• AUTOMÓVEL
    • ENSAIOS
  • ENTREVISTA
  • NEGÓCIOS
  • IMOBILIÁRIO
  • ESTUDO
  • DICAS
  • LANÇAMENTOS
  • DESTINOS
  • WELLNESS
  • LINKS
    • BELEZA
    • DESIGN
    • DESPORTO
    • EVENTO
    • LIVROS
    • MODA
    • SAÚDE
    • SUSTENTÁVEL
    • TECNOLOGIA
ÚLTIMAS !

Lisbon Marriott nomeia Silvia Ramos como nova Diretora de Recursos Humanos

18 de Novembro, 2025

Nova campanha de Natal da Make-A-Wish celebra o poder de um desejo realizado em família

17 de Novembro, 2025

Olivier Jansonnie nomeado Diretor da Stellantis Motorsport e Jean-Marc Finot parte para a reforma

17 de Novembro, 2025
Facebook LinkedIn Instagram
LinkedIn Facebook Instagram
Creative News
loader

  • AUTOMÓVEL
    1. ENSAIOS
    2. VER TODOS

    Mazda3 Sedan – Elegância, emoção e precisão japonesa

    3 de Novembro, 2025

    Mazda 3 HB: a harmonia entre potência e eficiência

    6 de Outubro, 2025

    Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv Kazari: liberdade com alma roadster

    1 de Outubro, 2025

    Mazda CX-60: Elegância nipónica com alma elétrica

    7 de Setembro, 2025

    Olivier Jansonnie nomeado Diretor da Stellantis Motorsport e Jean-Marc Finot parte para a reforma

    17 de Novembro, 2025

    PEUGEOT POLYGON CONCEPT: Chegou o momento de moldar o futuro do prazer da condução

    14 de Novembro, 2025

    Polestar 5 eleito “Melhor Veículo Elétrico” no SAHE 2025

    14 de Novembro, 2025

    Mesmo nas temperaturas mais frias, o novo GLB oferece uma sensação de “Welcome home.”

    13 de Novembro, 2025
  • ENTREVISTA

    Anos de Coragem – Entrevista a Elaine Serra

    26 de Setembro, 2025

    A linguagem da beleza – Entrevista a Jo Stenuit

    2 de Dezembro, 2024

    Entrevista a Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux

    7 de Agosto, 2023

    Entrevista a Sérgio Rodrigues, CEO da StoresAce

    2 de Maio, 2023

    Nomeação de Rui Cruz para a direção geral da Opensoft

    30 de Março, 2023
  • NEGÓCIOS

    IVECO reforça a logística sustentável com 42 novos camiões S-Way a gás natural ao serviço da TESCO, na Escócia

    10 de Outubro, 2025

    Dachser consolida o compromisso com entregas 100% elétricas em Barcelona

    10 de Setembro, 2025

    Coca-Cola celebra a sua ligação à música com uma parceria global histórica com o Rock in Rio Lisboa

    9 de Setembro, 2025

    Porto Business School reforça cooperação com Angola

    2 de Agosto, 2025

    Adolfo Domínguez atinge 43% das suas vendas fora de Espanha

    1 de Agosto, 2025
  • IMOBILIÁRIO

    Comprar casa no Centro custa agora 280.000€, com Santarém e Leiria em destaque

    6 de Novembro, 2025

    MOME e Revive lançam projeto residencial de 140M€ no Porto

    7 de Outubro, 2025

    Casas à venda em Portugal: oferta está apenas 5% acima do mínimo de 2022

    24 de Setembro, 2025

    Comprar casa em Portugal ficou 8,5% mais caro no último ano

    1 de Agosto, 2025

    Segmento Urbano conquista prémio no World Architecture Festival

    15 de Julho, 2025
  • ESTUDO

    ‘Convivialidade à mesa’: 64% das pessoas gostariam de fazer mais refeições à mesa

    17 de Novembro, 2025

    Estudo TEAM LEWIS: apenas 15% dos CMOs confia no departamento de compras para escolher uma agência

    7 de Novembro, 2025

    Comércio online: reclamações disparam mais de 60%. Burlas geram 10% das queixas

    30 de Outubro, 2025

    Investimento público global superior a $6 mil milhões em ciberdefesa mostra que segurança digital é prioridade económica e geopolítica

    28 de Outubro, 2025

    Mais de metade dos consumidores portugueses já abandonaram uma marca por mau atendimento

    18 de Outubro, 2025
  • DICAS

    7 dicas práticas para poupar 5 mil euros

    1 de Novembro, 2025

    Quais são os três fatores a ter em conta para trocar os pneus do carro?

