• AUTOMÓVEL
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • LANÇAMENTOS
  • DESPORTO
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • DESIGN
  • LINKS
    • BELEZA
    • ESTUDO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

23 de Maio, 2022

Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

23 de Maio, 2022

O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

23 de Maio, 2022
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL

    Dia Nacional da Segurança Infantil

    23 de Maio, 2022

    Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

    21 de Maio, 2022

    A Jeep® e a Juventus entram em campo com o novo equipamento para a época de 2022-2023: linhas icónicas e estilo renovado para refletir o futuro

    21 de Maio, 2022

    IMAGinE e Opel: Para uma condução mais segura e cooperativa no futuro

    21 de Maio, 2022

    O Renascimento da Lancia inicia-se hoje

    20 de Maio, 2022
  • ENTREVISTA

    Entrevista com TSUNEO KANASUGI, designer do LEXUS NX

    11 de Fevereiro, 2022

    Luiza Teixeira de Freitas – Operação Nariz Vermelho

    8 de Novembro, 2021

    Mestres Takumi: Os artesãos modeladores de argila da Mazda

    22 de Julho, 2021

    Maria Greger: Reflexões de uma veterana do design

    22 de Julho, 2021

    Nos bastidores da Mazda: A evolução do design Mazda na visão de Jo Stenuit

    22 de Julho, 2021
  • NEGÓCIOS

    MELOM e Querido Mudei a Casa Obras crescem 32% em faturação no 1º trimestre face ao período homólogo

    23 de Maio, 2022

    iad Portugal abre a porta a empreendedores em nova campanha de atração de talento

    20 de Maio, 2022

    CEO da CITROËN “CARIMBA” acordos comerciais com três importantes operadores económicos em PORTUGAL

    19 de Maio, 2022

    Ganhos de produtividade nas empresas que apostam em formação podem chegar aos 5%

    19 de Maio, 2022

    Grupo Renault assina acordo para vender a Renault Rússia e a sua participação de controlo na AVTOVAZ

    17 de Maio, 2022
  • IMOBILIÁRIO

    RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

    23 de Maio, 2022

    Como conseguir uma casa mais saudável? A Sto explica os requisitos necessários

    19 de Maio, 2022

    Zome lança primeiro portal de uma rede imobiliária para listar imóveis em criptomoeda

    18 de Maio, 2022

    SIL 2022: RE/MAX tem a maior presença de sempre

    12 de Maio, 2022

    Keller Williams aumenta o volume de negócio em 62% no primeiro trimestre do ano

    11 de Maio, 2022
  • LANÇAMENTOS

    Blend.pt lança dois novos vinhos do Porto RUBY e TAWNY

    23 de Maio, 2022

    Triunfo lança uma viagem pela Tradição Portuguesa – o Passatempo imperdível de 2022

    17 de Maio, 2022

    PUMA apresenta novo equipamento do BORUSSIA DORTMUND

    16 de Maio, 2022

    Izidoro lança gama de carne de novilho e suíno, congelada em fresco na origem, com cortes Premium

    16 de Maio, 2022

    TRANSFORMERS chegam ao Universo LEGO®

    15 de Maio, 2022
  • DESPORTO

    O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä tornou-se o mais jovem vencedor de sempre nas 55 edições do Vodafone Rally de Portugal

    23 de Maio, 2022

    Kalle Rovanperä faz História no Vodafone Rally de Portugal

    22 de Maio, 2022

    Alfa Romeo F1 Team ORLEN conquistou um lugar entre os dez melhores na qualificação para o GP de Espanha

    22 de Maio, 2022

    Andrés Marieyhara / Ariday Bonilla vencem a jornada lusa pontuável para o WRC

    21 de Maio, 2022
  • DESTINOS

    Está aberta a época das cerejas na Quinta da Fonte Souto

    15 de Maio, 2022

    MADEIRA sugere areias medicinais e mergulhos instagramáveis neste Verão

    14 de Maio, 2022

    Por que viajam os Portugueses? eDreams descobriu que a motivação principal é relaxar e cuidar do seu bem-estar

    5 de Maio, 2022

    COSTA VENEZIA parte de ISTAMBUL com novos cruzeiros à descoberta da TURQUIA e GRÉCIA

