal para armazenar objetos mais pequenos que, de outra forma, ficariam soltos na bagageira, com o veículo em movimento, e as duas luzes LED proporcionam uma iluminação mais nítida em condições de baixa luminosidade.
O piso de carga ajustável tem agora uma dobradiça central, permitindo que seja dobrado para criar uma divisória vertical que se aloja num ângulo de 90 graus, criando dois espaços separados que mantêm os objetos seguros.
A zona de carga apresenta agora também uma proteção especial contra objetos molhados, com o piso revestido por um material resistente à água proveniente de objetos vestuário e guarda-chuvas molhados. O forro resistente à água pode ser removido do espaço para facilitar a drenagem ou a limpeza, e toda a área pode ser isolada do resto da bagageira com o piso dobrado para baixo, ou separada com a divisória vertical para criar zonas húmidas e secas.
Além disso, o espaço de bagagem do Focus Station contém agora uma etiqueta com um “guia rápido” contendo instruções para o cliente sob a forma de diagramas simplificados que explicam as múltiplas funcionalidades da bagageira. Fruto de inquéritos realizados junto de clientes, a Ford concluiu que 98% dos atuais proprietários de Focus Station não estavam cientes de todas as funcionalidades existentes, tais como a arrumação da cobertura da bagageira, o desbloqueio remoto dos bancos e o sistema de divisão do piso. Esta etiqueta explica, de forma simples e clara, todas as funcionalidades sem que o utilizador precise de consultar o manual do proprietário para obter instruções.
Novo Focus ST
A Ford revelou hoje também, em estreia absoluta, o novo Focus ST, equipado com potentes propulsores a gasolina EcoBoost, disponível nas versões de carroçaria hatchback e station, e desenvolvido pela Ford Performance.
O novo Focus ST apresenta um design exterior arrojado que realça ainda mais o seu carácter de alta performance. Os detalhes incluem grelhas dianteiras superiores e inferiores tipo “ninho de abelha”, grandes aberturas laterais, saias laterais e apêndices aerodinâmicos otimizados na zona inferior dianteira e na parte traseira do tejadilho. Além de novas jantes de liga leve de 18 polegadas montadas de série, estão disponíveis em opção jantes de 19 polegadas.
No interior, o Focus ST apresenta os novíssimos Bancos Desportivos, desenvolvidos internamente pelos engenheiros da Ford Performance para proporcionar elevados níveis de apoio e conforto, seja em pista ou no dia-a-dia. Os bancos receberam o selo de aprovação da principal organização de saúde da coluna vertebral “Aktion Gesunder Rücken e.V.” (AGR) (“Campanha para umas Costas mais Saudáveis”). Os comandos elétricos, com 14 funções de regulação, incluindo quatro posições de ajuste do apoio lombar, permite aos condutores obter a sua posição ao volante. O conforto dos bancos é reforçado pelo sistema de aquecimento integrado no equipamento de série.
O novo Focus ST é animado por um motor a gasolina EcoBoost de 2,3 litros, com 280 CV de potência e 420 Nm de binário, sobrealimentado por um turbocompressor de fluxo duplo (“twinscroll”) com tecnologia de redução de inércia (“anti-lag”). A caixa manual de seis velocidades é de série com tecnologia de controlo das rotações, quando conjugada com o Pack X opcional, oferecendo reduções de caixa mais suaves e consistentes. Está também disponível uma caixa automática de sete velocidades com comando por patilhas.
Outras tecnologias de condução desportiva incluem um diferencial autoblocante eletrónico que melhora o comportamento em curva e a motricidade em aceleração, bem como Controlo Contínuo de Amortecimento (Continuously Controlled Damping), o qual controla, 500 vezes por segundo, a direção, a travagem, a suspensão e as reações da carroçaria de forma a ajustar a resposta do amortecimento para os melhores padrões de conforto e comportamento em curvas. As versões ST equipados com melhorado Pack X apresentam faróis Dynamic Pixel LED, jantes de liga leve de 19 polegadas e um modo “Track” adicional, integrado nos Modos de Condução selecionáveis, oferecendo um feedback otimizado da direção assistida elétrica (EPAS), uma resposta mais agressiva do acelerador e uma maior margem de manobra do sistema ESC (controlo de estabilidade).
“O novo Focus ST é um elemento fundamental na nova gama Focus; é a expressão máxima da filosofia Focus de que se pode ter um carro de elevadas prestações e grande prazer de condução perfeitamente adaptado à utilização diária”, reforçou de Waard.
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1 Ford Focus 125 CV 1.0 EcoBoost Hybrid: emissões CO2 homologadas: 116-149 g/km; consumos homologados: 5,1-6,6 l/100 km WLTP.
Ford Focus 155 CV 1.0 EcoBoost Hybrid: emissões CO2 homologadas: 115-143 g/km; consumos homologados: 5,1-6,3 l/100 km WLTP.
Ford Focus 100 CV 1.0 EcoBoost: emissões CO2 homologadas: 116-146 g/km; consumos homologados: 5,1-6,4 l/100 km WLTP.
Ford Focus 95 CV 1.5 EcoBlue: emissões CO2 homologadas: 106-126 g/km; consumos homologados: 4,0-4,8 l/100 km WLTP.
Ford Focus 120 CV 1.5 EcoBlue: emissões CO2 homologadas: 106-139 g/km; consumos homologados:
4,0-5,3 l/100 km WLTP.
Ford Focus ST 280 CV 2.3 EcoBoost: emissões CO2 homologadas: 180-189 g/km; consumos homologados: 7,8-8,3 l/100 km WLTP.
As emissões de CO2 e os consumos de combustível podem variar em função das versões do veículo disponíveis em cada mercado.
Os consumos de combustível/energia, as emissões de CO2 e a autonomia elétrica declarados são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (UE) 2017/1151, nas suas mais recentes redações. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes.
2 Com base na análise da Ford do segmento concorrente.
3 As tecnologias de apoio à condução são suplementares e não se sobrepõem à necessária atenção do condutor, discernimento e necessidade de controlo do veículo.
4 Capacidade de carga limitada pelo peso e pela distribuição do peso.
5 Não conduza se estiver distraído. Sempre que possível recorra a sistemas de operação vocal; não manuseie equipamentos enquanto conduz. Algumas funções poderão ficar bloqueadas quando o veículo estiver em circulação. Nem todas as funções são compatíveis com todos os telefones.
6 FordPass Connect (opcional em veículos selecionados), a aplicação para smartphone FordPass e serviços complementares conectados são necessários para funcionalidades remotas (ver termos e condições FordPass para mais detalhes). Os serviços e características conectadas dependem da disponibilidade de cobertura de rede móvel da Vodafone ou de um seu parceiro. A evolução da tecnologia/redes móveis/capacidades do veículo podem limitar a funcionalidade e impedir o funcionamento das características conectadas. Os serviços conectados não incluem ponto de acesso Wi-Fi (hotspot).
7 Em regiões onde a legislação o permitir.
8 Requer ativação da função.