De um modesto espaço de apenas algumas dezenas de metros quadrados em 2019 para um stand com mais de mil metros quadrados no Salão Internacional do Automóvel de Xangai de 2025: o crescimento da Leapmotor ao longo dos últimos anos tem sido notável, alcançando as 300.000 unidades comercializadas em 2024, o que duplicou o desempenho do ano anterior.
Para a presente edição do Salão de Xangai, a Leapmotor apresenta ao público a sua gama completa e a estreia mundial do B01, o seu novíssimo sedan para o segmento C, um modelo acessível e tecnológico.
Expõe ali toda a linha de produtos da Leapmotor – composta por modelos 100% elétricos e do tipo REEV (EVs com autonomia alargada) – formada pelas Séries B e C e ainda pelo modelo de grande sucesso global no segmento A, o T03.
O stand dispõe de zonas para experiências interativas imersivas da marca Leapmotor para os modelos da Série B e para a plataforma LEAP 3.5, bem como uma área de diversão familiar, subordinada ao tema do “gato e do rato”. Estes ambientes permitem aos visitantes experienciar a filosofia da marca Leapmotor de oferecer tecnologia de vanguarda a preços acessíveis e mais satisfação nas deslocações e no quotidiano dos utilizadores.

A SÉRIE B DA LEAPMOTOR
A nova Série B da Leapmotor, integrada na estratégia global da marca chinesa, centra-se no maior segmento automóvel a nível mundial, abrangendo vários produtos, incluindo SUVs e sedans. Até ao final de 2025, serão lançados três modelos – B10, B05 e B01 – para satisfazer as diversas necessidades dos utilizadores globais.
A nova Série B adotará a tecnologia de arquitetura LEAP 3.5, altamente avançada e totalmente integrada, com inteligência, entretenimento, qualidade e design baseados no utilizador. Oferece a experiência de cockpit mais sólida da sua classe e uma condução inteligente de alto nível de ponta a ponta, com mais de 600 km de autonomia 100% elétrica.
Recorde-se que a Leapmotor lançou, no passado dia 10 de abril de 2025, na China, o Leapmotor B10, o primeiro modelo da nova Série B, um automóvel concebido para os mercados globais no coração do dinâmico segmento C-SUV. Nesse dia de lançamento, em apenas uma hora, foram encomendadas 10.016 unidades; em apenas 48 horas após o início dessas pré-vendas, as encomendas ultrapassavam as 31.688 unidades.
A aposta do B10 consiste em “tecnologia para todos, qualidade sem cedências”.
Paralelamente ao seu lançamento na China, o B10 iniciou os testes de estrada para otimização do produto, com vista ao seu lançamento nos mercados externos em 2025.
Construído com base na nova tecnologia de arquitetura LEAP 3.5, o B10 lidera a indústria em termos de interface tecnológica e qualidade, redefinindo os padrões de valor para SUVs da categoria dominante:
- O melhor processador da sua classe, o Qualcomm 8155, proporciona uma resposta fluida e rápida em todas as circunstâncias;
- Longa experiência de condução com 510 km de autonomia no nível de entrada e 600 km de autonomia nas versões com bateria topo de gama;
- Segurança ativa avançada com uma função de controlo de estabilidade se houver rebentamento de um pneu, assente em um milhão de fatores de análise;
- O modelo topo de gama, equipado com radar laser e dois processadores Qualcomm de categoria superior, dispõe de atualizações de software disponíveis over the air (OTA).

A MARCA E A TECNOLOGIA LEAPMOTOR
Visão geral da Leapmotor
Fundada em 2015, a Leapmotor dedica-se à investigação, desenvolvimento, produção e comercialização de veículos elétricos inteligentes. Sendo uma empresa líder em tecnologia de veículos elétricos inteligentes, a Leapmotor é uma empresa tecnológica.
A marca pretende centrar-se no utilizador, introduzindo inovações que sejam fáceis de utilizar e criando produtos ricos em conteúdos e acessíveis, sem comprometer a qualidade e a durabilidade.
No desejo do seu fundador e criador, o Sr. Zhu, a Leapmotor acredita que os produtos ricos em conteúdo, de elevada qualidade e acessíveis podem proporcionar mais felicidade às deslocações e à vida dos utilizadores. E tornar a excelência acessível.
A investigação e o desenvolvimento, totalmente realizados internamente, constituem a base da tecnologia Leapmotor. Até à data, mais de 65% dos componentes principais são objeto de investigação e produção próprias.
A Leapmotor lançou sucessivamente tecnologias pioneiras na indústria, tais como o motor elétrico 8-em-1, a primeira tecnologia de integração de baterias CTC (Cell-to-Chassis) produzida em série e a primeira arquitetura eletrónica e elétrica central de quatro domínios.
A atual gama de produtos da Leapmotor, que os visitantes podem apreciar no stand do Salão Automóvel de Xangai, inclui os modelos B10, C10 e T03, já vendidos a nível global, e os modelos C16, C11, C01 e B01, para o mercado chinês, os quais oferecem opções de energia puramente elétrica e de autonomia alargada.
Os pontos fortes da Tecnologia Leapmotor
A arquitetura tecnológica LEAP 3.5, construída com base na LEAP 3.0, alcança uma superintegração e otimização de software e hardware. É lançada com o Leapmotor B10, oferecendo uma experiência de condução líder na indústria.
A nova arquitetura oferece a mais integrada arquitetura de controlo de domínio central a nível mundial: cockpit e controlo de condução associados à cablagem mais curta do mundo, com de 996 metros, englobando até 22 unidades de controlo ECU e mais de 200 interfaces de código aberto.
A condução inteligente não é uma experiência unidimensional, mas uma coordenação multidimensional de todo o veículo.
As atualizações de software são ilimitadas graças às capacidades over-the-air oferecidas aos consumidores.
No domínio dos propulsores, o motor elétrico inteligente 7-em-1, arrefecido a óleo, proporciona uma sensação de condução suave e potente graças à profunda integração da VCU (unidade de controlo do veículo) e da MCU (unidade de controlo do motor), com um tempo de resposta 5 vezes mais rápido e sem atrasos no fornecimento de potência.
A integração da bateria CTC (Cell-To-Chassis) 2.0+ permite mais espaço e a otimização do peso do veículo.
O sistema de gestão supertérmica 27-em-1 mais integrado e a gestão de energia “baseada em cenários” melhoram a autonomia de condução até 10%.
Entre as novas funcionalidades introduzidas, o LMC (Leapmotor Motion Control) proporciona uma segurança avançada e estabilidade da trajetória, mesmo em caso de rebentamento de um pneu.

