De 12 a 15 de setembro, tem lugar a sétima edição do “Chantilly Arts & Élégance Richard Mille”, o prestigiado Concours d’Élégance que alia o mundo automóvel ao universo da arte e da elegância. Fundado em 2014 e tendo sempre como palco o Domaine du Château de Chantilly, em Hauts-de-France, o evento exclusivo tornou-se rapidamente mais conhecido entre o público e os iniciados, ao ponto de atingir o mesmo nível dos prestigiados eventos realizados em Pebble Beach (EUA) e Villa d’Este (Itália).
A Alfa Romeo presta homenagem ao evento francês, exibindo três modelos altamente apelativos: o novo Alfa Romeo 33 Stradale, um autêntico testemunho das competências da marca italiana – no presente e no futuro – em termos de estilo e experiência de condução; o célebre protótipo 33 Spider Cuneo de 1971, habitualmente exposto no Museu Histórico da Alfa Romeo em Arese; e o novíssimo Junior, o modelo que marca o regresso do construtor italiano global ao maior segmento da Europa.
Os três automóveis podem ser admirados na zona de exposição montada no requintado jardin à la française desenhado por André Le Nôtre, uma das principais atrações do Château de Chantilly, revelando o subtil fio condutor que une as criações mecânicas da Alfa Romeo do passado e do presente. O centro das atenções estará definitivamente no novo Alfa Romeo 33 Stradale, que faz, assim, a sua primeira estreia num evento público em França. Combina tradição e futuro, e é produzido através de um processo artesanal único, com os mais elevados padrões de qualidade. O público terá também a oportunidade de efetuar um test-drive no local, a bordo dos modelos Giulia, Stelvio, Tonale e Junior.
Por fim, é de salientar que o “Chantilly Arts & Élégance Richard Mille” constitui o relançamento do formato concours d’élégance criado em França nos anos 20, quando os carros em exposição eram acompanhados por um manequim vestido por uma casa de moda. Nos últimos anos, a Alfa Romeo tem sido sempre representada no concours de Chantilly por automóveis pertencentes a colecionadores privados, tendo ganho o título de “Best of Show” em 2016 com um magnífico Alfa Romeo 8C 2900B Lungo Berlinetta Touring de 1938.
Alfa Romeo 33 Stradale: ousar sonhar
Para concretizar um sonho, o ingrediente essencial é uma boa dose de coragem e uma pitada de loucura saudável. Esta foi a mesma receita do carro considerado por muitos como um dos mais belos de sempre: o 33 Stradale, lançado em 1967. Hoje, com a mesma ousadia e visão, a equipa da Alfa Romeo concebeu e desenvolveu o novo 33 Stradale, uma autêntica obra de arte em movimento, resultado da combinação perfeita entre beleza e tecnologia. O seu objetivo é proporcionar a mais emocionante experiência de condução e o charme imortal de um ícone a um reduzido círculo de entusiastas, que acreditaram no projeto desde o início. O novo 33 Stradale foi criado na recém-fundada “Bottega” da Alfa Romeo, onde os designers, engenheiros e historiadores da marca se reuniram pela primeira vez com os 33 compradores para tomarem uma decisão conjunta sobre a sua configuração ideal, precisamente como acontecia nas boutiques de artesãos renascentistas, nas oficinas de construtores de carroçarias italianos de renome no século XX, quando a Alfa Romeo modelava as suas criações com a colaboração destas entidades, todas elas únicas no mundo. Uma dessas entidades foi a célebre Carrozzeria Touring Superleggera, que deixou a sua marca em alguns dos mais belos Alfa Romeos de todos os tempos e que agora desempenha um papel de liderança na produção do novo 33 Stradale. Em suma, o projeto 33 combina habilmente processos artesanais, inovação tecnológica e os desejos do cliente, para criar algo único e irrepetível.
Alfa Romeo 33 Spider Cuneo – 1971
Inspirando-se diretamente no carro Sport de competição, a Alfa Romeo lançou no mercado, em 1968, o 33 Stradale, com uma magnífica carroçaria desenhada por Franco Scaglione. No entanto, o prestígio da mecânica rapidamente atrairia também outros designers, numa altura em que os “carros de sonho” com linhas futuristas eram apresentados nos salões automóveis internacionais. Depois do Carabo de Bertone, do P33 Roadster e do 33/2 Coupé Speciale de Pininfarina, e do Italdesign Iguana, Pininfarina interpretou o chassis Alfa pela última vez em Bruxelas, em 1971, com o 33 Spider que mais tarde seria batizado de “Cuneo”. Este protótipo utilizou o chassis que já tinha dado origem ao P33 Roadster, cuja carroçaria foi desmantelada e substituída por um formato em cunha perfeito, com linhas alongadas e angulares. As poucas arestas arredondadas deixadas nos guarda-lamas sugeriam a largura dos pneus, enquanto a única parte verdadeiramente curva era o para-brisas que – como uma concha rebaixada e aerodinâmica, mas envolvente como a viseira de um capacete – se elevava ligeiramente acima da intensidade dos flancos do carro.
Alfa Romeo Junior: desportivo em formato compacto
Também em destaque no evento francês estará o novo Alfa Romeo Junior, um objeto autenticamente cool e único que combina um estilo cativante com a mais avançada tecnologia em termos de conforto, conetividade e dinâmica de condução. O novo Junior está disponível nas configurações híbrida e elétrica, sem distinções estéticas ou de equipamento, porque a única coisa que importa é o facto de ser 100% Alfa Romeo.
Recentemente, estrearam-se o Junior Hybrid e o Junior Electric; as duas novas versões de entrada equipadas, respetivamente, com um motor híbrido de 136 cv e com um motor elétrico de 156 cv juntam-se ao Junior Speciale, a versão de lançamento que apresenta uma seleção das melhores especificações da gama.
Também é aguardada com expetativa a estreia do novíssimo Junior VELOCE 280CV, 100% elétrico, o expoente máximo da veia desportiva da gama. No passado mês de julho, esta versão foi submetida a um teste de pré- homologação repleto de adrenalina no emblemático Circuito de Testes de Balocco. E os primeiros comentários dos especialistas que o testaram são muito positivos.