Facebook é a rede com maior notoriedade em Portugal, mas TikTok é a que mais cresce e já está no quarto lugar. Facebook também continua a ser a rede com mais
contas, mas Whatsapp e Instagram estão a aproximar-se. Twitch e Telegram foram as redes que mais cresceram em penetração no último ano
O Facebook continua a ser a rede social com maior notoriedade espontânea e com mais utilizadores em Portugal. Mas há outras redes sociais que estão a ganhar terreno entre os portugueses, tanto na sua utilização, como na notoriedade espontânea em relação às respetivas marcas. Esta é uma das conclusões da edição de 2021 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, que identifica o Instagram, o Whatsapp e o TikTok como exemplos de redes em clara ascensão em Portugal.
O estudo produzido pela Marktest identifica o Facebook como a rede social com mais referências espontâneas por parte dos inquiridos, com um registo de 98,5% de respostas quando se questiona sobre as redes sociais que os portugueses conhecem. Um valor que representa uma ligeira quebra face aos 99,6% de notoriedade verificados em 2020 e que encurta a distância em relação à segunda rede mais citada, o Instagram, que mantém a sua notoriedade em crescimento, para 89,6% de referências espontâneas (ou seja, sem sugestão de respostas). Há cinco anos, sublinhese, a notoriedade do Instagram em Portugal situava-se nos 54,9%.
O Twitter mantém a terceira posição no índice de notoriedade espontânea, com 57.5%, e o TikTok – que foi analisado pela primeira vez em 2020 por este estudo da Marktest –, sobe agora para o quarto lugar, já com 32.2% de referências, confirmando assim a clara tendência de crescimento que vem apresentando no nosso país. O WhatsApp ocupa a quinta posição das redes sociais mais referidas de forma espontânea, com 27.5%.
No que respeita ao uso destas plataformas, os portugueses têm, em média, contas criadas em 6 redes sociais. Ou seja, mais do dobro da média que se verificava em 2011, quando a Marktest começou a produzir este estudo. Um registo que confirma o crescimento exponencial do hábito de uso de redes sociais e que ganha ainda maior volume entre os mais jovens, onde sobe para 9 a média de redes onde têm perfis.
Também neste critério o Facebook domina em Portugal, com 93.4% dos utilizadores de redes sociais a afirmarem ter perfil criado nesta rede, o que traduz um crescimento de 1.2 pontos percentuais face a 2020. Seguem-se o WhatsApp, com 82.6% dos utilizadores (mais 2.6 p.p.) e o Instagram, que se mantém como a terceira rede mais utilizada, com 76.1% (mais 2.8 p.p.).
O Twitch e Telegram destacam-se também na edição de 2021 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, assumindo-se como as redes sociais cuja penetração em Portugal mais cresceu durante o último ano. O Twitch duplicou os valores do ano anterior, para os 10.1%, enquanto o Telegram quase duplicou de penetração e atingiu os 21.9%, entrando para o top 10.
Sobre o estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2021”
“Os Portugueses e as Redes Sociais” é um estudo realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais e e também entender a relação que estabelecem com as marcas presentes nestes sites e Apps.
A informação foi recolhida através de entrevistas online, realizadas entre os dias 1 e 14 de julho de 2021, tendo por base um questionário de autopreenchimento.
A amostra foi constituída por 800 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais.
Sobre o Grupo Marktest:
Constituído em 1980, o Grupo Marktest é especializado em estudos de mercado e processamento de Informação. Hoje, é mesmo o grupo Português com maior projeção nacional e internacional na sua área de atuação. A Atividade do Grupo abrange vários segmentos como a medição de audiências de meios, monitorização de investimentos publicitários, estudos regulares (barómetros) nas áreas das Telecomunicações, Banca, Seguros, Distribuição Moderna, Painéis na área da Internet e estudos de pricing e auditoria de retalho. Integrada com estas atividades, o Grupo criou ainda uma forte área de desenvolvimento de software que tem permitido o seu crescimento baseado na qualidade, inovação e afirmação no mercado nacional, bem como numa sustentada expansão internacional.
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