60ª EDIÇÃO DA INICIATIVA ACONTECE JÁ A 29 E 30 DE NOVEMBRO. “MANHÃ DA CRIANÇA”
ESTÁ TAMBÉM DE REGRESSO E PROMETE ENVOLVER OS MAIS NOVOS
O Banco Alimentar Contra a Fome do Porto realiza, a 29 e 30 de novembro, a sua nova Campanha de Recolha de Alimentos, iniciativa que decorrerá nas grandes superfícies comerciais do distrito do Porto. Durante dois dias, a população poderá, assim, doar bens alimentares não perecíveis – massa, arroz, conservas, enlatados, entre outros –, que, depois de recebidos e organizados no armazém do Banco Alimentar do Porto, em Perafita, serão distribuídos pelas mais de 300 instituições apoiadas no distrito do Porto, seguindo o modelo que tem permitido responder ao maior número de pedidos de ajuda.
À semelhança dos anos anteriores, a ação mobilizará centenas de voluntários que, durante dois dias, irão estar nas várias superfícies comerciais a receber os bens alimentares doados pela população. Refira-se, neste ponto, que, na campanha realizada em dezembro de 2024, foram angariadas 409 toneladas de bens alimentares, momento que contou com a participação de mais de 6.500 voluntários.
Sobre esta nova edição da campanha, Bárbara Barros, presidente do Banco Alimentar do Porto, destaca a importância da mobilização solidária da comunidade: “Esta campanha é um esforço coletivo que envolve voluntários, famílias e crianças. Doar nas lojas, participar na organização no armazém ou incutir este espírito e responsabilidade são formas simples, mas profundamente impactantes, de apoiar quem vive momentos difíceis.”
“MANHÃ DA CRIANÇA” ENVOLVE OS MAIS NOVOS
Durante este fim de semana solidário, o Banco Alimentar do Porto volta a acolher, também, na manhã de domingo, 30 de novembro, no seu armazém, em Perafita, a “Manhã da Criança”, uma iniciativa destinada a crianças dos 6 aos 14 anos. Aqui, o objetivo passa por proporcionar aos mais novos um contacto direto com o espírito do voluntariado e com o trabalho realizado diariamente no armazém.
Para apoiar a campanha em outras frentes, a comunidade poderá ainda contribuir através do site do Banco Alimentar do Porto ou da iniciativa “Alimente esta Ideia”, fazendo doações de forma simples e rápida, mesmo quem não se encontra fisicamente nos pontos de recolha, reforçando, assim, o impacto da ação. Já aqueles que desejem participar como voluntários nas superfícies comerciais deverão inscrever-se previamente no website do Banco Alimentar do Porto, seguindo o procedimento habitual de campanhas anteriores que exige a organização dos turnos e a distribuição das equipas pelas várias lojas do distrito.