    9 de Outubro, 2025

    Regresso ao trabalho: 8 estratégias para voltar com mais motivação

    28 de Agosto, 2025

    Como aproveitar as férias de verão para repensar a carreira

    12 de Agosto, 2025

    Pequenos hábitos que podem melhorar a sua saúde financeira

    8 de Agosto, 2025
  • LANÇAMENTOS

    Marca centenária propõe um Natal hidratado e perfumado – SUGESTÕES DE NATAL COUTO

    10 de Novembro, 2025

    h3 reinventa a tradição e lança o novo h3 Pica-Pau: Para picar sem parar

    24 de Outubro, 2025

    Do Mar ao Pulso: uma viagem com a Panerai e o Eilean

    25 de Agosto, 2025

    Açores traçam novo rumo: Lançamento do primeiro barco 100% eléctrico, inaugurando uma Era Verde para o Turismo

    9 de Agosto, 2025

    Lisboa recebe novo espaço educativo inovador para crianças e pais

    30 de Julho, 2025
  • DESTINOS

    Algarve recebe nota positiva dos turistas

    14 de Agosto, 2025

    Cidades nacionais mais procuradas pelos turistas portugueses

    1 de Julho, 2025

    Duas praias portuguesas entre as mais originais e secretas da Europa, segundo a Jetcost

    10 de Junho, 2025

    Zoomarine abre portas a 7 de março com novidades preparadas para a nova temporada

    26 de Fevereiro, 2024

    Dados eDreams: Paris volta a ser o destino de eleição dos portugueses nesta Páscoa

    3 de Abril, 2023
  • WELLNESS

    LLYC conquista Eficácia da Comunicação com campanha para Dove

    5 de Dezembro, 2021

    SERENITY SPA celebra a BLACK friday durante uma semana

    16 de Novembro, 2021

    Ser piloto por um dia ou observar as estrelas no Alentejo: os hotéis Moov oferecem novas experiências

    12 de Agosto, 2021

    Programa de verão do Spa Caudalie no The Yeatman: Divina por dentro e por fora

    9 de Agosto, 2021

    Yoga, alimentação saudável e ar puro do Douro: The Vintage House lança programa “Winefulness”

    9 de Agosto, 2021
  • LINKS
    1. BELEZA
    2. DESIGN
    3. DESPORTO
    4. EVENTO
    5. LIVROS
    6. MODA
    7. SAÚDE
    8. SUSTENTÁVEL
    9. TECNOLOGIA
    10. VER TODOS

    Um terço dos homens diz sentir dificuldade em aceder aos cuidados de saúde

    4 de Agosto, 2025

    GIVENCHY APRESENTA GENTLEMAN SOCIETY EAU DE PARFUM REFILL

    16 de Junho, 2025

    KÉRASTASE abre uma pop-up em NYC com as embaixadoras Emily Ratajkowski, Sydney Sweeney, Ebonne Davis, Margarida Corceiro e Caetana Botelho Afonso

    10 de Abril, 2025

    Os erros mais cometidos na hora de escolher a base

    14 de Novembro, 2024

    Mónica de Miranda, Prémio idealista de arte contemporânea 2023

    30 de Abril, 2023

    2ª edição do Prémio Adico distingue inovação e ecodesign

    23 de Abril, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    IMPERFEITA 1.3: a idade não nos define

    17 de Fevereiro, 2023

    Michelin celebra sete temporadas de inovação no Campeonato do Mundo FIM MotoE™: termina um ciclo desportivo e é alcançado um feito tecnológico

    14 de Novembro, 2025

    Liga MEO Surf – Francisca Veselko e Afonso Antunes conquistam Bom Petisco Peniche Pro

