O Rock in Rio acaba de encerrar uma edição histórica, que celebra quatro décadas de sucesso ininterrupto e reafirma o seu estatuto como o maior festival de música e entretenimento do mundo. A edição de 2024, do Rio de Janeiro, reuniu alguns dos maiores nomes da música mundial e consolidou-se também como uma plataforma de lançamento e comunicação para artistas e marcas globais, sendo frequentemente comparado ao “Super Bowl da Música”.
Com mais de 700 mil pessoas presentes ao longo de sete dias, o Rock in Rio 2024 contou com um cartaz de peso, incluindo grandes artistas como Travis Scott, Imagine Dragons, Katy Perry, Ed Sheeran, Shawn Mendes e Mariah Carey, além de promover novos talentos da cena nacional e internacional. No ano em que celebra 40 anos de existência, o festival não só contou com casa cheia em termos de público, mas também reafirmou a sua missão de oferecer uma experiência imersiva que vai muito além da música.
Rock in Rio: Uma Plataforma de Lançamento para Artistas e Marcas
Ao longo destas quatro décadas, o Rock in Rio consolidou-se como uma verdadeira plataforma de comunicação para artistas e marcas. Grandes nomes da música encontraram no festival o espaço ideal para estar junto com milhões de fãs em todo o mundo, lançando álbuns, singles e projetos especiais. Foi o caso de Katy Perry, que num espetáculo inédito, com um design de palco criado especificamente para o Rock in Rio, escolheu o festival para realizar o primeiro concerto do novo álbum “143”, proporcionando uma performance eletrizante que ficará para a história do festival. Entre os destaques do alinhamento, esteve também o ator de Hollywood Will Smith, que escolheu o Palco Sunset para marcar o seu regresso à música.
Várias marcas têm vindo a utilizar o Rock in Rio como um espaço estratégico para interagir com um público diverso. Com ativações inovadoras e experiências imersivas, o festival provou ser um dos maiores hubs de marketing e entretenimento do mundo, onde grandes empresas têm a oportunidade de falar diretamente com os consumidores, tal como acontece no Super Bowl, o maior evento desportivo dos EUA.
“O Super Bowl da Música”
Assim como o Super Bowl transcende o desporto e tornou-se uma plataforma mediática global, o Rock in Rio transformou-se no epicentro do entretenimento mundial, atraindo milhões de pessoas ao vivo e milhares de milhões de espectadores online. Com edições em quatro países diferentes, o festival provou a sua capacidade de unir diferentes culturas, além-fronteiras e impactando a indústria do entretenimento.
Com atrações que vão desde nomes gigantes da música até inovações tecnológicas, espetáculos de fogos de artifício, áreas temáticas e ativações interativas, o Rock in Rio é hoje o festival que conecta fãs, artistas e marcas numa celebração incomparável de cultura e entretenimento.
Também a cantora portuguesa Carminho participou na celebração dos 40 anos, atuando no novo Global Village, num novo palco que celebra o compromisso contínuo do festival com a paz e a construção de um mundo melhor, destacando a diversidade cultural. A nova área, que ocupa 7.500 m² da Cidade do Rock, oferece uma experiência imersiva completamente inédita no festival, inspirada em ícones arquitetónicos de todo o mundo, onde os visitantes podem percorrer uma longa avenida, explorar lojas e experimentar as riquezas gastronómicas de diversos países.
A Cidade do Rock
A Cidade do Rock transformou-se num mundo de magia, proporcionando dias de grande festa para as mais de 700 mil pessoas que visitaram o recinto, situado no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Durante 7 dias, os visitantes experimentaram atividades para todos os gostos, desde um espetáculo de videomapping e fogos de artificio, aviões da Esquadrilha Céu num ballet aéreo coreografado com música sincronizada, fumos lançados nos ares nas cores do festival, até às atuações de bailarinos espalhados pelo Global Village, enriquecendo ainda mais a experiência dos festivaleiros.
Fãs de todas as idades e gerações aproveitaram as várias atividades, desde as áreas das marcas, onde foram distribuídos muitos brindes, até às atrações como a roda gigante, slide, montanha-russa, entre outras. O musical “Sonhos, Lama e Rock n’ Roll”, idealizado pelo fundador do festival, Roberto Medina, que conta a história do nascimento do Rock in Rio.