Aumentando, cada vez mais, o seu grau de exigência para reduzir, drasticamente, as emissões dos seus veículos, a PEUGEOT torna-se num dos primeiros fabricantes a propor, de série, a partir de 2021, uma versão elétrica alimentada a célula de combustível a hidrogénio no segmento dos furgões compactos.
Proposto como mais uma alternativa relativamente às versões térmicas e elétricas alimentadas a bateria, o novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen é o mais recente símbolo da estratégia “Extended Power of Choice” da marca, que permite a cada cliente escolher, entre uma vasta gama de motores, aquele que melhor se adequa às suas necessidades.
A versão elétrica com célula de combustível a hidrogénio confirma a rápida implementação da oferta eletrificada da gama Peugeot EXPERT, depois da apresentação, em 2020, do modelo e-EXPERT a bateria, nomeado “International Van of The Year 2021”, o sexto veículo da PEUGEOT a ser distinguido com este prestigiado prémio, desde 1992.
O novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen inova com um sistema “mid-power” elétrico plug-in, com célula de combustível a hidrogénio, específico da STELLANTIS, e que consiste em:
- Uma célula de combustível que produz a eletricidade necessária para a propulsão do veículo graças ao hidrogénio armazenado no sistema de reservatórios do veículo,
- Uma bateria de alta tensão de iões de lítio com uma capacidade de 10,5 kWh, recarregável a partir da rede elétrica e que também alimenta o motor em certas fases da condução.
O novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen distingue-se por:
- Capacidade de cobrir todas as distâncias sem emissões locais de CO2,
- Capacidade de se abastecer em 3 minutos de hidrogénio para uma autonomia superior a 400 km em ciclo de homologação WLTP (em fase de homologação),
- Uma tomada de carregamento para a bateria de alta tensão,
- 2 comprimentos disponíveis (Standard e Longo), com as mesmas características de volume de carga, quer das versões com motor Diesel, quer das elétricas alimentadas a bateria,
- Volume de carga máximo de 6,1 m3,
- Carga útil máxima de 1100 kg,
- Capacidade de reboque máxima de 1000 kg.
Com uma imagem forte e permitindo um acesso silencioso aos centros urbanos, sem emissões de CO2 e sem quaisquer cedências em termos de utilização, o novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen é uma oferta de mobilidade adicional, capaz de satisfazer as necessidades dos clientes profissionais, bem como de muitas comunidades urbanas preocupadas com a preservação da qualidade de vida dos seus habitantes.
O novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen vai estar disponível, numa primeira fase, para clientes profissionais (venda direta) em França e na Alemanha, com as primeiras unidades a serem entregues no final de 2021. Será produzido em França, em Valenciennes, sendo posteriormente transformado no centro de competência da STELLANTIS em Rüsselsheim, na Alemanha, as instalações do Grupo dedicadas à tecnologia do hidrogénio.

O mercado e os clientes
O mercado dos furgões compactos representa, na Europa, mais de 750.000 veículos por ano. O PEUGEOT Expert aumenta a sua quota de mercado todos os anos, desde o seu lançamento em 2016.
Combinando a propulsão elétrica com a capacidade de abastecimento de hidrogénio em três minutos para uma autonomia superior a 400 km (WLTP – Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedures; veículo em processo de homologação), a tecnologia da célula de combustível a hidrogénio é a resposta ao número cada vez maior de necessidades e utilizações complexas dos profissionais, garantindo, igualmente, uma maior liberdade no exercício das suas atividades. Permite:
- Uma autonomia superior, crucial, uma vez que a grande maioria dos furgões compactos operam em zonas suburbanas e centros urbanos densamente povoados, onde a necessidade de soluções com zero emissões é cada vez mais importante,
- A preservação de uma das funções essenciais dos veículos comerciais ligeiros: o transporte de objetos volumosos e pesados,
- Flexibilidade logística e utilização otimizada sem precedentes.
O PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen foi desenvolvido em torno de uma solução elétrica “mid-power” plug-in, com célula de combustível a hidrogénio, que combina as vantagens do hidrogénio, da tecnologia das baterias e da propulsão elétrica.
O hidrogénio armazenado no reservatório alimenta a célula de combustível que, por sua vez, produz a eletricidade necessária para a propulsão do veículo nas longas distâncias, enquanto a bateria de alta tensão fornece, entre outras, a energia necessária para garantir o desempenho dinâmico. Todo o sistema está integrado no veículo de forma a não impor qualquer cedência em termos de volume ou de carga útil.
O hidrogénio está a tornar-se um pilar de grande importância na transição energética com o anúncio de inúmeros projetos internacionais. Na Europa, em particular, o ecossistema está a desenvolver-se e a European Clean Hydrogen Alliance está, igualmente, a investir cerca de 60 mil milhões de euros para promover esta solução.
