• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Burlas online crescem 22%

20 de Maio, 2022

Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

20 de Maio, 2022

O metaverso: emoções num mundo virtual

20 de Maio, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Novos modelos Volvo vão ter o ar mais limpo e purificado

    20 de Maio, 2022

    PEUGEOT Sport e Marelli estabelecem parceria técnica para o sistema de propulsão híbrido do 9X8 Hypercar

    20 de Maio, 2022

    CEO da CITROËN “CARIMBA” acordos comerciais com três importantes operadores económicos em PORTUGAL

    19 de Maio, 2022

    Cristina Rola é a nova Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Maio, 2022

    Volvo inaugura novas instalações em Vila Real

    18 de Maio, 2022
  • ENTREVISTA

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021

    Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    iad Portugal abre a porta a empreendedores em nova campanha de atração de talento

    20 de Maio, 2022

    CEO da CITROËN “CARIMBA” acordos comerciais com três importantes operadores económicos em PORTUGAL

    19 de Maio, 2022

    Ganhos de produtividade nas empresas que apostam em formação podem chegar aos 5%

    19 de Maio, 2022

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022

    NIVÀ inaugura primeira gelataria no PORTO

    17 de Maio, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    Como conseguir uma casa mais saudável? A Sto explica os requisitos necessários

    19 de Maio, 2022

    Zome lança primeiro portal de uma rede imobiliária para listar imóveis em criptomoeda

    18 de Maio, 2022

    SIL 2022: RE/MAX tem a maior presença de sempre

    12 de Maio, 2022

    Keller Williams aumenta o volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

    11 de Maio, 2022

    MELOM lança projeto Casa de Sonho Eco que constrói moradias com soluções amigas do ambiente

    11 de Maio, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Triunfo lança uma viagem pela Tradição Portuguesa – o Passatempo imperdível de 2022

    17 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    Izidoro lança gama de carne de novilho e suíno, congelada em fresco na origem, com cortes Premium

    16 de Maio, 2022

    TRANSFORMERS chegam ao Universo LEGO®

    15 de Maio, 2022

    NOVO Casal Garcia Fruitzy

    12 de Maio, 2022
  • DESPORTO

    PEUGEOT Sport e Marelli estabelecem parceria técnica para o sistema de propulsão híbrido do 9X8 Hypercar

    20 de Maio, 2022

    “Caminho Marítimo de Santiago”: Caravela Vera Cruz é a estrela maior

    19 de Maio, 2022

    Forte plantel da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA no primeiro confronto integrado no WRC

    19 de Maio, 2022

    SURF apanha a onda até ao OEIRAS PARQUE

    17 de Maio, 2022

    DS Automobiles soma mais pontos na segunda corrida do E-Prix de Berlim

    16 de Maio, 2022
  • DESTINOS

    Está aberta a época das cerejas na Quinta da Fonte Souto

    15 de Maio, 2022

    MADEIRA sugere areias medicinais e mergulhos instagramáveis neste Verão

    14 de Maio, 2022

    Por que viajam os Portugueses? eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar

    5 de Maio, 2022

    COSTA VENEZIA parte de ISTAMBUL com novos cruzeiros à descoberta da TURQUIA e GRÉCIA

    2 de Maio, 2022

    OHAI NAZARÉ apresenta duas novidades aquáticas e uma programação especial

    30 de Abril, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

    18 de Maio, 2022

    Sara Prata é a nova embaixadora da AVON

    18 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    5 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    2 de Maio, 2022

    59% das PME portuguesas está mais dependente da tecnologia depois da pandemia

    20 de Maio, 2022

    Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

    13 de Maio, 2022

    Ronaldo, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira são as figuras públicas portuguesas mais reconhecidas

    12 de Maio, 2022

    Emissão de faturas eletrónicas por PME’s aumenta 5,69% em Portugal

    26 de Abril, 2022

    Alunas de arquitetura representam portugal em concurso internacional da SAINT-GOBAIN

    20 de Maio, 2022

    The Famous Grouse celebra Dia Mundial do Whisky no Mercado de Algés

    20 de Maio, 2022

    ALEGRO MONTIJO celebra FESTA DA FLOR “A UMA SÓ VOZ” com concerto de AUREA e CORO “MÃOS QUE CANTAM”

    19 de Maio, 2022

    IRGAwards vão distinguir projetos de sustentabilidade e transformação nas empresas

    19 de Maio, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    Sara Carbonero e Isabel Jiménez apresentam ‘New Nomads’, a nova coleção spring-summer da Slowlove

    9 de Maio, 2022

    MO reforça aposta na sustentabilidade e desenvolve peças em algodão reciclado

    21 de Abril, 2022

    A La Redoute desvenda as inspirações por detrás da coleção Moda Primavera

    23 de Março, 2022

    DS AUTOMOBILES é patrocinadora oficial da MODALISBOA 2022

    9 de Março, 2022

    PNF traz luz para doença rara que poucos conhecem, mas que muda a vida de quem tem o diagnóstico

