• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

31 de Janeiro, 2023

Bankinter com resultados de 560 milhões de euros em 2022, mais 28%, e antecipa num ano o resultado previsto para 2023

31 de Janeiro, 2023

TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

31 de Janeiro, 2023
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    PEUGEOT Resultados Comerciais em 2022

    30 de Janeiro, 2023

    Novo Hyundai KAUAI: maior, mais espaçoso e com tecnologia inovadora

    28 de Janeiro, 2023

    DS AUTOMOBILES demonstra performance no salão “RÉTROMOBILE 2023”

    26 de Janeiro, 2023

    Uma presença 100% eletrificada: Florian Huettl, CEO da Opel, apresenta quatro estreias mundiais em Bruxelas

    22 de Janeiro, 2023

    Fábrica da Stellantis em Mangualde alcançou, em 2022, o segundo melhor ano de produção da sua história

    22 de Janeiro, 2023
  • ENTREVISTA

    Entrevista a Paula Quintãs – ENB – Escola de Negócios

    16 de Janeiro, 2023

    5 minutos com Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, líderes da Liga MEO Surf e detentores da licra amarela Go Chill

    15 de Setembro, 2022

    Entrevista a Aira de Mello – Consumer Experience Director na Volvo Car Portugal

    5 de Setembro, 2022

    Cristina Rola – Diretora de Marketing da SEAT e CUPRA Portugal

    18 de Julho, 2022

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022
  • NEGÓCIOS

    LEGENDRE energia completa o seu primeiro projeto solar em Portugal: 1435 painéis fotovoltaicos instalados em hipermercado em Guimarães

    27 de Janeiro, 2023

    IVECO BUS assina um contrato-quadro recorde com a de LIJN para um volume máximo de 500 autocarros urbanos 100% elétricos

    27 de Janeiro, 2023

    Prime Group cresce 29% para os 155M€ e abre 500 vagas em 2023

    26 de Janeiro, 2023

    UNICRE reforça a sua estratégia de sustentabilidade associando-se à GRACE

    25 de Janeiro, 2023

    IPAM e APPM em parceria para aproximar estudantes do mercado empresarial

    24 de Janeiro, 2023
  • IMOBILIÁRIO

    Os 25 municípios mais baratos para comprar casa em Portugal

    30 de Janeiro, 2023

    Vendas expresso de casas: 21% da oferta fica menos de 7 dias no mercado

    24 de Janeiro, 2023

    Prémios distinguem a RE/MAX como a imobiliária preferida dos portugueses

    19 de Janeiro, 2023

    Oferta de casas à venda em Portugal desceu 19% em 2022

    12 de Janeiro, 2023

    Transações superam 34.000 milhões de euros no mercado imobiliário português em 2022

    9 de Janeiro, 2023
  • LANÇAMENTOS

    JMF Reserva Tinto 2021: um tributo à Casa Museu José Maria da Fonseca

    17 de Janeiro, 2023

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Novo modelo de ténis da PUMA inspira-se na moda Thrift Shop

    26 de Dezembro, 2022

    Presentes solidários da Pedaços de Cacau regressam este Natal

    25 de Novembro, 2022

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022
  • DESPORTO

    IVECO vitoriosa no Dakar 2023 com as equipas Boss Machinery De Rooy IVECO e Eurol De Rooy IVECO

    23 de Janeiro, 2023

    Equipa ABT CUPRA pronta para se estrear na corrida Fórmula E na Cidade do México

    14 de Janeiro, 2023

    Hyundai é viatura oficial da corrida São Silvestre do Porto

    5 de Janeiro, 2023

    A IVECO está pronta a abraçar um novo desafio no Dakar 2023, a aventura através das dunas mais esperada do ano

    23 de Dezembro, 2022

    Cerca de 2.000 atletas doam 10.000€ a três projetos dedicados ao desporto inclusivo

    14 de Dezembro, 2022
  • DESTINOS

    Costa Cruzeiros proporciona jogar golfe em mais países do mundo

    8 de Dezembro, 2022

    A pensar viajar no fim do ano? Estas são as cinco agências mais pesquisadas no Portal Da Queixa

    14 de Novembro, 2022

    COSTA CRUZEIROS lança novo itinerário do COSTA TOSCANA, com largas escalas nos EMIRADOS ÁRABES e OMÃ

    18 de Outubro, 2022

    PINE CLIFFS eleito melhor resort de praia em portugal e melhor resort de lazer na Europa

    10 de Outubro, 2022

    Uma MADEIRA alternativa

    12 de Agosto, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    Artista portuguesa no ranking dos melhores do mundo em arte urbana

    8 de Janeiro, 2023

    IADE lança imagem de marca renovada

    19 de Dezembro, 2022

    Obras de Odeith mostram uma nova perspetiva dos dobráveis da Samsung

    16 de Dezembro, 2022

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Sydney Sweeney é a nova cara de My Way de Giorgio Armani

    10 de Janeiro, 2023

    Maria Cerqueira Gomes, Raquel Prates, Liliana Filipa, Alice Trewinnard e Inês Rochinha são as Embaixadoras dDa Nova STEAMPOD 4.0

    22 de Novembro, 2022

    Qual é o teu ‘Normal’? A Avon quer saber!