    2 de Maio, 2022

    OHAI NAZARÉ apresenta duas novidades aquáticas e uma programação especial

    30 de Abril, 2022
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • DESIGN

    VICAIMA INFINITY lança uma nova dimensão para o design de interiores

    1 de Maio, 2022

    LEXUS apresenta “SPARKS OF TOMORROW” na semana de DESIGN DE MILÃO 2022

    18 de Abril, 2022

    Inovação e sustentabilidade “MADE IN PORTUGAL” merecem elogios na MAISON & OBJET

    31 de Março, 2022

    DS X MÉTIERS D’ART: Anne Lopez, primeira premiada, recria o ambiente de um DS 9

    26 de Março, 2022

    Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

    21 de Janeiro, 2022
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. ESTUDO
    3. EVENTO
    4. LIVROS
    5. MODA
    6. SAÚDE
    7. SUSTENTÁVEL
    8. TECNOLOGIA
    9. VER TODOS

    Dove promove exposição com testemunhos reais de body shaming no Colombo

    18 de Maio, 2022

    Sara Prata é a nova embaixadora da AVON

    18 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    5 de Maio, 2022

    Produtos naturais, orgânicos, biológicos e certificados – Atida | Mifarma ajuda a escolher os melhores

    2 de Maio, 2022

    59% das PME portuguesas está mais dependente da tecnologia depois da pandemia

    20 de Maio, 2022

    Estudo Selligent: 50% da Geração Z diz ter controlo sobre os seus dados pessoais

    13 de Maio, 2022

    Ronaldo, Fernando Mendes e Ricardo Araújo Pereira são as figuras públicas portuguesas mais reconhecidas

    12 de Maio, 2022

    Emissão de faturas eletrónicas por PME’s aumenta 5,69% em Portugal

    26 de Abril, 2022

    Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

    23 de Maio, 2022

    Movimento Juntos Pelas Abelhas reúne caras conhecidas

    23 de Maio, 2022

    Rota Firestone regressa a Portugal com Sean Riley & The Slowriders em Lisboa

    23 de Maio, 2022

    Vencedores das Bolsas de Cidadania divulgados no dia 1 de junho

    23 de Maio, 2022

    VIAGEM ao INTERIOR dos livros, das pessoas e do país

    23 de Julho, 2021

    Sara Carbonero e Isabel Jiménez apresentam ‘New Nomads’, a nova coleção spring-summer da Slowlove

    9 de Maio, 2022

    MO reforça aposta na sustentabilidade e desenvolve peças em algodão reciclado

    21 de Abril, 2022

    A La Redoute desvenda as inspirações por detrás da coleção Moda Primavera

    23 de Março, 2022

    DS AUTOMOBILES é patrocinadora oficial da MODALISBOA 2022

    9 de Março, 2022

    PNF traz luz para doença rara que poucos conhecem, mas que muda a vida de quem tem o diagnóstico

    17 de Maio, 2022

    Os primeiros passos de uma nova forma de supervisão cirúrgica à distância

    7 de Maio, 2022

    ANDAR apoia refugiados ucranianos com artrite reumatóide

    7 de Maio, 2022

    Especialistas debatem impacto da pandemia na saúde mental das comunidades

    27 de Abril, 2022

    LIDL evita o desperdício de 3 milhões de produtos alimentares em apenas 1 ano

    29 de Abril, 2022

    Iberdrola inicia a construção de quatro parques fotovoltaicos em Portugal

    12 de Fevereiro, 2022

    INFLUENCERS’ MARKET regressa ao MAR SHOPPING matosinhos com edição especial de saldos

    24 de Janeiro, 2022

    A Vaca que ri luta contra o desperdício alimentar e sensibiliza mais de 1 milhão de portugueses

    28 de Novembro, 2021

    Ciberataques a países da UE irão aumentar nos próximos tempos

    23 de Maio, 2022

    Xiaomi utiliza tecnologia de voz para ajudar as pessoas com distúrbios da fala

    23 de Maio, 2022

    Burlas online crescem 22%

    20 de Maio, 2022

    Kyndryl e NetApp anunciam aliança para acelerar a Transição para a Cloud e suportar a rápida Transformação dos Clientes

    20 de Maio, 2022

    RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

    23 de Maio, 2022

    Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

    23 de Maio, 2022

    O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

    23 de Maio, 2022

    Pescanova desafia Lourenço Ortigão e Chef Kiko para 1 Minuto Sustentável e com receitas sem desperdício

    23 de Maio, 2022
Creative News
Home»Automóvel»Mabor celebra 75 anos
Automóvel

Mabor celebra 75 anos

O primeiro pneu produzido em Portugal foi apresentado a 6 de abril de 1946
23 de Julho, 2021
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

Quando em 6 de abril de 1946, a Mabor inaugura, em Lousado, a sua primeira fábrica e no mesmo dia apresenta o primeiro pneu da marca, que era também primeiro pneu produzido em Portugal, estava longe de “imaginar” que, 75 anos depois, a marca continuaria viva, a “rolar” nas estradas e a ser uma referência em Portugal e no Mundo.