    17 de Maio, 2022

    Os primeiros passos de uma nova forma de supervisão cirúrgica à distância

    7 de Maio, 2022

    ANDAR apoia refugiados ucranianos com artrite reumatóide

    7 de Maio, 2022

    Especialistas debatem impacto da pandemia na saúde mental das comunidades

    27 de Abril, 2022

    LIDL evita o desperdício de 3 milhões de produtos alimentares em apenas 1 ano

    29 de Abril, 2022

    Iberdrola inicia a construção de quatro parques fotovoltaicos em Portugal

    12 de Fevereiro, 2022

    INFLUENCERS’ MARKET regressa ao MAR SHOPPING matosinhos com edição especial de saldos

    24 de Janeiro, 2022

    A Vaca que ri luta contra o desperdício alimentar e sensibiliza mais de 1 milhão de portugueses

    28 de Novembro, 2021

    Burlas online crescem 22%

    20 de Maio, 2022

    Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

    20 de Maio, 2022

    O metaverso: emoções num mundo virtual

    20 de Maio, 2022

    Kaspersky Safe Kids, mais funcionalidades para melhor proteção das crianças online

    18 de Maio, 2022

    Burlas online crescem 22%

    20 de Maio, 2022

    Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

    20 de Maio, 2022

    O metaverso: emoções num mundo virtual

    20 de Maio, 2022

    Alunas de arquitetura representam portugal em concurso internacional da SAINT-GOBAIN

    20 de Maio, 2022
Creative News
Home»Opinião»Desafios da liderança multigeracional
Opinião

Desafios da liderança multigeracional

3 de Dezembro, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Shall We talk about… Desafios da liderança geracional? A gestão people centric e o foco na singularidade

Pela primeira vez quatro gerações extremamente diferentes estão em simultâneo no mercado de trabalho e integradas nas mesmas equipas: Baby boomers, X, Y e Z. Um cenário de desafio para os atuais líderes e responsáveis organizacionais que tornam obsoletos os modelos de trabalho e progressão na carreira padronizados e verticalizados. “O futuro depende da habilidade dos líderes e gestores de equipas compreenderem este novo paradigma e desenharem políticas de carreira à medida, onde o foco é a singularidade de cada indivíduo”, diz Carla Rebelo, CEO da Adecco Portugal.

Na mais recente edição do ‘Shall we talk about’, iniciativa da Adecco Training, o tema da liderança multigeracional desafiou Carla Rebelo, CEO da Adecco Portugal, a refletir sobre os desafios mais prementes que os líderes enfrentam no atual e futuro mundo do trabalho. Um berço cultural cada vez mais diverso, o mundo laboral junta pela primeira vez quatro gerações distintas que geram uma diversidade de expetativas que desafia os líderes a serem melhores todos os dias.

Mais do que a idade, o que define as gerações são as características de cada uma (ver breve caracterização abaixo), os contextos sociais e culturais em que cresceram e que, tendencialmente, têm um tipo de modelo mental que se reflete em ambiente de trabalho em função dos seus valores e experiências. Não obstante a complexidade que traz este mix geracional, em termos efetivos, com uma liderança inclusiva e próxima, os resultados das equipas multigeracionais têm um potencial de sucesso assinalável.

O líder também pertence a uma determinada geração e não é diferente quanto às suas características dominantes que influenciam o seu modo de gerir pessoas. Carla Rebelo defende que “é importante que os líderes estejam preparados para essa realidade, pois irão orientar profissionais com expetativas distintas do mercado de trabalho e avaliam a todo o momento os atributos do líder que são percebidos pelas equipas”. Mas não tem dúvidas em afirmar que “nunca foi tão claro como agora que ‘one size doesn’t fit all’: num mundo onde fomos formatados para tornar eficiente uma determinada organização ou sistema, este convívio multigeracional no mundo do trabalho, evidencia que o futuro depende da nossa habilidade, enquanto líderes e gestores de equipas, de perceber que este fenómeno é uma mudança enorme relativamente a estes paradigmas. As novas gerações tornaram muito clara essa diferença na forma como são inspiradas, motivadas e, até, na forma como são formadas e treinadas”, esclarece Carla Rebelo.

Assim, considera a responsável, “o maior desafio da liderança multigeracional é perceber e assumir que vamos ter direito a querer coisas diferentes e não uma carreira verticalizada igual aos outros e que está desenhada nas políticas de carreira e promoção da empresa, ou a ter uma avaliação de desempenho e um sistema de feedback que está mais ou menos instituído. Acredito que enquanto não se perceber que há que diferenciar, vamos ter conflitos geracionais. Temos que ter muita atenção à singularidade, como elemento central na gestão de pessoas”, justifica ainda a responsável da Adecco Portugal.

A gestão dos líderes tem que ser, por isso, people centric, com uma profunda humanização dos processos. E não é suficiente definir as pessoas por gerações para liderar em conformidade com os valores mais comuns de cada grupo, porque pode-se correr o perigo das pessoas, que já não são uniformes entre si, não se identificarem com os valores da sua geração.