    26 de Outubro, 2025

    Os dois PEUGEOT 9X8 destacam-se, com um segundo lugar e um Top 5 no Japão

    29 de Setembro, 2025

    CLIO TROPHY PORTUGAL RUMA A TRÁS-OS-MONTES E À GALIZA PARA A TERCEIRA PROVA DO CALENDÁRIO

    19 de Setembro, 2025

    Depois do Web Summit, Lisboa volta a ser palco da inovação: World Usability Day Portugal discute o futuro humano da IA

    16 de Novembro, 2025

    OSAE junta Governo, academia e setor empresarial em debate, já no dia 18

    15 de Novembro, 2025

    2.ª edição do Alentejo Walking Festival 2025 contou com mais de 1250 participantes

    15 de Novembro, 2025

    Galeria Beltrão Coelho expõe mais de 40 medalhas que contam a história de Portugal

    13 de Novembro, 2025

    Nuvem de Ideias: nova editora dedica-se ao livro como ferramenta de comunicação

    11 de Junho, 2024

    Bibá Pitta é a embaixadora dos livros bestsellers “Avó, fala-me de ti” e “Avô, fala-me de ti”, pelo terceiro ano consecutivo

    12 de Dezembro, 2023

    Publicado o livro gratuito “25 Espécies Aquáticas que Estão a Invadir Portugal”

    18 de Novembro, 2023

    VIAJA! – Um livro para todos aqueles que têm o “bichinho” das viagens

    25 de Outubro, 2023

    MO inaugura nova loja em MARCO de CANAVESES

    23 de Janeiro, 2024

    AICEP promove moda sustentável no mercado internacional

    17 de Novembro, 2023

    Designer de moda Luís Carvalho é o Primeiro Embaixador da marca em Portugal

    21 de Setembro, 2023

    Estudante portuguesa de design vence o Primeiro Concurso Europeu ECCO DESIGN LAB

    19 de Fevereiro, 2023

    O verão também é tempo de prevenção no cancro de pulmão

    8 de Agosto, 2025

    ESTeSC integra projeto europeu de 3 milhões que melhora segurança dos exames médicos infantis

    7 de Maio, 2025

    Exercício durante a gravidez: a chave para o bem-estar físico e emocional

    5 de Maio, 2025

    Tecnologia desenvolvida em Portugal transforma as consultas médicas: mais tempo para os doentes e menos burocracia

    31 de Outubro, 2024

    Especialistas preparam estratégia urbanística para adaptar Lisboa às alterações climáticas

    24 de Junho, 2025

    Lagoas Park quer aumentar a produção de energia para consumo próprio

    15 de Março, 2024

    RAIZ quer trazer a agricultura urbana a mais bairros de Portugal

    16 de Outubro, 2023

    Adico: Redução da pegada ambiental equivale a menos 213 mil quilómetros percorridos

    12 de Junho, 2023

    Open Gate AI: A nova porta para o futuro das empresas portuguesas

    16 de Novembro, 2025

    JUNITEC abre inscrições para a 10.ª edição do TecStorm, a maior hackathon universitária do país

    10 de Novembro, 2025

    Lisbon AI Week desafia criadores a juntarem-se à semana da Inteligência Artificial

    12 de Outubro, 2025

    Grupo Ribera utiliza tecnologia de IA da Microsoft para apoiar pacientes e profissionais de saúde

    18 de Setembro, 2025

    Lisbon Marriott nomeia Silvia Ramos como nova Diretora de Recursos Humanos

    18 de Novembro, 2025

    Nova campanha de Natal da Make-A-Wish celebra o poder de um desejo realizado em família

    17 de Novembro, 2025

    Olivier Jansonnie nomeado Diretor da Stellantis Motorsport e Jean-Marc Finot parte para a reforma

    17 de Novembro, 2025

    ‘Convivialidade à mesa’: 64% das pessoas gostariam de fazer mais refeições à mesa

    17 de Novembro, 2025
Creative News
Home»Automóvel»LAMBORGHINI PREGUNTA: a mais ousada transformação do DIABLO
Automóvel

