• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Hyundai antevê futuro em que os robôs são parte do quotidiano

17 de Maio, 2022

Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

17 de Maio, 2022

Rede Portuguesa de Arte Contemporânea a Norte assinala lançamento oficial com 14 exposições digitais

17 de Maio, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022

    Mazda fecha Ano Fiscal com resultados positivos

    16 de Maio, 2022

    Nova edição especial Panda e Tipo Garmin: dedicada aos fãs do ar livre e do bem-estar

    15 de Maio, 2022

    Hyundai Motor lança nova campanha global centrada no IONIQ 5 Robotáxi

    15 de Maio, 2022

    PEUGEOT 2008 e 208 lideram o mercado automóvel nacional e o 3008 fecha o top 5

    14 de Maio, 2022
  • ENTREVISTA

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021

    Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022

    NIVÀ inaugura primeira gelataria no PORTO

    17 de Maio, 2022

    EdTech startup Intuitivo vence o primeiro Roadshow Demium em Portugal

    16 de Maio, 2022

    SIC e GLOBO renovam parceria para os próximos seis anos

    16 de Maio, 2022

    BARÓMETRO HERÓIS PME revela PME confiantes em crescimento entre 10 e 30%

    16 de Maio, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    SIL 2022: RE/MAX tem a maior presença de sempre

    12 de Maio, 2022

    Keller Williams aumenta o volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

    11 de Maio, 2022

    MELOM lança projeto Casa de Sonho Eco que constrói moradias com soluções amigas do ambiente

    11 de Maio, 2022

    Empreendimento de luxo – The Avenue, localizado no Porto – vence prémio internacional Luxury Lifestyle Awards 2022 em NY

    10 de Maio, 2022

    Zome realiza primeira escritura pública em criptoativos na Europa

    9 de Maio, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Triunfo lança uma viagem pela Tradição Portuguesa – o Passatempo imperdível de 2022

    17 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    Izidoro lança gama de carne de novilho e suíno, congelada em fresco na origem, com cortes Premium

    16 de Maio, 2022

    TRANSFORMERS chegam ao Universo LEGO®

    15 de Maio, 2022

    NOVO Casal Garcia Fruitzy

    12 de Maio, 2022
  • DESPORTO

    SURF apanha a onda até ao OEIRAS PARQUE

    17 de Maio, 2022

    DS Automobiles soma mais pontos na segunda corrida do E-Prix de Berlim

    16 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    PUMA lança equipamento especial do MANCHESTER CITY para comemorar os 10 anos do lendário golo de KÜN AGÜERO

    12 de Maio, 2022

    Challenger Series: Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins 9.ºs na Gold Coast

    11 de Maio, 2022
  • DESTINOS

    Está aberta a época das cerejas na Quinta da Fonte Souto

    15 de Maio, 2022

    MADEIRA sugere areias medicinais e mergulhos instagramáveis neste Verão

    14 de Maio, 2022

    Por que viajam os Portugueses? eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar

    5 de Maio, 2022

    COSTA VENEZIA parte de ISTAMBUL com novos cruzeiros à descoberta da TURQUIA e GRÉCIA

    2 de Maio, 2022

    OHAI NAZARÉ apresenta duas novidades aquáticas e uma programação especial

    30 de Abril, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    5 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    2 de Maio, 2022

    Quase dois terços das mulheres já sofreu de body shaming

    28 de Abril, 2022

    Revela a tua verdadeira essência com a nova fragrância personalizada EVE PRIVÉ da AVON

    21 de Abril, 2022

    Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

    13 de Maio, 2022

    Ronaldo, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira são as figuras públicas portuguesas mais reconhecidas

    12 de Maio, 2022

    Emissão de faturas eletrónicas por PME’s aumenta 5,69% em Portugal

    26 de Abril, 2022

    Consumidores atuais de produtos turísticos são mais digitais, mais inovadores e menos dispostos a correr riscos no rescaldo da pandemia

    22 de Abril, 2022

    Já são conhecidos os nomeados aos Investor Relations and Governance Awards 2022

    11 de Maio, 2022

    QUARTOSALA participa na 3ª EDIÇÃO da HOMA

    10 de Maio, 2022

    Projeto português é finalista dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022

    10 de Maio, 2022

    MADEIRA vive a icónica FESTA DA FLOR

    6 de Maio, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    Sara Carbonero e Isabel Jiménez apresentam ‘New Nomads’, a nova coleção spring-summer da Slowlove