Os sucessos comerciais da Leapmotor na China
Impulsionada por um crescimento anual constante desde a sua estreia em 2019, a Leapmotor alcançou em 2024 uma receita de 32,16 mil milhões de yuans (4,4 mil milhões de dólares), mantendo um forte crescimento. A margem de lucro bruta atingiu 8,4%, um novo máximo.
O total de veículos entregues ascendeu a 293.724 unidades, ocupando o terceiro lugar entre as novas marcas domésticas impulsionadoras com a taxa de crescimento anual mais rápida. Também se posicionou em 11º lugar entre as marcas globais de novas energias.
O ano de 2025 começou com a mesma dinâmica acentuada e, em março último, a Leapmotor entregou 37.095 unidades de toda a sua gama, um aumento anual superior a 154%, ocupando o primeiro lugar entre as novas marcas impulsionadoras.
Graças à resposta muito positiva do mercado, a Leapmotor entra agora numa nova fase de rápido desenvolvimento, investindo mais recursos no desenvolvimento de caraterísticas inovadoras e nas capacidades de serviço.
A expansão global da Leapmotor
A Leapmotor International está empenhada em oferecer aos clientes globais fora da Grande China, as melhores soluções de mobilidade elétrica centradas na tecnologia e acessíveis a todos.
A empresa iniciou operações na Europa, Médio Oriente e Ásia-Pacífico a partir de setembro de 2024 e planeia expandir a sua atividade para a América do Sul e novos países ao longo de 2025.
A 26 de outubro de 2023, a Leapmotor e o Grupo Stellantis formaram uma parceria estratégica global, com a Stellantis a investir aproximadamente 1,5 mil milhões de euros na Leapmotor. Este é o primeiro projeto de cooperação entre um fabricante chinês de automóveis de novas energias e um gigante multinacional, pioneiro de um novo modelo de globalização com uma estrutura simplificada.
A 14 de maio de 2024, a Leapmotor e a Stellantis criaram a Leapmotor International (LEAPMOTOR INTERNATIONAL B.V.), assumindo 49% e 51% do capital, respetivamente. Com sede em Amesterdão, nos Países Baixos, a Leapmotor International tem como objetivo o crescimento das vendas e dos lucros dos veículos Leapmotor a nível mundial (excluindo a Grande China).
O Grupo Stellantis proporcionou um forte apoio à entrada da Leapmotor nos mercados internacionais. A cooperação entre as duas partes abrange redes de canais, serviço pós-venda, financiamento automóvel, logística e capacitação de componentes.
Em abril de 2025, a Leapmotor International expandiu-se para 23 mercados internacionais na Europa, Médio Oriente, África, Ásia-Pacífico e América do Sul, com mais de 550 pontos de venda e serviços pós-venda. Prevê-se que esta rede alcance 700 pontos até 2026, estabelecendo uma base sólida para as vendas e serviços globais da Leapmotor.
A Série B lançará versões de exportação em meados deste ano. O B10, o seu primeiro modelo global, está programado para ser lançado na Europa no quarto trimestre deste ano, período em que também está prevista a revelação do B05, o terceiro produto da Série B. A estratégia de dupla propulsão (BEV e Range-Extended EV) completará a oferta no estrangeiro. Nos próximos três anos, a Leapmotor International lançará pelo menos um novo modelo por ano.
Os dois modelos atualmente à venda na Europa e fora da China, o T03 e o C10, conseguiram um aumento de vendas no mercado europeu graças à sua excelente relação custo/desempenho. A publicação alemã “Elektroauto-News” elaborou um ranking do “custo por quilómetro” dos veículos 100% elétricos europeus em 2025, tendo o Leapmotor T03 alcançado uma excelente pontuação de 0,82 euros por quilómetro, superando outros veículos elétricos à venda na Europa e tornando-se o novo “campeão da eficiência de custo de autonomia”.
Já o C10, o primeiro modelo global, conquistou o “2023 International CMF Design Award” pela sua vertente tecnológica e a estética natural do seu design. Posteriormente, ganhou também a Medalha de Ouro do Prémio de Design Francês 2024 (FDA), bem como a Medalha de Ouro do Prémio de Design MUSE 2024 (MDA) e o Prémio de Design IDEA 2024 (Prémio de Excelência em Design Industrial dos EUA).