LAMBORGHINI PREGUNTA: a mais ousada transformação do DIABLO

Motor V12 do Diablo deu vida ao Lamborghini Pregunta, protótipo que combinava a performance italiana com um arrojado design inspirado na aviação.
21 de Outubro, 2025
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email

O Lamborghini Diablo é um dos maiores ícones da marca de Sant’Agata, e um verdadeiro símbolo da história do automóvel. Redefiniu o próprio conceito de superdesportivo através do seu design, do seu notável desempenho, e da inovação tecnológica. A comemorar, este ano, o seu 35º aniversário, o Diablo foi o modelo mais vendido da Automobili Lamborghini na sua época. Apenas uma década após o seu lançamento, em 1998, surgiu um projeto animado pelo seu motor V12: o Lamborghini Pregunta, um protótipo que continua a ser uma das mais singulares interpretações jamais associadas ao Diablo.

Concebido enquanto um concept car, o Lamborghini Pregunta era um ousado descapotável de dois lugares, que, como o seu próprio nome indica, colocava uma “pergunta” em si mesma: um desafio aos códigos de design do seu tempo. A sua silhueta extrema tinha muito poucas semelhanças com outros superdesportivos desse tempo, projetando uma linguagem radicalmente futurista, mais próxima da de um avião de caça do que da de um automóvel convencional.

Enquanto o seu motor V12 provinha do Diablo, a carroçaria foi desenvolvida pela Heuliez, no seu estúdio de Turim, sob a direção de Marc Deschamps. O design belga não era estranho à história da Lamborghini, tendo criado o Jalpa, o concept Athon, e o Genesis, durante o tempo que passou na Bertone.

A carroçaria do Pregunta foi integralmente construída em fibra de carbono, um material leve, porém, resistente, então muito difundido na aviação militar, e que, após a sua consolidação na Fórmula 1, começa a ser incorporado nos superdesportivos mais avançados. O Diablo tinha sido pioneiro na utilização de inserções de carbono na sua carroçaria, e o Pregunta levou ainda mais longe essa abordagem. O seu design também apresentava tomas de are de grandes dimensões laterais e superiores, portas tipo ‘tesoura’, um para-brisas envolvente, e uma pintura cinzenta com acabamento mate diretamente inspirada pelos caças de combate. Tanto a frente como a traseira eram definidas por grupos óticos pouco convencionais, compostos por pequenos elementos esféricos – oito na dianteira e dez detrás – que reforçavam o carácter futurista do protótipo.

O interior seguia a mesma inspiração aeronáutica. Concebido como um cockpit, diferenciava claramente o espaço destinado ao condutor – um autêntico posto de comando – do passageiro, concebido com um maior conforto em mente. Os bancos revestidos a Alcantara Azul Celeste, a iluminação ambiente por fibra ótica, e os ecrãs em vidro criavam uma atmosfera vanguardista. Entre as suas inovações estava a instrumentação digital Magneti Marelli derivada da Fórmula 1, um sistema de navegação, câmaras de visão traseira, em substituição dos retrovisores, e um moderno sistema de som.

Montado em posição central, o motor V12 do Pregunta derivava do utilizado no Diablo SV, ainda que revisto para ser adaptado aos requisitos do protótipo de tração traseira. Combinado com uma caixa manual de cinco velocidades, desenvolvia 530 cv, e 605 Nm de binário. A maior diferença técnica para o Diablo de produção foi o reposicionamento dos radiadores, das laterais para a frente, com uma tomada de ar de grandes dimensões integrada no spoiler. Graças a esta configuração, o Pregunta conseguia cumprir ao 0-100 km/h em 3,9 segundos, e alcançar uma velocidade máxima de 333 km/h – cifras que confirmavam que se tratava de um protótipo totalmente funcional.

O Pregunta foi revelado ao público no Salão Automóvel de Paris de 1998, e, meses depois, no de Genebra de 1999. A sua estreia foi acompanhada por chamativas ações de promoção, incluindo um vídeo em que “perseguia” a um caça numa base aérea. A imprensa da época descreveu-o como radical e não convencional.

