O BYD Seal é uma proposta de origem chinesa com uma autonomia bem considerável que pretende bater o Tesla model 3.
A BYD começou por produzir baterias para algumas marcas de veículos elétricos até que resolveu fazer os seus próprios veículos.
O BYD Seal tem duas versões, a “Design” com tração traseira e com uma autonomia a variar entre os 570 e 690km. Na versão “Excellence“, podemos encontrar tração às quatros rodas e a autonomia varia entre os 520 e 600km. A bateria em ambas as versões é de 83kWh.
A bateria aceita carregamento rápido de 150kWh e carrega dos 10% aos 80% sensivelmente em 37 minutos.
Também a nível de performance há diferenças. Na versão “Design” podemos contar com 308cv mas na versão “Excellence“ contamos com 530cv o que transmite muita emoção, mas com muita segurança.
O BYD Seal é um potente sedan desportivo que acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,9s na versão “Design” ou 3,8s na versão “Excellence”.
Conta com massivo ecra táctil de 15.6’’ de Infoentretenimento, que tem a função de rodar podendo mostrar o mapa ou as aplicações na horizontal ou na vertical conforme nos apetecer. Tem boa qualidade, boa leitura e pode ser utilizado o Apple Car Play ou o Android Auto.
Aceita atualizações “Over the Air” e o sistema de som conta com 12 colunas, criando um ambiente maravilhoso.
Os controlos do ar condicionado são controlados apenas no ecra, não existem botões fisicos para podermos regular. Mas felizmente o ecra é grande e os icones das várias opções são fáceis de acertar enquanto se conduz.
O ecra do condutor é de tamanho razoável, tem muita informação e alguma talvez pudesse estar mais reduzida. Estou a referir-me à informação dos consumos em kWh. Não havia necessidade de ter uma área tão grande com esta informação, que por vezes torna-se uma distração.
O ambiente é requintado e de luxo com bons acabamentos, os bancos frontais desportivos envolvem os passageiros, são aquecidos e ventilados de série.
Temos espaço para dois carregadores sem fios, o que é impressionante.
Também não falta o espaço para arrumação, por baixo da consola central, nas portas e debaixo da zona de descanso do braço encontramos bastante espaço para guardar uma garrafa de água.
O BYD Seal tem um tecto panorâmico que faz as delicias dos passageiros traseiros, especialmente à noite.
Nos bancos de trás, para os adultos existe bastante espaço para as pernas e para a cabeça.
O chão é a direito o que facilita a passagem dos passageiros para o banco do meio.
A mala traseira conta com 400L de arrumação, se levantarmos o alçapão ainda temos espaço para guardar os cabos de carregamento, na frente ainda podemos contar com mais 55L de espaço para arrumação.
Parabéns BYD pelo excelente veículo que criaram, pela sua performance, desempenho e elegância!