Com um percurso muito associado à competição automóvel, a Mabor distingue-se desde sempre pelo pioneirismo e pela inovação em termos de campanhas de publicidade e marketing. É à Mabor, segundo reza a história, que se fica a dever a introdução das primeiras placas de publicidade exterior em Portugal.

Para além do pioneirismo nas campanhas de marketing e publicidade, o percurso da Mabor distinguiu-se também pela ligação ao desporto automóvel. Foi durante a década de 50 que a Mabor iniciou esta forte ligação que manteve durante mais de 3 décadas, destacando-se não só a nível técnico e de performance, mas também enquanto marca, publicitando os maiores circuitos e competições da altura.

A partir desta época passa a ser impossível dissociar a marca do meio automobilístico português. Uma associação que se manteve ao longo de várias décadas e que ainda hoje se mantém bem viva nas memórias de muitos portugueses aficionados pelo desporto automóvel.

Nesta ligação ao desporto automóvel, de destacar a participação e o triunfo da Mabor no icónico Troféu Datsun 1200, em 2004, com um carro totalmente decorado com as cores da marca.

Em 1990, o Grupo Continental cria uma joint-venture com a Mabor e a marca passa a fazer parte do universo do Grupo. Dois anos depois, a Continental AG adquire a maioria do capital.

Num modelo exemplar de longevidade, que não é comum a muitas marcas, a Mabor é um dos principais símbolos do setor automóvel em Portugal e “é muito interessante perceber que, 75 anos depois, continua viva e a ser muito acarinhada pelos portugueses”, destaca Pedro Teixeira, diretor geral da Continental Pneus Portugal.

No ano em que se assinalam 75 anos do lançamento no mercado do primeiro pneu Mabor, os níveis de notoriedade que ainda hoje a marca alcança são “um case study, sendo líder destacada no seu segmento de mercado. O sucesso da Mabor reside também na sua íntima ligação à história de Portugal, tendo acompanhado várias gerações”, refere Pedro Teixeira.

O diretor geral da Continental Pneus Portugal, Pedro Teixeira, destaca a forma como a Continental tem vindo nos últimos anos a reforçar a importância da marca no sector, impulsionando o valor que a mesma tem para Portugal, devido à sua história e tradição. “A Mabor é responsável por um capítulo magnífico na história do nosso país. Representa o espírito empreendedor, ambicioso e arrojado dos portugueses. E a Continental com o know-how e a visão estratégica que desde sempre lhe são reconhecidos, não desperdiçou este magnifico capital e tem sabido posicionar e renovar a Mabor para que esta continue a dar cartas nos próximos 75 anos”. 

Pedro Carreira, Presidente do Conselho de Administração da Continental Mabor disse “o dia 6 de abril de 1946, data da inauguração oficial da Mabor, foi um dos primeiros marcos históricos na produção de pneus em Portugal. Prestamos a nossa homenagem, aos seus fundadores e todos os colaboradores pois sem eles a nossa empresa, Continental Mabor, provavelmente não existiria. Foram pioneiros e audaciosos no seu tempo. E esse espírito tem passado de geração em geração e ainda se mantém nos nossos dias”.

Para assinalar a data, a Mabor vai lançar uma ilustração alusiva a estes 75 anos, da autoria de Rui Ricardo (http://www.rui-ricardo.com). Natural do Porto, Rui Ricardo revelou desde cedo os dotes no desenho e as suas primeiras publicações foram aos 15 anos.

O seu interesse e paixão pela ilustração e banda desenhada, fê-lo seguir uma carreira artística e, quando estava a concluir o curso de Designer Gráfico, na Faculdade de Belas Artes do Porto, já tinha quatro livros de banda desenhada publicados. O convite de uma produtora televisiva levou-o ao mundo da animação e da criação de cenários digitais para “Major Alvega”. Depois de oito anos a trabalhar neste campo, resolveu dedicar-se exclusivamente à ilustração. A maior parte do seu trabalho é de ilustração editorial e tem colaboração publicada em diversos jornais e revistas pelo mundo fora: FHM, Men’s Fitness, The Times, The Telegraph, The Mail on Sunday, GQ, Popular Mehanics, Marketing Week, entre muitas outras. Realizou também trabalhos para entidades tão diversas como a Unicef, Hasbro, Oxford University Press, Pearson, Usborne, Vodafone, FNAC, Samsung.

