A VINCI Energies Portugal, dedicada à Transição Energética e à Transformação Digital, reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental ao celebrar uma nova edição do Environment Day, a 24 e 27 de setembro. Este é um evento que envolve colaboradores de todo o país, promovido em parceria com a Quercus, e que tem como objetivo destacar a importância da ação coletiva em prol da economia circular e da preservação da biodiversidade.
Durante os dois dias de atividades, cerca de 1.000 participantes serão envolvidos em várias iniciativas nas áreas da gestão de resíduos, reutilização de materiais e proteção dos ecossistemas naturais. A ação, que terá lugar em 13 localizações distintas em Portugal continental e Madeira, outros países lusófonos e no Luxemburgo, reflete o empenho da VINCI Energies em alinhar a sua operação com os compromissos globais de sustentabilidade, integrando práticas de gestão eficiente de recursos no dia a dia das suas equipas.
Em todas as localizações, os colaboradores terão a oportunidade de pôr em prática os princípios da economia circular, demonstrando a capacidade de transformar resíduos em materiais reutilizáveis, contribuindo para a descarbonização e a proteção dos recursos naturais. Da compostagem, remoção de espécies invasoras, limpeza de restos de cerâmica junto a um antigo campo de tiro, destinados uma instalação artística colaborativa, à construção de caixas-ninho e hotéis para insetos polinizadores, criação de peças de artesanato com design incorporado ou construção de ferramentas de jardinagem a partir de materiais reciclados, todas as atividades terão, em escala, uma enorme componente simbólica e pedagógica.
A Quercus, organização não governamental portuguesa de referência na área do ambiente, junta-se mais uma vez à VINCI Energies nesta iniciativa, trazendo o seu vasto conhecimento em práticas sustentáveis e de preservação ambiental. Esta parceria tem vindo a demonstrar que ações locais podem ter um impacto significativo na luta contra as alterações climáticas e na proteção da biodiversidade.
“O Environment Day é mais do que uma ação interna. É uma oportunidade para os nossos colaboradores se envolverem ativamente e demonstrarem o seu empenho autêntico na proteção do ambiente. Este ano, o nosso foco está na reutilização de materiais e na economia circular, áreas cruciais para a sustentabilidade do planeta. Pelo terceiro ano consecutivo, estamos a realizar esta iniciativa em parceria com a Quercus, graças aos excelentes resultados alcançados nas edições anteriores. Em parceria, promovemos uma mensagem relevante junto das várias comunidades locais, e um impacto global relevante, em favor do ambiente”, afirma Cátia Margarido, head of Environment na VINCI Energies Portugal.
Segundo Paula Nunes da Silva, coordenadora do programa Criar Bosques da Quercus, “a Associação comemora em outubro deste ano 39 anos de existência e tem, na sua génese, o trabalho voluntário. Desde sempre, temos procurado envolver os cidadãos e as comunidades locais em ações de voluntariado em torno da conservação da natureza, defesa do ambiente e qualidade de vida dos portugueses em geral, com o objetivo de sensibilizar para a importância da proteção dos nossos valores naturais e para o papel decisivo da sociedade civil na sua preservação.
E acrescenta: “a Quercus tem participado no “Environment Day”, dando o seu contributo para o sucesso no terreno desta iniciativa. Nesta terceira edição, estarão presentes voluntários e monitores em dez localizações diferentes, juntamente com os parceiros locais. Trata-se por isso de uma iniciativa meritória de cidadania ativa e de consciencialização ambiental, com um alcance e uma escala assinaláveis.”
LOCAIS DE AÇÕES DO ENVIRONMENT DAY 2024
Lisboa, Parque Florestal de Monsanto: Limpeza de resíduos e restos de cerâmica junto a um antigo campo de tiro, reaproveitamento dos materiais para uma instalação artística colaborativa.
Mafra, Carvoeira e Igreja Nova: Recolha de resíduos orgânicos e agrícolas da ribeira; identificação e controlo de espécies de flora invasoras.
Trafaria, Almada: Aumento de área agrícola e construção de vedação com paletes; criação de uma pilha de compostagem com bio resíduos e confeção de uma sobremesa comunitária com reaproveitamento de cascas de fruta, promovendo a economia circular e o combate ao desperdício alimentar.
Porto, Parque de Avioso – Castelo da Maia: Construção de caixas-ninho e hotéis para insetos polinizadores, promovendo a biodiversidade local.
Loulé, Fonte da Benémola: Recolha de espécies invasoras e transformação de canas em objetos utilitários, com o apoio de artesãos locais.
Madeira, Funchal: Atividades ligadas à compostagem doméstica e reciclagem da água.
Castelo Branco, Parque Natural do Tejo Internacional: Remoção de espécies exóticas e invasoras, e libertação de um animal selvagem.
Montemor-o-Novo, Marca – Associação de Desenvolvimento Local: Construção de ferramentas de jardinagem a partir de materiais reciclados, plantações e manutenção de vegetação.
Coimbra, Mata Nacional do Choupal: Arranque e descasque de espécies invasoras, com posterior utilização dos materiais para criar sombra, dificultando futuras germinações.
Angola, Luanda: Atividades de reciclagem: artesanato, reaproveitamento de garrafas PET para a criação de estojos; Atividade de produção de sabão usando óleo de cozinha; Sensibilização dos participantes quanto à economia circular.
Moçambique, Praia do Macaneta: Plantio de mangais
Luxemburgo, Wiewesch: Limpeza e manutenção da floresta, nomedamente na remoção de espécies Invasoras, visita à exposição “Nature Protection & Agriculture”