    1 de Outubro, 2022

    Atida | Mifarma indica 4 cuidados essenciais para conseguir a melhor rotina diária para o Verão

    23 de Julho, 2022

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Consumo: Selo ‘Marca Recomendada 2023’ vai para 116 marcas. Avaliação é dos consumidores

    27 de Janeiro, 2023

    Inflação faz disparar queixas dos consumidores em mais de 80%. Água, energia, bancos e alimentação são os setores com mais reclamações

    26 de Janeiro, 2023

    DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e reputação em 2022 e MERCADONA é a marca que regista o maior crescimento

    25 de Janeiro, 2023

    Building The Future 2023 destaca revolução industrial através da tecnologia

    25 de Janeiro, 2023

    MELOM é nº 1 na “Escolha do Consumidor” e Prémio “Cinco Estrelas”

    18 de Janeiro, 2023

    Torrié é a Marca nº1 dos consumidores nas categorias Café e Chá em Cápsula

    17 de Janeiro, 2023

    La Redoute alcança uma vez mais o 1º lugar no Prémio Cinco Estrelas, Edição 2023

    15 de Janeiro, 2023

    Livro de narrativas no feminino que preserva a memória do Minho é apresentado na sexta-feira dia 20 de janeiro

    19 de Janeiro, 2023

    Do It On lança E-book com as Principais Tendências de Marketing e Comunicação para 2023

    30 de Dezembro, 2022

    Bridgewhat e Luís Afonso lançam livro de cartoons humorísticos sobre crescimento empresarial

    1 de Dezembro, 2022

    Bibá Pitta é a embaixadora do livro “A árvore da nossa família”

    25 de Novembro, 2022

    Epson apresenta projeto B-SEArcular, moda e têxtil sustentável

    21 de Novembro, 2022

    Vinted Descobriu as 10 Melhores Tendências para este Outuno-Inverno

    16 de Outubro, 2022

    SKEPTA é o novo embaixador global da PUMA

    5 de Outubro, 2022

    H&M e Grupo LEGO unem-se para comemorar o poder da brincadeira e da criatividade

    7 de Julho, 2022

    Salvador Sobral participa na nova campanha de sensibilização da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca

    24 de Janeiro, 2023

    A.N.D.A.R quer levar ‘Saúde para Todos’ a São Tomé e Príncipe

    12 de Dezembro, 2022

    eRDT IPLEXMED – diagnóstico de doenças respiratórias em 20 minutos em vez de sete dias e em casa

    7 de Dezembro, 2022

    Relatório apresenta medidas para melhorar a sustentabilidade e resiliência do sistema de saúde

    6 de Dezembro, 2022

    Epson contribui, pelo quarto ano, com 500 árvores para reforçar biodiversidade local

    27 de Janeiro, 2023

    10 Hot Consumer Trends da Ericsson ConsumerLab, este ano denominada Life in a Climate-Impacted Future

    20 de Janeiro, 2023

    Plantação de uma árvore por colaborador marca o início das celebrações dos 100 anos da Nestlé Portugal

    20 de Janeiro, 2023

    Repsol acelera crescimento no setor das renováveis com compra da Asterion Energies

    28 de Dezembro, 2022

    TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    4 grandes desafios dos Data Centers em 2023

    31 de Janeiro, 2023

    Entidades portuguesas estão abaixo da média europeia na utilização de serviços cloud

    31 de Janeiro, 2023

    Prepare-se para o Melhor Samsung Galaxy, Desenvolvido para o Presente e Futuro

    27 de Janeiro, 2023

    Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

    31 de Janeiro, 2023

    Bankinter com resultados de 560 milhões de euros em 2022, mais 28%, e antecipa num ano o resultado previsto para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

    31 de Janeiro, 2023

    DPD distinguida com dois prémios: Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas

    31 de Janeiro, 2023
Creative News
Home»Automóvel»Mabor celebra 75 anos
Automóvel

Mabor celebra 75 anos

O primeiro pneu produzido em Portugal foi apresentado a 6 de abril de 1946
23 de Julho, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Quando em 6 de abril de 1946, a Mabor inaugura, em Lousado, a sua primeira fábrica e no mesmo dia apresenta o primeiro pneu da marca, que era também primeiro pneu produzido em Portugal, estava longe de “imaginar” que, 75 anos depois, a marca continuaria viva, a “rolar” nas estradas e a ser uma referência em Portugal e no Mundo.

