O percurso de crescimento da Automobili Lamborghini mantém o seu ritmo quando, em 2025, a empresa, mais uma vez, superou o marco dos dez mil veículos entregues, melhorando ainda mais o desempenho do ano passado, e estabelecendo um novo recorde de todos os tempos. Com 10.747 veículos entregues a nível mundial, a forte resposta do mercado está confirmada, assim como o sucesso da estratégia de hibridização da marca, a qual foi recebida com entusiasmo por clientes da Lamborghini em todo o mundo.
Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini, comentou: “Apesar das condições de mercado desafiantes, estamos muito orgulhosos dos resultados que alcançámos em 2025, os quais confirmam a capacidade da Lamborghini para se destacar mesmo num ambiente global complexo. O desempenho registado reflete a nossa capacidade para interpretar as dinâmicas do mercado, e para fazer escolhas estratégicas que respondam de forma concreta às expectativas dos nossos clientes. Esta abordagem não visa picos de volume, mas permite-nos consolidar os resultados alcançados no seguimento do crescimento dos últimos anos”.
Em 2025, os resultados mantiveram-se sólidos nas três macrorregiões. A EMEA continua a ser o principal mercado da Automobili Lamborghini, com 4.650 veículos entregues. Seguem-se as Américas, que fecharam o ano com 3.347 unidades entregues, enquanto que a região Ásia-Pacífico registou 2.750 veículos entregues.
Federico Foschini, Chief Marketing and Sales Officer, declarou: “2025 foi marcado por uma significativa turbulência geopolítica e macroeconómica, resultando em distintas dinâmicas nos mercados em que operamos. Seguindo uma estratégia cuidadosamente definida, baseada em atividades de reforço de marca, na oferta de produtos altamente competitivos, e numa abordagem da distribuição concebida para preservar a exclusividade da gama, a Lamborghini conseguiu alcançar resultados sólidos. Tal foi possível também graças ao contributo fundamental da nossa rede de concessionários, que trabalhou em estreita colaboração com as nossas equipas regionais”.
Contribuintes decisivos para este feito foram os dois modelos que marcaram o início da fase de eletrificação da Automobili Lamborghini: o Revuelto[1], o primeiro superdesportivo V12 HPEV da marca, e o Urus SE[2], versão híbrida plug-in do Super SUV de Sant’Agata Bolognese. A estes junta-se o Temerario[3], em 2026, que fez a sua estreia dinâmica em agosto, no Circuito do Estoril, em Portugal, depois do seu lançamento em 2024. As entregas a clientes do Temerario começam em janeiro, com uma lista de encomendas que cobre, já, aproximadamente, doze meses. Com isto, a Automobili Lamborghini confirma o marco de se tornar no único fabricante de automóveis superdesportivos de luxo a oferecer uma gama integralmente hibridizada, um feito que continua a colocar a marca de Sant’Agata Bolognese numa classe à parte no panorama automóvel.
O ano também contou com dois destaques significativos em termos de produto. Em julho, no Goodwood Festival of Speed, foi revelado o Temerario GT3: o primeiro derivativo de competição do projeto Temerario, concebido para equipas de clientes, e com estreia prevista nos principais campeonatos GT3 do mundo em 2026. É, também, o primeiro carro de corridas totalmente concebido, desenvolvido e construído pela Lamborghini Squadra Corse.
Em agosto, durante a Monterey Car Week, a Lamborghini desvendou o Fenomeno, uma série limitada a apenas 29 exemplares. Do ponto de vista técnico, o Fenomeno está equipado com o mais potente V12 já desenvolvido pela Lamborghini, integrado numa arquitetura híbrida que oferece uma potência total de 1080 CV, representando o pináculo da performance e da engenharia da marca. O veículo representa um novo “manifesto de design” para a marca, levando ao extremo os seus códigos estilísticos mais emblemáticos, e tendo tido uma estreia particularmente significativa, que teve lugar no ano em que o Lamborghini Centro Stile comemorou, oficialmente, o seu vigésimo aniversário.
Os resultados de 2025 confirmam não só a solidez da estratégia da Automobili Lamborghini, mas também a capacidade da empresa para evoluir, ao mesmo tempo mantendo-se fiel à sua identidade. Numa época de profunda transformação para todo o setor automóvel, a marca de Sant’Agata Bolognese continua a destacar-se pela sua visão, pela inovação, e pela capacidade de olhar para o futuro sem perder a ligação ao que a tornou um ícone mundial.
