De 28 de janeiro a 1 de fevereiro, a Stellantis participará na 50.ª edição do Salão Rétromobile em Paris, um dos eventos mais prestigiados do mundo dedicado aos automóveis clássicos. Realizado nos amplos pavilhões da Porte de Versailles, o salão receberá mais de 500 expositores e cerca de 150.000 visitantes.
A Stellantis estará presente com seis marcas, cada uma com o seu próprio stand: Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Opel, Maserati e PEUGEOT.
A Alfa Romeo promete uma exposição de tirar o fôlego. Ao lado do novo Tonale e do 1600 Spider “Duetto”, modelo que comemora o seu 60.º aniversário, os visitantes também poderão admirar o ultra-raro Alfa Romeo 750 Competizione de 1955 — apenas duas unidades protótipo foram construídas — e o Alfa Romeo 33/2 Periscopica (1967), progenitor da lendária família “33”.
A Citroën não será exceção. Fiel à sua reputação de inovadora, a marca apresentará sete concepts históricos, incluindo um dos três únicos exemplares sobreviventes em todo o mundo do Traction Avant 15-6 Cabriolet de 1939, com um motor de seis cilindros e revelado pela primeira vez há exatamente 50 anos, na edição inaugural do Rétromobile. Ao lado destes tesouros estará o ELO, o concept car recentemente desvendado no Salão Automóvel de Bruxelas, que assume uma visão ousada da mobilidade do futuro, inspirando-se no ADN criativo dos conceitos lendários da Citroën.
A DS Automobiles apresentará quatro veículos presidenciais especiais. Do DS 21 Presidential (1965) do General de Gaulle ao DS N°8 Presidential (2025) e ao SM Presidential (1972), vários ícones da 5.ª República estarão ali reunidos, no stand da DS Automobiles, incluindo um DS 21 Pallas exclusivo, outrora utilizado pelo General de Gaulle. Este carro foi utilizado nomeadamente para viagens entre o Palácio do Eliseu e a sua residência em Colombey-les-Deux-Églises (Haute-Marne). Uma importante exposição fotográfica e conteúdos de vídeo irão destacar ainda mais a relação única entre estes veículos e a Presidência francesa.
A Opel oferece um vislumbre fascinante da sua herança histórica, apresentando três ícones clássicos do automobilismo: o Opel Kadett C Coupé (1978), símbolo dos anos 70 – simples, robusto e precursor do Astra; o Opel Manta 400 Group B “Works” (1983), com 275 cv, um motor de 2,4 litros e velocidades superiores a 200 km/h em competição; e o Opel Monza GSE (1986), o primeiro Opel a ostentar o emblema GSE, um pioneiro do luxo desportivo acessível que continua a definir a marca até hoje. A juntar-se a estas lendas estão o Opel Astra 2026, que faz a sua primeira aparição em França, e o novo Opel Mokka GSE – o automóvel elétrico mais rápido alguma vez construído pela marca, estabelecendo um recorde de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos.
Na área “Ultimate Supercar Garage”, no Hall 4, evento de suporte ao Rétromobile dedicado aos supercarros modernos, a Maserati junta-se à Alfa Romeo em Paris como parte do Stellantis BOTTEGAFUORISERIE, um projeto que celebra a excelência de ambas as marcas. Em exposição estarão o Maserati MCXtrema e o Maserati GT2 Stradale, ao lado do Alfa Romeo Nuova 33 Stradale e do Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio Luna Rossa — ícones que incorporam o espírito dos supercarros desportivos únicos e de sonho, combinando trabalho artesanal personalizado, investigação estética e desempenho levado ao mais alto nível.
Por fim, a PEUGEOT dá início ao seu “Ano GTi” com uma exposição excecional. Quarenta anos após o lançamento do primeiro GTi, a marca revela o novo PEUGEOT E-208 GTi, apresentado pela primeira vez em França. Como guarda de honra a esta última novidade, o mesmo stand irá apresentar sete modelos PEUGEOT 205 e 208 GTi Série 2 — incluindo o original lançado em 1984 — sublinhando os valores duradouros da marca.
O stand das marcas Stellantis encontra-se no Hall 7.2 dos pavilhões de Paris nesta 50.ª edição do Rétromobile, encontro imperdível para os entusiastas das viaturas clássicas e dos fãs da inovação de vanguarda.