Com um percurso muito associado à competição automóvel, a Mabor distingue-se desde sempre pelo pioneirismo e pela inovação em termos de campanhas de publicidade e marketing. É à Mabor, segundo reza a história, que se fica a dever a introdução das primeiras placas de publicidade exterior em Portugal.

Para além do pioneirismo nas campanhas de marketing e publicidade, o percurso da Mabor distinguiu-se também pela ligação ao desporto automóvel. Foi durante a década de 50 que a Mabor iniciou esta forte ligação que manteve durante mais de 3 décadas, destacando-se não só a nível técnico e de performance, mas também enquanto marca, publicitando os maiores circuitos e competições da altura.

A partir desta época passa a ser impossível dissociar a marca do meio automobilístico português. Uma associação que se manteve ao longo de várias décadas e que ainda hoje se mantém bem viva nas memórias de muitos portugueses aficionados pelo desporto automóvel.

Nesta ligação ao desporto automóvel, de destacar a participação e o triunfo da Mabor no icónico Troféu Datsun 1200, em 2004, com um carro totalmente decorado com as cores da marca.

Em 1990, o Grupo Continental cria uma joint-venture com a Mabor e a marca passa a fazer parte do universo do Grupo. Dois anos depois, a Continental AG adquire a maioria do capital.

Num modelo exemplar de longevidade, que não é comum a muitas marcas, a Mabor é um dos principais símbolos do setor automóvel em Portugal e “é muito interessante perceber que, 75 anos depois, continua viva e a ser muito acarinhada pelos portugueses”, destaca Pedro Teixeira, diretor geral da Continental Pneus Portugal.

No ano em que se assinalam 75 anos do lançamento no mercado do primeiro pneu Mabor, os níveis de notoriedade que ainda hoje a marca alcança são “um case study, sendo líder destacada no seu segmento de mercado. O sucesso da Mabor reside também na sua íntima ligação à história de Portugal, tendo acompanhado várias gerações”, refere Pedro Teixeira.

O diretor geral da Continental Pneus Portugal, Pedro Teixeira, destaca a forma como a Continental tem vindo nos últimos anos a reforçar a importância da marca no sector, impulsionando o valor que a mesma tem para Portugal, devido à sua história e tradição. “A Mabor é responsável por um capítulo magnífico na história do nosso país. Representa o espírito empreendedor, ambicioso e arrojado dos portugueses. E a Continental com o know-how e a visão estratégica que desde sempre lhe são reconhecidos, não desperdiçou este magnifico capital e tem sabido posicionar e renovar a Mabor para que esta continue a dar cartas nos próximos 75 anos”. 

Pedro Carreira, Presidente do Conselho de Administração da Continental Mabor disse “o dia 6 de abril de 1946, data da inauguração oficial da Mabor, foi um dos primeiros marcos históricos na produção de pneus em Portugal. Prestamos a nossa homenagem, aos seus fundadores e todos os colaboradores pois sem eles a nossa empresa, Continental Mabor, provavelmente não existiria. Foram pioneiros e audaciosos no seu tempo. E esse espírito tem passado de geração em geração e ainda se mantém nos nossos dias”.

Para assinalar a data, a Mabor vai lançar uma ilustração alusiva a estes 75 anos, da autoria de Rui Ricardo (http://www.rui-ricardo.com). Natural do Porto, Rui Ricardo revelou desde cedo os dotes no desenho e as suas primeiras publicações foram aos 15 anos.

O seu interesse e paixão pela ilustração e banda desenhada, fê-lo seguir uma carreira artística e, quando estava a concluir o curso de Designer Gráfico, na Faculdade de Belas Artes do Porto, já tinha quatro livros de banda desenhada publicados. O convite de uma produtora televisiva levou-o ao mundo da animação e da criação de cenários digitais para “Major Alvega”. Depois de oito anos a trabalhar neste campo, resolveu dedicar-se exclusivamente à ilustração. A maior parte do seu trabalho é de ilustração editorial e tem colaboração publicada em diversos jornais e revistas pelo mundo fora: FHM, Men’s Fitness, The Times, The Telegraph, The Mail on Sunday, GQ, Popular Mehanics, Marketing Week, entre muitas outras. Realizou também trabalhos para entidades tão diversas como a Unicef, Hasbro, Oxford University Press, Pearson, Usborne, Vodafone, FNAC, Samsung.

