Fruto da exploração das mais recentes tecnologias de motorização elétrica e da renovação de quase todas as peças, o novo propulsor desenvolvido pela DS Performance – a divisão de competição da DS Automobiles – para a equipa DS TECHEETAH representa um significativo ‘passo em frente’. Dotado de um motor, uma caixa de velocidades e de um inversor com evoluções muito significativas, o novo DS E-TENSE FE21 terá um desempenho bastante superior ao monolugar que vem substituir. O desenvolvimento desta nova motorização contou com a colaboração dos engenheiros da Total, que trabalharam em estreita colaboração com os engenheiros da DS Performance no desenvolvimento dos melhores lubrificantes e líquidos de arrefecimento, concebidos à medida e ultra-inovadores.
Verdadeira vitrina tecnológica para a DS Automobiles, este novo grupo motopropulsor, homologado para um período de dois anos, terá como objetivo levar a equipa DS TECHEETAH ao seu terceiro duplo cetro na Fórmula E.
Xavier Mestelan Pinon, Diretor da DS Performance: “Para além de se tratar de uma jornada icónica do Campeonato de Fórmula E, Roma será, igualmente, um marco importante para a DS Automobiles. Será neste evento que iremos desvendar o nosso novo grupo motopropulsor que será usado, de acordo com o regulamento, até o final da próxima temporada. Redesenhado no seu todo, representará ganhos significativos em termos de performance. Claro que tudo ainda está por verificar em corrida, mas a equipa está confiante. O DS E-TENSE FE21 deverá ser um trunfo definitivo para os nossos pilotos e para a nossa equipa na busca por um novo duplo título!”
“Já num domínio mais pessoal, este evento será, também, aquele em que passarei o testemunho a Thomas Chevaucher, a quem dou os parabéns e agradeço sinceramente por tudo o que conquistou comigo, ao longo de muitos anos. Eu sei que ele irá levar a equipa a novos feitos! Aproveito ainda para cumprimentar e agradecer calorosamente a cada membro da ‘minha equipa’, pessoas com quem partilhei tantos momentos extraordinários. Não é sem alguma emoção que irei deixar tais talentos… uma família…! De qualquer forma, farei questão de continuar a segui-los, é claro! Isso não deverá ser complicado pois eles certamente estarão claramente visíveis nos degraus mais elevados dos pódios!”
Caraterísticas técnicas do DS E-TENSE FE21
Tipo: Monolugar
Comprimento x largura x altura: 5,16 m x 1,77 m x 1,05 m
Distância entre eixos: 3,10 m
Peso: 903 kg, mínimo, com piloto a bordo
Bateria: capacidade de 52 kWh, peso de 385 kg
Motor: elétrico com tração às rodas traseiras
Potência máxima: 250 kW (338 cv)
Recuperação de energia: 250 kW
Alimentação: 900 V
Travagem: discos ventilados em carbono, 4 pistões, controlo eletrónico dos travões traseiros
Velocidade máxima: 230 km/h (otimizada para circuitos urbanos)
Aceleração 0 a 100 km/h: 2,8 segundos
Pneus: Michelin Pilot Sport EV Season 7; 245x40R18 (à frente), 305x40R18 (atrás)