Graças a estes planos governamentais, o número de estações de hidrogénio na Europa está em crescimento constante e a PEUGEOT está a trabalhar diretamente com os fornecedores de energia para propor ofertas conjuntas.
Eficiência da Next Gen e-Van Hydrogen: uma tecnologia de nova geração
Construído com base na plataforma modular multienergias EMP2 (Efficient Modular Platform), o novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen é um veículo inteiramente elétrico, que combina duas fontes de energia elétrica a bordo. Os componentes desta tecnologia são:
- Uma célula de combustível a hidrogénio, colocada no compartimento do motor, na frente do veículo, responsável por fornecer eletricidade ao motor elétrico, combinando o hidrogénio armazenado no reservatório com o oxigénio do ar. Como resultado, liberta apenas vapor de água pelo tubo de escape.
- Um motor elétrico de ímanes permanentes, com uma potência máxima de 100 kW e 260 Nm de binário máximo. Localizada no eixo dianteiro, esta cadeia de tração é semelhante à do PEUGEOT e-EXPERT (modelo elétrico alimentado a bateria) e distingue-se pela caixa de velocidades adaptada às restrições de carga típicas dos veículos comerciais.
- Uma bateria de alta tensão de iões de lítio, situada debaixo dos assentos da cabine, com uma capacidade de 10,5 kWh e uma potência de 90 kW.
- Um carregador embarcado trifásico de 11 kW, colocado no compartimento do motor,
- Um sistema de três reservatórios de hidrogénio localizados debaixo do piso, com uma capacidade total de 4,4 kg e a uma pressão de 700 bar.
O novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen permite uma autonomia superior a 400 km segundo o protocolo de homologação WLTP (Worldwide harmonized Light vehicules Test Procedures; em processo de homologação), incluindo cerca de 50 km graças à bateria de alta tensão.
Fácil e rápido, o abastecimento total de hidrogénio demora apenas 3 minutos e é feito através da escotilha colocada no guarda-lamas traseiro do lado esquerdo.
O carregamento da bateria de alta tensão (10,5 kWh) é feito através da tomada de carga colocada no guarda-lamas dianteiro do lado esquerdo. O carregador trifásico embarcado de 11 kW permite os seguintes tempos de carregamento:
- através de uma Wall Box 11 kW (32A): carga completa em menos de uma hora,
- através de uma tomada reforçada (16A): carga completa em 3 horas,
- através de uma tomada standard (8A): carga completa em 6 horas.

As diferentes fases do funcionamento do sistema elétrico “mid-power” plug-in, com célula de combustível a hidrogénio são:
- No arranque e a baixa velocidade: só a bateria de alta tensão alimenta o motor elétrico com a potência necessária para a propulsão,
- A velocidade estabilizada: a célula de combustível fornece a energia diretamente ao motor elétrico,
- Nas fases de aceleração, ultrapassagem ou em subidas: a célula de combustível e a bateria de alta tensão combinam-se para fornecer energia ao motor elétrico,
- Nas fases de travagem e desaceleração, o motor elétrico permite o recarregamento da bateria de alta tensão.
A potência está disponível desde o arranque para uma capacidade de resposta imediata, sem vibrações, sem ruído, sem mudanças de relação, sem odores e claro, sem emissões de CO2. A única emissão do sistema é o vapor de água dispensado através do escape.
A fim de assegurar a segurança dos peões, em ambiente urbano e até aos 30 km/h, é emitido um sinal sonoro para alertar para a presença do veículo, quer ao circular para a frente, quer em marcha-atrás.
Para que os utilizadores desfrutem do seu veículo com toda a tranquilidade, a bateria de alta tensão conta com uma garantia de 8 anos ou 160.000 km para pelo menos 70% da sua capacidade de carga.
Capacidades da Next Gen e-Van Hydrogen: Funcionalidade sem cedências
O novo PEUGEOT e-Expert Hydrogen combina as dimensões exteriores compactas com uma capacidade de carga máxima. A localização dos reservatórios de hidrogénio debaixo do piso permite manter o volume de carga intacto, em tudo idêntico ao oferecido pelas versões com motor Diesel ou elétricas alimentadas a bateria.
A sua colocação favorece, igualmente, a segurança, garantindo ainda, graças a uma correta distribuição de peso, prazer e agradabilidade de condução, tal como nas versões com motor de combustão.
O conforto da suspensão está assegurado graças às configurações específicas de amortecedores e molas que garantem o melhor desempenho em situações de carga ou em vazio.