Mabor – A História

  • 1940 – Registou-se, uma empresa, a ser instalada em Lousado, pioneira no fabrico de pneumáticos em Portugal. Uma vez que esta indústria não estava desenvolvida em Portugal, a Mabor contou com a General Tire e Rubber Company como parceiro para entre outros, fornecer assistência tecnológica e maquinaria especializada.
  • 1946 – A Mabor inaugura, em Lousado, a sua primeira fábrica e no próprio dia da inauguração apresenta o primeiro pneu da marca, vulcanizado mês anterior (março). Este foi também primeiro pneu produzido em Portugal.
  • Década de 50 – É durante esta década que inicia a sua aposta no mundo dos desportos automóveis, tornando-se uma importante referência nacional nesta área. A Mabor destaca-se nas competições automóveis, não só a nível técnico, mas também enquanto marca, publicitando os maiores circuitos e competições da altura. A partir daqui passa a ser impossível dissociar a marca do meio automobilístico português. Os maiores pilotos da altura, como era o caso de Vasco Sameiro, corriam com pneus Mabor.
  • 1968 – Mabor abre uma nova fábrica, nas proximidades, o que se torna expressão do seu crescimento tanto no volume de vendas, como no reconhecimento.
  • Década de 70 – A Mabor volta a investir nas competições automóveis, desta vez através dos ralis. O background da marca nas competições em circuito deu-lhe credibilidade e fez com que os pilotos de rali confiassem na mesma. O gosto que os representantes da marca Mabor mostravam pela competição levou a mesma a criar o Troféu Mabor, uma prova que estava inserida no Campeonato Nacional de Ralis.
  • Década de 80 – Após a suspensão das competições, devido à crise do petróleo, a Mabor voltou a promover a prova da marca, o Troféu Mabor.
  • 1990 – A Continental AG e a Mabor decidem constituir uma nova empresa para a produção de pneus: a Continental Mabor. A Mabor e a Continental Mabor constituem-se como empresas autónomas e independentes sendo a primeira acionista da segunda. (Os terrenos foram assumidos, via contratos, pela segunda. A Mabor, enquanto empresa continuou com os restantes bens imóveis e com as outras empresas (Polímeros do Ave, Têxtil Artificial do Porto, ITA, Mabor Angola, Mabor Moçambique) e a área de vendas de pneus da marca Mabor, com delegações na zona Norte, Centro e Sul.
  • 1992 – A Mabor vendeu as suas posições na ITA à Continental e a área de vendas e efetuou a fusão da área comercial dos pneus Mabor com Scrimex. A marca de pneus Mabor passa a pertencer a 100% à Continental.
  • 1996 – A Mabor celebra meio século de existência no mercado.
  • 1999 – A Volkswagen ganha exclusividade de distribuição de pneus Mabor na Alemanha.
  • 2002 – O volume anual de vendas de pneus Mabor excede a marca de 1 milhão.
  • 2007 – Início da distribuição exclusiva na Europa Oriental e Áustria, através da Porshe.
  • 2008 – A Mabor lança o pneu Sport Jet 2, o sucessor do Sport Jet
  • 2014 – É lançado o mais recente pneu da Mabor, o Sport Jet 3, no Autódromo do Sameiro, em Braga
  • 2020 – Regressa às grandes competições desportivas, desta vez no relvado, ao patrocinar o Belenenses SAD. De recordar que a Mabor já tinha estado presente no futebol, já que na época 1996-1997 e 1997-1998 foi Sponsor Oficial do Boavista Futebol Clube.
  • 2021 – Marca assinala 75 anos
Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorPaşabahçe lança em Portugal o primeiro vidro antimicrobiano do mundo
Próximo Estilo e equipamentos de conforto para a nova série especial CITROËN C1 MILLENIUM

Relacionados

PEUGEOT Resultados Comerciais em 2022

30 de Janeiro, 2023

Novo Hyundai KAUAI: maior, mais espaçoso e com tecnologia inovadora

28 de Janeiro, 2023

ÚLTIMAS
Formação

Qualifica regressa para desafiar jovens do presente a marcarem encontro com profissões do futuro

31 de Janeiro, 2023

Entre 1 e 4 de março, o desafio a todos os visitantes da Qualifica é…

Bankinter com resultados de 560 milhões de euros em 2022, mais 28%, e antecipa num ano o resultado previsto para 2023

31 de Janeiro, 2023

TikTok olha para o futuro e estabelece as principais tendências para 2023

31 de Janeiro, 2023

DPD distinguida com dois prémios: Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas

31 de Janeiro, 2023
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.