Diana Gomes, aluna do Mestrado em Design Industrial e de Produto da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Belas-Artes da U.Porto (FBAUP), foi a grande vencedora do concurso de ideias promovido pela ADICO, para assinalar os 100 anos da empresa que é considerada uma referência no setor do mobiliário de exterior.
O prémio, que inclui um valor pecuniário de 1.000 euros e um estágio na empresa, é uma “oportunidade de crescimento e aprendizagem, não só como designer, mas também como pessoa. Trabalhar na ADICO será um forte estímulo criativo para mim, enquanto me possibilita conjugar as minhas duas vocações, engenharia e design, harmonicamente”, admite a jovem. Com formação de base em engenharia mecânica, Diana Gomes esteve sempre envolvida no “mundo das artes”: “Este concurso permitiu-me explorar o meu lado mais criativo, aprofundando as minhas capacidades inventivas, e, o facto de o ter ganho, constitui para mim um grande incentivo para continuar a trabalhar aliando o design à engenharia, que é, efetivamente, aquilo que pretendo fazer no futuro”.
A proposta ganhadora procurou aproveitar os recursos e materiais de que a ADICO dispõe ao desenvolver uma linha de produtos funcionais e versáteis, que acentuassem a concordância entre a experiência do utilizador e a natureza.
Em 2º e 3º lugares ficaram Pedro Pêgo e Gabriela Figueiredo, distinguidos com um prémio no valor de 600 e 300 euros, respetivamente.
Ao longo das últimas décadas uma das áreas a que a Adico tem vindo a dar maior relevo é o design falado em português. “No ano em que assinalamos o 100º aniversário da empresa faz para nós todo o sentido abrirmos as portas aos jovens criadores, aos designers do futuro e, em conjunto com eles, desenharmos os próximos 100 anos da Adico, cujo segredo de sucesso e de longevidade está na valorização do design nacional e na capacidade de se reinventar, mantendo-se sempre fiel ao seu ADN”, revela Adelina Dias Costa, administradora da Adico.
“Design para os próximos 100 anos”: fomentar parcerias de sucesso
A proposta de briefing lançada em 2020 aos onze estudantes pela docente responsável pela Unidade Curricular de Projeto Design Industrial, a designer Lígia Lopes, implicou uma reflexão sobre o carácter intemporal da marca e da sua desejada permanência e contínua afirmação no mercado do mobiliário. Sob o mote “Design para os próximos 100 anos”, considerando a celebração do 100º aniversário da empresa e a própria tipologia dos objetos que produz, o briefing incidiu em características muito próprias das peças de mobiliário da marca: a intemporalidade, durabilidade, funcionalidade e o compromisso estético muito próprio que faz com que a ADICO faça parte da memória visual da maioria dos portugueses, ainda que o faça de uma forma quase anónima.
Apesar de a pandemia ter impossibilitado o contacto permanente, o projeto contou com a participação da empresa e dos seus designers, que gentilmente foram introduzindo algumas indicações que puderam aproximar os projetos aos sistemas de produção mais adequados, por exemplo, na seleção de conectores já usados pela ADICO e/ou perfis mais ajustados à escala do objeto projetado.
Cada estudante desenvolveu entre dois ou três produtos que se conjugam, mas não dependem entre si, obedecendo a um conjunto de especificidades e constrangimentos determinados pelo briefing, sendo que o principal se prende com a “proibição” de ceder à tentação dos designers de produto: desenhar uma cadeira. Deste modo, os estudantes, apresentam agora um conjunto de objetos que pretendem acrescentar-se e não competir com os produtos do catálogo ADICO.
Sobre a Adico
A Adico é uma empresa familiar de capitais exclusivamente portugueses. A 2 de dezembro de 2020 assinalou o 100º aniversário. Fundada por Adelino Dias Costa, em Avanca, Estarreja, a Adico é hoje a empresa mais antiga em Portugal no setor do mobiliário metálico e uma das mais antigas na Europa. Líder destacada no setor do mobiliário metálico, está hoje presente em mais de 30 países, de onde se destacam França, Espanha, Malta, Bélgica, Itália, Japão, Coreia do Sul e EUA. A icónica Cadeira Portuguesa é o” símbolo maior” da Adico.