Todos os anos, cerca de 2.300 portugueses são diagnosticados com uma forma de linfoma (segundo dados de 2020 do Global Cancer Observatory (Observatório Global do Cancro, da Organização Mundial de Saúde), um tipo de tumor maligno que surge na sequência do crescimento anormal de células do sistema linfático e que é o sétimo tipo de cancro mais frequente em Portugal. É para sensibilizar para esta doença que, no Dia Mundial do Linfoma, que se assinala a 15 de setembro, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Roche, lança um desafio, que promete levar aqueles que o aceitarem numa viagem até à infância: fazer bolas de sabão pelo linfoma. Uma campanha lançada a 10 de setembro, a partir das 15h00, no edifício WPP Campus, em Lisboa.
Um desafio que foi aceite por várias caras conhecidas, como Toy, Madalena Abecasis, Joana Cruz e Daniel Fontoura, alguns dos embaixadores da campanha que, num vídeo a lançar neste dia nas redes sociais da APCL, convidam os portugueses a fazer o mesmo e a partilhar as imagens do momento, com a #BolasdeSabãopeloLinfoma.
Além de dar a conhecer um pouco mais sobre o trabalho da APCL e sobretudo partilhar os desafios que a associação e os doentes enfrentam, o evento vai dar destaque ao linfoma, aos seus sintomas, diagnóstico e tratamento, assim como à importância de se assinalar o dia internacional desta doença. Uma partilha de informação essencial para um diagnóstico e tratamento mais precoce e que todos podem fazer soprando bolas de sabão, que representam visualmente o crescimento dos gânglios linfáticos, uma das principais manifestações do linfoma.
Sobre a APCL
A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) foi fundada em janeiro de 2002 em resultado da iniciativa de um conjunto de doentes que sobreviveram a patologias do foro Hemato-Oncológico (Leucemias, Linfomas) e de um grupo de médicos do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG) de Lisboa que os trataram.
A principal motivação dos Fundadores da APCL radicou na sua compreensão da importância de consciencializar e mobilizar a sociedade civil no apoio a todos os que diariamente lutam contra a devastadora doença que são as neoplasias hematológicas.
A APCL tem como missão contribuir, a nível nacional, para aumentar a eficácia do tratamento das Leucemias e outras neoplasias hematológicas afins, tais como Linfomas, Mieloma Múltiplo, Sindromes Mielodisplásicas e Mieloproliferativas, apoiando as famílias e doentes mais necessitados.