    9 de Maio, 2022

    MO reforça aposta na sustentabilidade e desenvolve peças em algodão reciclado

    21 de Abril, 2022

    A La Redoute desvenda as inspirações por detrás da coleção Moda Primavera

    23 de Março, 2022

    DS AUTOMOBILES é patrocinadora oficial da MODALISBOA 2022

    9 de Março, 2022

    Os primeiros passos de uma nova forma de supervisão cirúrgica à distância

    7 de Maio, 2022

    ANDAR apoia refugiados ucranianos com artrite reumatóide

    7 de Maio, 2022

    Especialistas debatem impacto da pandemia na saúde mental das comunidades

    27 de Abril, 2022

    JUICE PLUS+ revela 8 alimentos essenciais para preparar o nosso corpo para o Verão

    27 de Abril, 2022

    LIDL evita o desperdício de 3 milhões de produtos alimentares em apenas 1 ano

    29 de Abril, 2022

    Iberdrola inicia a construção de quatro parques fotovoltaicos em Portugal

    12 de Fevereiro, 2022

    INFLUENCERS’ MARKET regressa ao MAR SHOPPING matosinhos com edição especial de saldos

    24 de Janeiro, 2022

    A Vaca que ri luta contra o desperdício alimentar e sensibiliza mais de 1 milhão de portugueses

    28 de Novembro, 2021

    Hyundai antevê futuro em que os robôs são parte do quotidiano

    17 de Maio, 2022

    Hyundai Motor lança nova campanha global centrada no IONIQ 5 Robotáxi

    15 de Maio, 2022

    Aplicação gratuita 29k FJN ajuda os jovens a lidar com o stress, as emoções difíceis e as relações

    15 de Maio, 2022

    Free Fridays: trabalhadores da S21sec com uma folga extra por mês sem dedução salarial

    14 de Maio, 2022

    Hyundai antevê futuro em que os robôs são parte do quotidiano

    17 de Maio, 2022

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022

    Rede Portuguesa de Arte Contemporânea a Norte assinala lançamento oficial com 14 exposições digitais

    17 de Maio, 2022

    SURF apanha a onda até ao OEIRAS PARQUE

    17 de Maio, 2022
Creative News
Home»Estudo»Black Friday “não faz sentido” para 75% dos consumidores
Estudo

Black Friday “não faz sentido” para 75% dos consumidores

Inquérito efetuado pelo Portal da Queixa revela que a “febre” do fenómeno está a descer. Apenas 30% dos portugueses fez compras na Black Friday de 2020
24 de Novembro, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Às portas de mais uma Black Friday, o Portal da Queixa refletiu sobre o impacto e o interesse que este evento importado dos EUA tem nos consumidores portugueses. O estudo realizado revela que, para 75% dos consumidores, o fenómeno não faz sentido considerando as várias promoções existentes ao longo do ano. Porque afinal há descontos o ano inteiro, conclui-se que a “febre” associada à sexta-feira “mais louca” do ano está a arrefecer. Em 2020, apenas 30% dos portugueses fez compras na Black Friday.

É verdade que a maioria dos portugueses compra quando há promoções, mas também é verdade que há marcas com artigos com descontos o ano inteiro. Esta prática instalada veio reduzir o impacto e interesse em eventos promocionais sazonais como a Black Friday. Os resultados foram apurados num estudo recente conduzido pela equipa do Portal da Queixa, a maior rede social de consumidores de Portugal.

De acordo com o inquérito “Estudo Black Friday 2021”, 74,50% dos consumidores é da opinião de que a Black Friday “já não faz sentido”, tendo em conta as campanhas promocionais efetuadas ao longo de todo o ano. No entanto, para 25,50% dos portugueses, o evento ainda continua a fazer sentido.

Questionados se têm por hábito esperar pelas promoções de Black Friday para realizar algumas das suas compras, 50,80% dos consumidores respondeu que ‘sim’ e 49,20% respondeu que ‘não’.

À pergunta “Em 2020 realizou compras no âmbito das promoções de Black Friday?”, apenas 30,40% respondeu que ‘sim’, e 69,60% respondeu que ‘não’.