Assim, a personalização é um fator de sucesso na nova liderança multigeracional, provocando nos líderes a necessidade de reconhecer o talento onde a pessoa se sente mais empoderada e traz valor acrescentado à equipa, aos seus projetos e à organização. Neste sentido, o líder deverá ser um promotor para a mudança, perante uma conjuntura em que o expetável é, frequentemente, o inesperado: as gerações mais novas trouxeram esta irreverência ao ambiente de trabalho, ao procurarem justificação a todos os porquês e ao demonstrarem uma enorme apetência por novas soluções a uma velocidade impressionante.

Todos temos de ser líderes?

Com os desafios da liderança acrescidos pela necessidade de fazer convergir diferenças, ou melhor, potenciar as diferenças, o que preocupa Carla Rebelo “é que tipo de líderes estamos a preparar, porque nem todas as pessoas têm essa capacidade. As gerações vieram evidenciar isso. O líder de hoje tem que ter competências mais sofisticadas e refinadas. A progressão na carreira verticalizada pode trazer para a liderança verdadeiros desastres”. O que não crê ser um problema, pois uma organização oferece posições para todo o tipo de perfis.

Para a CEO da Adecco Portugal são claras as competências necessárias a um líder ao nível das soft skills: a empatia, a capacidade de escuta ativa e feedback diferenciado, apontando caminhos para treinar competências passíveis de capacitar os mais novos na construção das suas experiências, capacidade de comunicação persuasiva para galvanizar as pessoas, o autoconhecimento e a humildade para ouvir e integrar novas soluções de trabalho. Na base de todas estas competências, Carla Rebelo considera que é essencial uma liderança de proximidade para aplicar todas estas soft skills: “Antes de mais somos seres humanos, portanto sem proximidade não pode haver prática da empatia, comunicação eficaz. Como líderes, temos que ter a postura de acompanhamento técnico próximo constante, de forma construtiva e genuinamente centrada nas emoções. Não é combater as emoções dos profissionais, mas perceber como gerar uma emoção positiva que se reflete no trabalho. Antes, as emoções eram identificadas como uma fraqueza, havia uma grande racionalização nos processos. A neurociência já provou que não há nenhuma decisão que não tenha começado no sistema límbico, que é a forma como nós percecionamos o mundo, responsável pelos comportamentos e emoções”.

Assim, conclui, que não há más equipas, “há é líderes fracos. Quando um gestor de equipas começa a querer substituir A e B porque minam equipas, é mau sinal. É o gestor que tem que procurar nesta relação de proximidade as potencialidades da sua força de trabalho e harmonizar os talentos para que as equipas estejam na sua melhor perfomance”.

 

AS 4 GERAÇÕES

. Baby boomers (1946-1964) – Nascidos no período pós-guerra, esta geração cresceu com um forte desejo de se destacar profissionalmente. Assim, tornaram-se a geração “workaholic”. O baby boomer tornou-se jovem e adulto num período em que sucesso era sinónimo de desenvolver uma carreira inteira dentro da mesma organização. Não sendo particularmente ágeis com a tecnologias, adaptaram-se e reconhecem o papel de suporte à produtividade.

. Geração X (1965-1980) – A geração X busca uma vida profissional saudável e equilibrada. São menos ambiciosos que qualquer outra geração, mas estão entre a maioria dos líderes no ativo. Além disso, lutam por direitos humanos, buscam dignidade e liberdade e têm grande preocupação em combater a corrupção.

. Geração Y ou millennials (1981-1996) – São altamente motivados pelo desenvolvimento pessoal e profissional, portanto exigem feedbacks constantes de seus gestores. Quando sentem que as suas necessidades não são atendidas, não temem em procurar novas oportunidades. Procuram um propósito no trabalho, sendo uma prioridade ainda maior do que o salário.

. Geração Z (1997-2010) – Os nativos digitais ainda estão a chegar ao mercado de trabalho. Devido ao contexto tecnológico em que nasceram e se desenvolveram, é uma geração hipercognitiva, que não tem dificuldade em integrar experiências online e offline e sabe lidar com o excesso de informações e fontes. Valorizam a expressão individual, evitam rótulos, mobilizam-se a favor de grandes causas e acreditam que o diálogo é a forma mais eficaz de se resolver conflitos e melhorar o mundo.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorFord Focus reforçado com mais conectividade, enérgicos propulsores eletrificados e visual mais expressivo
Próximo LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

Relacionados

É urgente intensificar ações para promover a igualdade de género no mercado de trabalho

7 de Janeiro, 2022

Dormir mais e melhor: o que muda no sono nos meses de inverno

9 de Dezembro, 2021

ÚLTIMAS
Notícias

Burlas online crescem 22%

20 de Maio, 2022

As reclamações relacionadas com burlas online aumentaram 22% de janeiro até abril, revela o Portal…

Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

20 de Maio, 2022

O metaverso: emoções num mundo virtual

20 de Maio, 2022

Alunas de arquitetura representam portugal em concurso internacional da SAINT-GOBAIN

20 de Maio, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.