A mais recente edição dos Prémios Navegantes XXI, promovida pela Associação de Economia Digital em Portugal (ACEPI), reconheceu os projetos e soluções inovadores que estão a transformar a economia digital em Portugal. Entre os vencedores, destacam-se a SIBS ESG, na área da sustentabilidade e inclusão; a app My Meo, na área de indústrias e serviços; e a REDUNIQ @payments, na área de comércio de proximidade. Nas categorias especiais, o site godspeedpt.pt do Colégio de Lamas foi premiado como Melhor Site Escolas, e a Escola Secundária de Tondela recebeu o Prémio Apps for Good pelo seu projeto HealthCare Support Center. No total, foram distinguidos 20 projetos que representam um contributo valioso para o futuro digital do país.
A cerimónia de entrega dos Prémios Navegantes XXI foi um dos grandes destaques do Portugal Digital Summit 2024, evento que contou com mais de 1100 participantes físicos e mais de 150 oradores nacionais e internacionais, dos quais metade eram mulheres. Esta iniciativa anual, promovida pela ACEPI, consolidou-se como referência para o país e um ponto de encontro para debater temas da atualidade, como o potencial da Inteligência Artificial, Big Data, IoT, E-commerce, Marketing Digital, entre outros. À semelhança dos anos anteriores, o evento contou ainda com uma área de exposição que trouxe uma visão dinâmica e prática do seu trabalho e inovações tecnológicas, reforçando o compromisso da ACEPI com um futuro mais digital, competitivo e sustentável para Portugal.
Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI, afirma que este é “um momento solene para celebrar e reconhecer o talento e a inovação em Portugal. Com esta iniciativa, já conseguimos destacar centenas de instituições e personalidades que promovem, ativamente, uma cultura de transformação digital no nosso país. Este evento reflete o trabalho que temos desenvolvido ao longo destes últimos 20 anos enquanto facilitadores de uma economia mais digital e dinâmica. Através dos Prémios Navegantes XXI, queremos também incentivar o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que geram um impacto positivo no nosso país e que nos ajudam a enfrentar os desafios de uma economia cada vez mais global.”
Nas categorias a concurso, a atribuição dos prémios “melhor projeto digital” foi a seguinte:
- Sustentabilidade & Inclusão: SIBS ESG e ONAU – Going Net Zero together;
- Saúde & Bem-Estar: Farmácias Portuguesas;
- Retalho: app Meu Pingo Doce;
- Estratégia e Transformação Digital: HUB Crédito Habitação do Millenium BCP;
- Inovação e Revelação Digital: Rauva;
- Tecnologia: Metaverso CGD e a Omnichannel Insights 360 da Mind Source;
- Melhor Site.pt: DECO;
- Indústria & Serviços: app my Meo;
- Cultura & Desporto: app SL Benfica;
- Media & Entretenimento: Digital Inside;
- Moda: Pekan Jewellery;
- e-Marketplace: primeiro marketplace para hotelaria da UNICRE;
- Comércio de Proximidade: REDUNIQ @Payments;
- Serviços Financeiros: app Caixadirecta;
- Serviços de Comunicação e Marketing Digital: Closum;
- Administração Pública Central: Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia;
- Administração Pública Local: Cascais Smart Pole.
Nas categorias especiais, o prémio APPs for Good — promovido pelo Center for Digital Inclusion e que reconhece a solução mais inovadora e com maior impacto social entre os 22 finalistas deste concurso —, foi atribuído ao HealthCare Support Center, da Escola Secundária de Tondela. A solução premiada consiste num sistema de monitorização e suporte médico remoto em tempo real e distingue-se pela sua tecnologia avançada e pelo potencial de transformar o acesso à saúde e ao cuidado médico remoto.
Este ano, o Prémio Site Star, ou Melhor Site Escola, foi atribuído ao site godspeedpt.pt. Esta distinção valoriza o site e o projeto escolar mais inovador em termos técnicos e de design, bem como a qualidade e rigor dos seus conteúdos. Ainda nesta categoria, Arlindo Oliveira, professor catedrático do Instituto Superior Técnico (IST) e Presidente do Instituto de Sistemas e Computadores (INESC), foi homenageado com o Prémio Carreira, um reconhecimento anual concedido a uma personalidade cuja trajetória tenha contribuído de forma significativa para o avanço da sociedade, do conhecimento e da economia digital em Portugal.
Os Prémios Navegantes XXI contaram com a entidade responsável pela gestão e registo dos domínios .PT como parceiro institucional, além da colaboração da DECOJovem — uma iniciativa de defesa do consumidor para capacitação dos jovens — e do Centro de Inclusão Digital (CDI Portugal) como parceiros de categoria. Foram premiadas 23 iniciativas, reconhecendo projetos que impulsionam a inovação e o impacto social no setor digital em Portugal.
Mais informações aqui.