Relativamente às categorias que registaram (na Black Friday de 2020), o maior volume de compras, segundo a amostra inquirida, lidera o setor da Tecnologia (telemóveis, computadores, televisões) com 58,60% e, em segundo lugar, a categoria Moda (roupa e acessórios) com 51,60%. A terceira categoria que registou o maior consumo foi a referente a Livros/Música/Papelaria com 23%. Segue-se a área da Beleza e Cuidados Pessoais, com 15,60%; Produtos Infantis (11,70%); Alimentação e Bebidas (8,60%); Cuidados Animais e “Outros” em ex aequo (6,60%) ; Mobília e Decoração (5,50%), Viagens (4,70%) e Bilhetes para eventos (1,20%).

Sobre a forma como as compras foram realizadas, os inquiridos responderam: Loja Física (37,90%); Loja Online (46,10%) e em ambas (16%).

Já no que se refere ao investimento, 28,10% disse ter gasto entre 0€ – 100€; 35,50% gastou entre 101€ – 250€ e 19,90% admitiu ter gastado entre 251€ – 500€. Já 6,60% dos inquiridos fizerem compras entre os valores 501€ – 750€ e 9,80% dos consumidores revelou ter feito compra acima dos 750€.

À pergunta “Como avalia a sua experiência com as compras durante a Black Friday?” — entre a pontuação de 1 a 10 —, a maioria dos consumidores inquiridos atribuiu entre os 5 e os 8 pontos, sendo que, a percentagem mais alta (21,90% do universo de inquiridos) atribuiu a classificação de “8” à experiência de compra.

E se os consumidores aproveitam a ocasião para fazer as compras de Natal, o estudo evidenciou que não, com 66,10% das pessoas a responder que não considera a Black Friday uma oportunidade para fazer compras de Natal. Apenas 33,90% respondeu que “sim”.

“De acordo com os resultados do estudo realizado, interpretámos que o fenómeno Black Friday reduziu o seu impacto e interesse junto dos consumidores, consequência direta de todos os momentos de promoções que acontecem ao longo do ano. Aliás, os dados relativos às compras no último ano, dão-nos ainda outra perspetiva: apesar da rápida adaptação às compras online – fruto dos condicionamentos vividos nos últimos tempos -, este não foi, de todo, o momento para comprar. Verificámos também que, ao contrário do que muitas vezes ouvimos, para o consumidor, esta não é vista como uma oportunidade para antecipar as suas compras de Natal.”, analisa Sónia Lage Lourenço, CEO & Founder do Portal da Queixa by Consumers Trust.

O inquérito para o “Estudo Black Friday 2021” foi realizado online e abrangeu um universo de 2000 inquiridos, com idades compreendidas entre os 18 e maiores de 65 anos. A maioria dos consumidores que participou no estudo é do género masculino (61,40%). Do género feminino (37,40%); “Outro” (0,40%) e “Prefiro não dizer” (0,80%).

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust:

O Portal da Queixa é a maior rede social de consumidores de Portugal, sendo uma referência nacional em matéria de consumo. A plataforma conta com mais de um milhão de utilizadores registados e mais de dez mil marcas e entidades públicas aderentes.

Surgiu, em 2009, como um projeto independente, inovador e pioneiro em Portugal, que veio mudar o paradigma das reclamações e promover a literacia digital na sociedade de consumo.

Hoje, é considerado pelas marcas e pelos consumidores, como um facilitador para a resolução de problemas, tendo como assinatura: “Do Problema à Solução!”

O crescimento exponencial e a consolidação do Portal da Queixa como um dos principais influenciadores nacionais em matéria de consumo, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com Espanha (Libro de Quejas), França (RéclameICI) e África do Sul (Complaints Book), através da sua rede global: a Consumers Trust.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorRE/MAX recrutou até outubro 435 consultores em média por mês
Próximo 1ª edição do Prémio Adico contempla propostas de estudantes da FEUP e FBAUP

Relacionados

Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

13 de Maio, 2022

Ronaldo, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira são as figuras públicas portuguesas mais reconhecidas

12 de Maio, 2022

ÚLTIMAS
Tecnologia

Hyundai antevê futuro em que os robôs são parte do quotidiano

17 de Maio, 2022

A robótica é um campo da tecnologia com possibilidade de transformar a sociedade e de…

Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

17 de Maio, 2022

Rede Portuguesa de Arte Contemporânea a Norte assinala lançamento oficial com 14 exposições digitais

17 de Maio, 2022

SURF apanha a onda até ao OEIRAS PARQUE

17 de Maio, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.