A Noesis, consultora tecnológica internacional de referência, dá mais um passo estratégico na sua expansão em Portugal com a abertura de dois novos escritórios nos distritos da Guarda e Castelo Branco. Esta expansão está alinhada com os objetivos da empresa e com a estratégia de descentralização dos seus centros de competências, para o desenvolvimento de projetos e suporte a clientes nacionais e internacionais.
A aposta na Beira Interior iniciou-se em 2022 com a abertura do escritório na Covilhã e de um polo no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), que agora assume uma nova dimensão com o novo escritório da Guarda e a abertura em Castelo Branco. Para os novos escritórios, a Noesis prevê contratar, durante o ano, cerca de 30 novos colaboradores, com especial foco nas áreas de Qualidade, DevOps, Automação e desenvolvimento Low-Code. No entanto, não descarta outras oportunidades de recrutamento de diferentes perfis tecnológicos especializados, por exemplo, nas áreas de Data Analytics, Inteligência Artificial, ou Developers em outras linguagens de programação. Atualmente, a Noesis já conta com cerca de 70 colaboradores na região, distribuídos entre a Covilhã, Guarda e Castelo Branco.
Com este investimento, a Noesis pretende atrair especialmente recém-licenciados da Universidade da Beira Interior e dos Institutos Politécnicos da Guarda e de Castelo Branco, mas também profissionais experientes que se pretendam estabelecer nestas zonas. Segundo Alexandre Rosa, CEO da Noesis: “A Noesis tem como objetivo criar polos de desenvolvimento em colaboração com universidades e instituições académicas de referência, privilegiando regiões com forte capacidade de formação em Engenharia e Tecnologia. Num setor altamente competitivo e em constante inovação, onde a escassez de talento é um desafio, o investimento na formação torna-se essencial”.
A inauguração do escritório da Noesis na Guarda ocorreu no dia 3 de fevereiro, com a presença do
Secretário de Estado da Modernização e Digitalização, Alberto Rodrigues da Silva, do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, do Reitor do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e dos membros da comissão executiva da Noesis – Alexandre Rosa (CEO), Nelson Pereira (CTO) e Luís Castro (CFO), para além de diversas Instituições e entidades locais, reforçando a conexão entre a empresa e a comunidade local.

Já no passado dia 12, foi a vez de inaugurar o escritório em Castelo Branco. Desta vez, com a presença do Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, do Reitor do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A programação incluiu uma receção oficial, visita às instalações, apresentação da Noesis e testemunhos dos membros do governo enumerados. Estas inaugurações foram realizadas em colaboração com as respetivas câmaras municipais.
“A abertura destes novos escritórios em Portugal representa mais um passo estratégico na nossa trajetória de crescimento, reforçando a aposta na especialização, inovação e excelência. Através dos nossos Centros de Competências, conseguimos oferecer serviços e desenvolver projetos para clientes em diversos mercados, operando remotamente em modelos Nearshore e Offshore.”, afirma Nelson Pereira, CTO da Noesis.

Esta expansão reforça o compromisso da empresa com o mercado nacional. Portugal continua a ser o principal foco de investimento e crescimento, e a base da empresa. Além disso, o mercado português, representa ainda mais de 50% do volume de negócios global, sendo um pilar essencial para a execução do plano estratégico 2024-2027, que prevê um crescimento ambicioso para os próximos três anos.
A Noesis aumenta assim a sua rede para um total de oito escritórios em sete localidades em Portugal, que incluem Lisboa, Porto, Coimbra, Covilhã, Proença-a-Nova, Castelo Branco e Guarda (nesta última, onde passam a existir dois escritórios), a que se somam escritórios em Roterdão, Dublin, Dundalk, São Paulo, Raleigh e Dubai, para além das mais de 20 localizações em Espanha do Grupo Altia, a que pertence. Ao todo, a Noesis conta com cerca de 1300 colaboradores, entre os quais cerca de 1200 talentos estão Portugal.