Mabor – A História

  • 1940 – Registou-se, uma empresa, a ser instalada em Lousado, pioneira no fabrico de pneumáticos em Portugal. Uma vez que esta indústria não estava desenvolvida em Portugal, a Mabor contou com a General Tire e Rubber Company como parceiro para entre outros, fornecer assistência tecnológica e maquinaria especializada.
  • 1946 – A Mabor inaugura, em Lousado, a sua primeira fábrica e no próprio dia da inauguração apresenta o primeiro pneu da marca, vulcanizado mês anterior (março). Este foi também primeiro pneu produzido em Portugal.
  • Década de 50 – É durante esta década que inicia a sua aposta no mundo dos desportos automóveis, tornando-se uma importante referência nacional nesta área. A Mabor destaca-se nas competições automóveis, não só a nível técnico, mas também enquanto marca, publicitando os maiores circuitos e competições da altura. A partir daqui passa a ser impossível dissociar a marca do meio automobilístico português. Os maiores pilotos da altura, como era o caso de Vasco Sameiro, corriam com pneus Mabor.
  • 1968 – Mabor abre uma nova fábrica, nas proximidades, o que se torna expressão do seu crescimento tanto no volume de vendas, como no reconhecimento.
  • Década de 70 – A Mabor volta a investir nas competições automóveis, desta vez através dos ralis. O background da marca nas competições em circuito deu-lhe credibilidade e fez com que os pilotos de rali confiassem na mesma. O gosto que os representantes da marca Mabor mostravam pela competição levou a mesma a criar o Troféu Mabor, uma prova que estava inserida no Campeonato Nacional de Ralis.
  • Década de 80 – Após a suspensão das competições, devido à crise do petróleo, a Mabor voltou a promover a prova da marca, o Troféu Mabor.
  • 1990 – A Continental AG e a Mabor decidem constituir uma nova empresa para a produção de pneus: a Continental Mabor. A Mabor e a Continental Mabor constituem-se como empresas autónomas e independentes sendo a primeira acionista da segunda. (Os terrenos foram assumidos, via contratos, pela segunda. A Mabor, enquanto empresa continuou com os restantes bens imóveis e com as outras empresas (Polímeros do Ave, Têxtil Artificial do Porto, ITA, Mabor Angola, Mabor Moçambique) e a área de vendas de pneus da marca Mabor, com delegações na zona Norte, Centro e Sul.
  • 1992 – A Mabor vendeu as suas posições na ITA à Continental e a área de vendas e efetuou a fusão da área comercial dos pneus Mabor com Scrimex. A marca de pneus Mabor passa a pertencer a 100% à Continental.
  • 1996 – A Mabor celebra meio século de existência no mercado.
  • 1999 – A Volkswagen ganha exclusividade de distribuição de pneus Mabor na Alemanha.
  • 2002 – O volume anual de vendas de pneus Mabor excede a marca de 1 milhão.
  • 2007 – Início da distribuição exclusiva na Europa Oriental e Áustria, através da Porshe.
  • 2008 – A Mabor lança o pneu Sport Jet 2, o sucessor do Sport Jet
  • 2014 – É lançado o mais recente pneu da Mabor, o Sport Jet 3, no Autódromo do Sameiro, em Braga
  • 2020 – Regressa às grandes competições desportivas, desta vez no relvado, ao patrocinar o Belenenses SAD. De recordar que a Mabor já tinha estado presente no futebol, já que na época 1996-1997 e 1997-1998 foi Sponsor Oficial do Boavista Futebol Clube.
  • 2021 – Marca assinala 75 anos
Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorPaşabahçe lança em Portugal o primeiro vidro antimicrobiano do mundo
Próximo Estilo e equipamentos de conforto para a nova série especial CITROËN C1 MILLENIUM

Relacionados

Dia Nacional da Segurança Infantil

23 de Maio, 2022

Estreia do PEUGEOT 9X8 no Campeonato do Mundo FIA de Resistência em julho, em Monza

21 de Maio, 2022

ÚLTIMAS
Imobiliário

RE/MAX FRANÇA cresce 54% em recrutamento em 2021

23 de Maio, 2022

A RE/MAX França, rede de franchising que a RE/MAX Portugal, adquiriu em 2019, no âmbito…

Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

23 de Maio, 2022

O GRUPO LEGENDRE reforça o seu compromisso com o mundo do desporto e apresenta oficialmente a sua equipa de atletas profissionais

23 de Maio, 2022

Pescanova desafia Lourenço Ortigão e Chef Kiko para 1 Minuto Sustentável e com receitas sem desperdício

23 de Maio, 2022
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426
Política de Privacidade

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.