O condutor do novo PEUGEOT e-Expert Hydrogen beneficia em todas as situações de um sistema de direção assistida especialmente adaptado, tornando-se mais fácil desfrutar da condução e, como sempre, com um diâmetro de viragem de 12,4 m (versão Standard, entre passeios).
Estão disponíveis duas versões do novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen:
- Standard (4,95 m)
- Longo (5,30 m).
O volume útil máximo de 6,1 m3, assim como o espaço para o condutor e passageiro na cabine de dois lugares, são rigorosamente idênticos aos das versões equipadas com motores térmicos.
A carga útil máxima de 1.100 kg é específica da versão elétrica equipada com célula de combustível a hidrogénio.
A capacidade de reboque mantém-se, sendo possível rebocar até 1.000 kg de carga.
Para simplificar a oferta e a escolha dos clientes, está disponível apenas um nível de equipamento para o novo PEUGEOT e-Expert Hydrogen. Este inclui todos os elementos de conforto e segurança necessários:
- 2 bancos individuais na cabine,
- 2 portas deslizantes,
- Pneus de 17 polegadas,
- Travão de estacionamento elétrico com assistência ao arranque em subidas,
- Climatização manual,
- Visiopark 1, câmara traseira a 180 graus,
- Ecrã tátil central de 7 polegadas com Peugeot Connect (Navigation TomTom 3D, Bluetooth e compatibilidade MirrorScreen incluindo os protocolos de conexão Apple CarPlay™ e Android Auto™).

O novo PEUGEOT e-Expert mantém o estilo musculado, robusto e recompensador das versões equipadas com motor de combustão interna, contando com alguns elementos distintos.
No exterior:
- Um monograma «e-Expert Hydrogen» colocado na traseira,
- Uma escotilha para acesso ao bocal de abastecimento de hidrogénio colocada no guarda-lamas traseiro esquerdo,
- Uma escotilha para acesso à tomada de carregamento colocada no guarda-lamas dianteiro esquerdo,
- Uma grelha intermédia específica,
- Uma suspensão elevada em 40 milímetros.
No interior:
- o painel de instrumentos analógico com matriz a cores adaptada à tecnologia,
- Os grafismos específicos para o ecrã tátil central com Navegação 3D conectada TomTom Traffic,
- O comando «e-Toggle» da caixa automática,
- O seletor dos modos de condução que permite escolher entre Eco, Normal e Power,
- O travão de estacionamento elétrico.
O cockpit do novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen
Ao nível do lugar do condutor, a consola central está desenhada para acomodar:
- O comando da caixa «e-Toggle», ergonómico e perfeitamente integrado, permite o acesso às funções Park / Reverse / Neutral / Drive e Brake,
- O seletor dos 3 modos de condução: Eco / Normal / Power,
- O comando do travão de estacionamento elétrico,
- Um compartimento de arrumação na parte superior,
- Uma rede de arrumação lateral, junto do suporte do travão de estacionamento elétrico.
O novo PEUGEOT e-Expert Hydrogen dispõe de 3 modos de condução através do seletor:
- Eco (60 kW, 190 Nm): favorece a autonomia,
- Normal (80 kW, 210 Nm): otimizado para uma utilização no quotidiano,
- Power (100 kW, 260 Nm): dá prioridade à performance em situações de transporte de grandes cargas.
Estão disponíveis dois modos de travagem, com respetivas tipologias de regeneração de energia para a bateria:
- moderado, com sensações idênticas às de um veículo com motor de combustão,
- aumentado (acessível pela engrenagem “B”, de “Brake”, situada no comando da caixa), para uma desaceleração acentuada quando se larga o pedal do acelerador.
O novo PEUGEOT e-Expert Hydrogen está equipado com travão de estacionamento elétrico. Para além de libertar espaço ao nível do piso, esse recurso automático garante um conforto e serenidade adicionais na condução no dia-a-dia.
O painel de instrumentos evolui para partilhar as informações necessárias à gestão do veículo elétrico equipado com célula de combustível:
- um indicador de potência para a visualização do nível de consumo (ECO, otimização de energia, ou POWER, potência máxima) ou para recuperação de energia (CHARGE),
- um indicador do nível de hidrogénio,
- um indicador do nível de carga da bateria,
- uma matriz a cores para visualizar as informações do computador de bordo e a autonomia.
O novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen é o primeiro veículo de produção da PEUGEOT a disponibilizar uma versão elétrica com célula de combustível a hidrogénio. Com este novo veículo que representa, perfeitamente, a estratégia «Extended Power of Choice», a PEUGEOT vai ainda mais longe na eletrificação dos seus modelos.
O novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen é tecnologicamente inovador, em linha com as expetativas e necessidades dos clientes, sem comprometer a sua versatilidade de utilização ou o prazer de condução, e sem qualquer emissão local de CO2.