Após vários anos de ausência da exposição público, o Pregunta ressurgiu, em 2007, no Rétromobile, a prestigiada exposição parisiense dedicada aos automóveis clássicos. Nesse mesmo ano foi adquirido por um colecionador privado, que o manteve plenamente operacional, e ocasionalmente o conduziu tanto nas ruas de Paris, como no circuito de Spa-Francorchamps.

Em 2014, o Polo Storico – a divisão da Automobili Lamborghini dedicada à preservação do legado da marca – inspecionou o veículo, e emitiu uma certificação aos seus componentes Lamborghini. O modelo foi, posteriormente, exposto no Museu Lamborghini, a título de empréstimo do seu proprietário, e, em 2025, passou para as mãos de um novo dono após ter sido leiloado.

Embora o Pregunta não tenha sido um projeto Lamborghini na sua origem, continua a ser uma criação intrigante, historicamente ligada ao Diablo através do seu motor V12. O seu design único, com evidentes referências à aviação, capturou o espírito de inovação e o fascínio pelas mais avançadas tecnologias que marcaram aquela era no design automóvel.

Comemoração do 35º aniversário do Lamborghini Diablo

Em 2025, a Automobili Lamborghini comemora o 35º aniversário do Diablo, o lendário ícone V12, cujo motor também deu vida ao protótipo Pregunta.

Com 2903 unidades produzidas entre 1990 e 2001, repartidas por múltiplas versões, tornou-se no Lamborghini mais fabricado e mais vendido da sua era, um recorde posteriormente superado pelo seu sucessor, o Murciélago. Com as suas portas de abertura vertical, proporções musculadas, e notáveis prestações, o Diablo redefiniu o conceito de superdesportivo, e abriu caminho a todos os subsequentes V12 da Lamborghini. Também estabeleceu um marco enquanto superdesportivo de produção mais rápido do seu tempo, superando a barreira dos 325 km/h, e estabelecendo um recorde histórico para los automóveis de estrada daquele período.

Para lá dos seus feitos técnicos, o Diablo transformou-se num genuíno fenómeno cultural. Ganhou fama global graças às suas aparições em filmes, videoclips e videojogos, tornando-se- num dos derradeiros pósteres de automóveis para toda uma geração de entusiastas. Trinta e cinco anos depois da sua estreia, o Diablo continua a ser não só uma pedra angular na história da Lamborghini, como um duradouro símbolo de desejo. Com a sua elegância intemporal, e a sua performance extrema, tornou-se uma autêntica peça de coleção, orgulhosamente exibida nos principais museus automóveis e concursos de elegância do mundo, criando uma ponte entre passado e presente, com o mesmo espírito arrojado que hoje continua a inspirar a marca.

Share. Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
AnteriorROCK IN RIO LISBOA apresenta: THE FLIGHT – o céu de lisboa vai ser palco na próxima edição do festival
Próximo Stellantis: vendas crescem 11,5% em Setembro de 2025 e reafirma a liderança no segmento híbrido

Relacionados

Olivier Jansonnie nomeado Diretor da Stellantis Motorsport e Jean-Marc Finot parte para a reforma

17 de Novembro, 2025

PEUGEOT POLYGON CONCEPT: Chegou o momento de moldar o futuro do prazer da condução

14 de Novembro, 2025

ÚLTIMAS
Hotel

Lisbon Marriott nomeia Silvia Ramos como nova Diretora de Recursos Humanos

18 de Novembro, 2025

Profissional com sólida experiência em gestão de pessoas e comunicação assume a liderança do departamento…

Nova campanha de Natal da Make-A-Wish celebra o poder de um desejo realizado em família

17 de Novembro, 2025

Olivier Jansonnie nomeado Diretor da Stellantis Motorsport e Jean-Marc Finot parte para a reforma

17 de Novembro, 2025
SIGA-NOS!
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp

Subscreva a Newsletter

Aceito receber a newsletter da Creative News que pode conter ocasionalmente informações sobre iniciativas, produtos e serviços.

Email : press@creativedesign.pt
Contacto: +351 913 163 426 (tarifa de rede móvel)
Política de Privacidade
Estatuto Editorial

Facebook Instagram LinkedIn

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.